POLÍTICA NACIONAL

Aprovado requerimento de sessão para comemorar os 30 anos da TV Senado

Foram aprovados na sessão plenária desta terça-feira (24) 12 requerimentos. Entre eles estão pedidos de sessão especial para comemorar os 30 anos da TV Senado e de comissão externa para averiguar os impactos de ocupações indígenas no terminal portuário da Cargill, em Santarém (PA).

Apresentado pelo vice-presidente do Senado,  Eduardo Gomes (PL-TO), o RQS 32/2026 pede que seja feita uma sessão especial para comemorar os 30 anos da TV Senado, inaugurada em 5 de fevereiro de 1996. Para o senador, a TV Senado “consolidou-se, ao longo de três décadas, como um dos mais relevantes instrumentos de transparência do Poder Legislativo e de fortalecimento da democracia no país”.

A aprovação do pedido foi defendida pelos senadores Flávio Arns (PSB-PR) e Humberto Costa (PT-PE).

—  Acho que seria um momento importante de nós homenagearmos o trabalho desses funcionários do Senado Federal que constroem a TV Senado, um modelo de canal público que constrói, sem dúvida, não só uma imagem do Senado, mas a nossa cultura também — disse Humberto Costa.

Leia Também:  Publicação da Câmara dos Deputados analisa como combater a violência nas escolas; ouça

Também aprovado pelos senadores nesta terça-feira, o  RQS 107/2026, da senadora Margareth Buzetti (PP-MT) prevê a criação de uma comissão temporária externa com três senadores. Eles devem fazer diligência externa no terminal portuário da Cargill,em Santarém (PA) e áreas adjacentes para averiguar efeitos das ocupações indígenas recentes e o impacto sobre a cadeia de escoamento de produção agropecuária.

Veja os outros requerimentos aprovados

RQS 884/2025, do senador Izalci Lucas (PL-DF) — sessão especial para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril)
RQS 885/2025, do senador Izalci — sessão especial para comemorar o aniversário de Brasília (21 de abril)
RQS 886/2025, do senador Izalci — sessão especial para celebrar o Dia do Contabilista (25 de abril)
RQS 1002/2025, da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) — sessão especial do Dia Internacional da Mulher (8 de março).
RQS 14/2026, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) — sessão especial para a celebrar o Centenário do Movimento Pestalozziano no Brasil (26 de outubro)
RQS 39/2026, da senadora Teresa Leitão (PT-PE) — sessão especial em homenagem à profissão de bibliotecário e os Conselhos de Biblioteconomia
RQS 47/2026, do senador Paulo Paim (PT-RS) — sessão especial para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro)
RQS 48/2026, do senador Paim — sessão especial sobre o Dia de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro)
RQS 63/2026, da senadora Damares — sessão especial para a celebrar os 32 anos de criação da Agência Espacial Brasileira  (10 de fevereiro)
RQS 75/2026, da senadora Daniella Ribeiro — sessão especial para comemorar os 60 anos da TV Borborema, de Campina Grande- PB (14 de março)
Leia Também:  Em evento com empresários, Motta reafirma prioridade da proposta que reduz escala de trabalho

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Comissão aprova proteção especial para agentes públicos ameaçados em razão do trabalho

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria mecanismos de proteção para agentes públicos ameaçados em razão do trabalho que exercem ou de sua atuação no combate ao crime organizado.

As medidas poderão incluir escolta, veículos blindados, reforço da segurança em residências e locais de trabalho, preservação de dados pessoais e inclusão em programas federais de proteção já existentes.

Os pedidos serão analisados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que deverá verificar a existência e a gravidade da ameaça. O órgão poderá atuar em parceria com os estados e o Distrito Federal para executar as medidas previstas.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Sanderson (PL-RS), ao Projeto de Lei 4688/25, do deputado Delegado Bruno Lima (Pode-SP). A principal mudança foi a ampliação das categorias que poderão solicitar proteção.

Poderão pedir proteção:

  • policiais das diversas corporações — civis, militares, penais, federais e legislativas — e bombeiros militares;
  • magistrados, defensores públicos e membros do Ministério Público;
  • parlamentares ameaçados em razão do exercício do mandato;
  • oficiais de justiça;
  • peritos oficiais criminais;
  • guardas municipais;
  • agentes socioeducativos e de trânsito.
Leia Também:  Publicação da Câmara dos Deputados analisa como combater a violência nas escolas; ouça

No caso das categorias policiais e dos agentes de segurança, o direito vale também para aposentados, inativos e integrantes da reserva.

Ao defender a proposta, Sanderson afirmou que agentes públicos responsáveis pelo combate ao crime organizado frequentemente se tornam alvos de facções criminosas e outros grupos ilícitos. Segundo ele, as ameaças muitas vezes persistem mesmo após a aposentadoria.

“O Estado não pode permitir que agentes responsáveis pela aplicação da lei e pela defesa da ordem pública permaneçam vulneráveis a represálias criminosas em razão de sua atuação profissional”, afirmou o relator.

Lacuna na legislação
Atualmente, a legislação federal prevê programas de proteção para testemunhas, vítimas e defensores de direitos humanos ameaçados. No entanto, não existe uma política nacional específica voltada a agentes públicos que sofrem ameaças em razão da atividade profissional.

O projeto prevê que as medidas serão custeadas com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, observadas as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Leia Também:  CCJ faz quarta audiência sobre reforma tributária

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Fonte: Câmara dos Deputados

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA