POLÍTICA MT
Indicações sugerem que munícipios se preparem para viabilizar a chegada da tecnologia 5G
Foto: PRISCILA MENDES
O deputado Ulysses Moraes (União) enviou indicações a 24 municípios de Mato Grosso sobre a necessidade de proceder com a preparação de estrutura técnica e legislativa para viabilizar a chegada da tecnologia 5G. O parlamentar afirma que esse avanço na tecnologia é importante tanto na facilitação da vida, quanto no desenvolvimento da sociedade nos seus mais variados aspectos.
“A facilitação das tarefas diárias por meio do progresso tecnológico otimizou os trabalhos, dinamizou processos, acelerou a produção, gerou empregos, aqueceu o mercado e promoveu o desenvolvimento econômico. Infelizmente, até o momento, nenhuma cidade de Mato Grosso está apta para a instalação da ferramenta, uma vez que é notável a ausência de uma legislação que verse compativelmente sobre o 5G, bem como são faltosos os equipamentos capazes de suportar essa tecnologia – notadamente as antenas. Por isso, fizemos essa indicação, para que os municípios já preparem legislação e infraestrutura”, disse Moraes.
Em 2021, o Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), promoveu o leilão das faixas de 5G para todas as regiões do Brasil, inclusive para Mato Grosso. O contrato de venda das faixas de 5G formalizado entre a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e as empresas de telefonia prevê a cobertura dessa malha tecnológica em todas as cidades do país com mais de 30 mil habitantes, até 2028.
Essa proposição faz parte de um projeto de ampliação da nova rede de dados para toda a população brasileira. “Nesse sentido, o avanço tecnológico, por meio do aumento da velocidade de dados, pode se tornar uma realidade para os municípios de todo Estado”, afirmou o parlamentar.
Nessa lógica, para que seja viável a implementação e o usufruto das vantagens da tecnologia 5G nas 24 cidades, onde foi direcionada as indicações, é necessária uma adequação em dois principais pontos: legislação e infraestrutura.
“Esperamos que os municípios consigam se organizar para atender essas indicações que serão um avanço na tecnologia do nosso estado e vai permitir muito mais facilidades. Andamos em muitos municípios de Mato Grosso e em alguns lugares vemos o quão a falta de internet se torna um problema para o dia-a-dia dos moradores. Então já estamos nos antecipando e enviando essas indicações como forma de ajuda”, pontuou o deputado.
Municípios – As indicações foram destinadas a Tangará da Serra, Cáceres, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Pontes E Lacerda, Juara, Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Campo Novo do Parecis, Colniza, Juína, Campo Verde, Confresa, Poconé, Colíder, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.
POLÍTICA MT
ALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participou, por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), do lançamento do programa “Mato Grosso em Defesa das Mulheres” e da assinatura do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, realizados nesta sexta-feira (17), em Cuiabá. A iniciativa do Governo do Estado reúne medidas estratégicas voltadas ao fortalecimento da rede de proteção e ao enfrentamento da violência de gênero e dos feminicídios em Mato Grosso.
A participação da ALMT reforça o compromisso institucional do Parlamento com a pauta dos direitos das mulheres, por meio da atuação da Procuradoria Especial da Mulher, que desenvolve ações de acolhimento e orientação, articulação de políticas públicas e incentivo à implantação de Procuradorias nos municípios.
O programa tem como diretriz a integração entre os poderes e instituições, fortalecendo o trabalho em rede e ampliando a efetividade das políticas de enfrentamento à violência de gênero.
A subprocuradora especial da Mulher da ALMT, Francielle Brustolin, disse que a iniciativa reúne demandas históricas da rede de enfrentamento e amplia a estrutura de proteção em diferentes regiões do Estado.
“O programa contempla avanços importantes construídos a partir de pleitos históricos da rede de enfrentamento. Entre eles estão a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas em Várzea Grande, novas unidades em municípios como Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, além da abertura de novas Salas Lilás, que são espaços de atendimento humanizado e reservado para mulheres em situação de violência e outros serviços de atendimento”, afirmou.
Foto: MAYKE TOSCANO/Secom-MT
Ela também ressaltou ações voltadas à autonomia econômica das beneficiárias, com iniciativas de inserção no mercado de trabalho.
“Há um conjunto de medidas voltadas à autonomia financeira das mulheres em situação de violência, com oportunidades por meio de programas como o Empregos MT e ações direcionadas à inserção de jovens no mercado de trabalho, o que contribui para o rompimento do ciclo da violência”, pontuou.
Francielle destacou ainda o papel da Assembleia Legislativa no âmbito do pacto firmado entre os poderes.
“A participação da ALMT se dá pelo compromisso de fortalecimento e ampliação das Procuradorias da Mulher nos municípios. Trata-se de uma contribuição direta do Parlamento dentro do programa, com o objetivo de garantir mais acesso a orientação, acolhimento e encaminhamento”, completou.
Para a consultora da Comissão de Orçamento e Fiscalização e da Procuradoria da Mulher da ALMT, Rosângela Saldanha Pereira, a iniciativa consolida o caráter estruturante da política pública.
A atuação do Parlamento na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas, especialmente no processo orçamentário, também foi destacada por Rosângela. Segundo ela, a consolidação do Orçamento Mulher é fundamental para dar visibilidade às ações voltadas ao público feminino. “Sem orçamento, não há política pública”, afirmou.
Entre as medidas anunciadas pelo Governo do Estado estão a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas em Várzea Grande no primeiro semestre de 2026, a criação de novas unidades em municípios como Lucas do Rio Verde e Sorriso e a instalação de núcleos especializados em diferentes regiões do Estado.
O pacote inclui ainda a ampliação da Patrulha Maria da Penha, o fortalecimento de estruturas nas forças de segurança, a criação de um portal estadual com informações integradas sobre violência de gênero e a oferta de teleatendimento psicológico às vítimas.
O deputado estadual Carlos Avallone, que acompanhou o lançamento, destacou a importância da atuação conjunta entre instituições e do engajamento da sociedade no enfrentamento à violência de gênero. Segundo ele, o enfrentamento ao problema exige ações contínuas e articuladas, com participação do poder público e mudança de cultura, especialmente por meio da educação.
A participação da ALMT no evento reforça sua atuação no fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência de gênero. Por meio da PEM, a Casa segue contribuindo na articulação de ações e na ampliação da rede de proteção às mulheres em MT.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍTICA MT2 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
MATO GROSSO5 dias atrásDa montagem das chapas ao embate eleitoral: o que já está em jogo nestas eleições de 2026
-
Sinop5 dias atrásSinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso sanciona lei que proíbe uso de inteligência artificial para criação de “deep nudes”
-
MATO GROSSO2 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAmeaça no Estreito de Ormuz reacende risco sobre diesel, fertilizantes e custo da safra
-
POLÍTICA MT2 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
