POLÍTICA MT
Deputado João Batista participa da 15° edição do projeto Ribeirinho Cidadão
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
O deputado estadual João Batista do Sindspen (PP), na manhã de segunda-feira (25), representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na abertura da 15ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, realizado no município de Santo Antônio de Leverger (a 34 km de Cuiabá). Durante o evento, o parlamentar fez a entrega simbólica de dez aparelhos de ar-condicionado, distribuídos nas escolas da rede pública do município. O projeto é promovido pela Defensoria Pública de Mato Grosso e o Poder Judiciário, com apoio de parceiros.
Durante sua fala, João Batista lembrou a parceria firmada com o vereador Adelmar Galio, responsável por apresentar as demandas das escolas estaduais do município, enaltecendo também a iniciativa do Poder Judiciário, assim como da Defensoria Pública do Estado.
“Fico muito honrado pelo convite em representar a ALMT. O projeto Ribeirinho Cidadão é um sucesso absoluto, que promove a inclusão social da população ribeirinha, presente não só na região do Pantanal, mas também na região do Araguaia e do Xingu. Parabenizo aqui o vereador Adelmar Galio, que é muito atuante e busca sempre o melhor para Santo Antônio. Deixo também o meu reconhecimento ao doutor Tony (juiz José Antônio), e ao defensor público Air Praeiro, os cabeças pensantes deste projeto”, disse João Batista.
Sobre os aparelhos destinados, o vereador Adelmar conta que esteve “in loco” nas escolas beneficiadas, afirmando que as demandas da cidade “sempre são atendidas pelo deputado João Batista”.
“Tenho muita gratidão por tudo que o deputado João Batista tem feito em nosso município. As crianças e adolescentes destas escolas necessitavam destes aparelhos. Agora, com a ajuda do deputado, podemos oferecer um pouco mais de conforto aos nossos alunos e professores”, concluiu o vereador.
A caravana conta com a participação de 30 parceiros, entre os quais governo estadual, Assembleia Legislativa, Marinha do Brasil e Receita Federal. A expedição deste ano terá 13 dias de duração e será concluída no dia 8 de maio. Os integrantes do projeto vão percorrer comunidades de Santo Antônio de Leverger, Juscimeira e Barão de Melgaço, além de 10 comunidades pantaneiras.
Escolas contempladas pelo deputado João Batista: Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara (6 aparelhos), Escola Estadual Oswaldita Eliza (1 aparelho), Escola Estadual Maria de Arruda Müller (3 aparelhos).
POLÍTICA MT
Abilio se posiciona contra reajuste de 11% na tarifa de água e busca barrar aumento
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se posicionou contra o aumento de 11,93% na tarifa de água e esgoto, mas afirma que o reajuste decorre de uma sentença arbitral originada em processos e decisões tomadas durante gestões anteriores. Segundo a Prefeitura, a cobrança é resultado de medidas que deixaram de ser adotadas nos últimos anos, especialmente durante a administração do ex-prefeito Emanuel Pinheiro, e que acabaram gerando passivos contratuais agora reconhecidos em arbitragem.
Apesar da decisão arbitral favorável à concessionária Águas Cuiabá, a gestão municipal sustenta que continuará buscando alternativas jurídicas para tentar impedir ou reduzir o impacto do reajuste sobre a população. A determinação do prefeito é que todos os instrumentos administrativos e judiciais disponíveis sejam utilizados na defesa dos consumidores.
De acordo com o município, a discussão está relacionada à primeira revisão ordinária do contrato de concessão, firmado em 2012, e envolve fatos ocorridos entre 2013 e 2019. A sentença arbitral que reconheceu o direito ao reequilíbrio econômico-financeiro do contrato foi baseada em atos administrativos e pareceres emitidos antes da atual gestão.
Em nota, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) informou que a Sentença Arbitral Parcial proferida no Procedimento Arbitral CMA nº 775 reconheceu o direito da concessionária ao reequilíbrio econômico-financeiro do contrato e determinou que a recomposição ocorra por meio de aumento tarifário de 11,93%.
De acordo com a PGM, a decisão arbitral teve como base parecer técnico emitido pela extinta Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e está relacionada à primeira revisão ordinária do contrato de concessão.
*Prefeitura mantém batalha na Justiça*
A discussão na Câmara Arbitral teve decisão favorável à concessionária, no entanto, exigem ações judiciais em andamento que podem impactar no contrato de concessão dos serviços de água e esgoto.
Segundo o procurador-geral do município, Luiz Junior, o percentual de 11,93% já foi consolidado na esfera arbitral, mas os processos judiciais continuam tramitando. Atualmente, uma mesa técnica foi instalada no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) para discutir as ações que tratam do contrato de concessão.
Participam das discussões representantes do Ministério Público de Mato Grosso, autor de algumas das ações, da Cuiabá Regula, da Procuradoria-Geral do Município e demais órgãos envolvidos.
“A questão arbitral, quanto ao percentual de 11,93% já foi decidida, mas os processos judiciais seguem em andamento e estão sendo debatidos nessa mesa técnica instalada no Tribunal de Contas”, afirmou o procurador.
A administração municipal sustenta que continuará adotando todas as medidas cabíveis para defender os interesses da população e buscar alternativas para evitar o impacto do reajuste nas contas de água e esgoto.
*Entenda*
O pedido de reajuste apresentado pela Águas Cuiabá está vinculado à primeira revisão ordinária do contrato de concessão e a mecanismos de recomposição econômico-financeira previstos contratualmente.
A Cuiabá Regula esclareceu que o procedimento arbitral foi iniciado em 2022, antes da criação da autarquia, e que sua participação ocorre apenas por sucessão legal da extinta Arsec. A agência afirma que não participou dos atos que deram origem ao litígio e que sua atuação se restringe à análise técnica dos cálculos e à verificação do cumprimento das regras contratuais.
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo

