POLÍTICA MT

CCJR aprova propostas nas áreas da saúde, direitos sociais e meio ambiente

Publicados

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) apreciou, nesta terça-feira (27), 28 proposições, voltadas principalmente às áreas da saúde, direitos sociais e meio ambiente.

Entre as 26 matérias que tiveram pareceres favoráveis aprovados, está o Projeto de Lei 576/2023, de autoria do deputado Eduardo Botelho (União), que determina a obrigatoriedade de vacinação diária, inclusive aos finais de semana e feriados, como medida excepcional para controle de epidemias e em estado de calamidade pública.

A proposta estabelece a obrigatoriedade da vacinação diária até que sejam atingidas as metas definidas nos planos de ação específicos para cada grupo e fase, podendo ser interrompida somente em caso de falta de imunizantes ou necessidade de reserva de doses.

“Durante a pandemia da Covid-19 nós enfrentamos grandes dificuldades e foi a vacinação que salvou. Não adianta inventarem que foi outra coisa, foi a vacinação. Em casos de pandemia ou de surto grave, a vacinação tem que ser constante”, ressaltou Botelho.

Apresentado pelo deputado Dr. João (MDB), o PL 785/2024 prevê a dispensa da apresentação de Certidão Negativa de Débitos Federais (CND) por parte de hospitais filantrópicos que desejam firmar convênios com o Governo do Estado de Mato Grosso, desde que sejam a única unidade hospitalar no município ou atendam uma região onde não há hospital público.

Leia Também:  Diamantino é contemplado com ônibus escolar viabilizado por Thiago Silva

Na justificativa anexada junto ao projeto, o parlamentar argumenta que a exigência de CND tem dificultado o repasse de recursos estaduais para hospitais filantrópicos, muitos dos quais são responsáveis pelo atendimento exclusivo em determinadas regiões. Destaca ainda que a continuidade do atendimento à população deve ser prioridade e que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite exceções à exigência da CND quando os recursos forem destinados à saúde, educação ou assistência social.

Também foram aprovados pareceres favoráveis ao PL 1001/2023, que proíbe a celebração de contratos ou posse em cargo público de pessoas condenadas por crime de maus tratos aos animais; ao PL 1527/2024, que amplia a fiscalização e o combate ao tráfico de animais silvestres nas rodovias estaduais; e ao PL 207/2024, que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a prestação gratuita do serviço de transporte coletivo intermunicipal rodoviário, entre outros.

Os projetos de lei 2293/2023 e 110/2024 tiveram pareceres contrários aprovados pelos deputados Eduardo Botelho (União), Diego Guimarães (Republicanos), Fábio Tardin (PSB) e Sebastião Rezende (União), presentes na reunião.

Leia Também:  Dr. João celebra 19 anos da Maria da Penha e destaca leis aprovadas para combater violência doméstica e acolher vítimas

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Max Russi assume protagonismo e lidera força política de MT em apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno

Presidente da Assembleia Legislativa reúne deputados eleitos e reeleitos nesta quarta-feira (7) e encabeça movimento para fortalecer, em Mato Grosso, a candidatura do PL à Presidência da República

Publicados

em

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (Podemos), assume papel de protagonismo na articulação política do segundo turno da eleição presidencial em Mato Grosso. Nesta quarta-feira (7), o deputado lidera uma mobilização que reunirá parlamentares eleitos e reeleitos para oficializar apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República.

À frente do Poder Legislativo estadual, Max Russi passa a encabeçar um movimento de aproximação de diferentes forças políticas em torno da candidatura de Flávio Bolsonaro, numa articulação que pretende ampliar a presença da campanha presidencial do PL no Estado.

A demonstração pública de apoio ocorrerá durante uma coletiva de imprensa, quando os deputados deverão oficializar seus posicionamentos e apresentar as primeiras ações políticas para a reta decisiva da eleição.

O movimento ganha ainda mais peso pelo papel exercido por Max no cenário estadual. Presidente da Assembleia e uma das principais lideranças políticas de Mato Grosso, ele utiliza sua capacidade de diálogo e articulação para reunir parlamentares em torno de uma pauta nacional, ultrapassando as fronteiras partidárias.

Leia Também:  Programa "Palavra Literária" apresenta vida e obra de Cristina Campos

A iniciativa acontece justamente no momento em que partidos e lideranças começam a reorganizar suas forças após o primeiro turno. A tendência é de que os próximos dias sejam marcados por novas adesões e manifestações públicas de apoio aos dois candidatos que disputam o Palácio do Planalto.

No caso de Flávio Bolsonaro, o movimento liderado por Max Russi soma-se às manifestações partidárias anunciadas nesta terça-feira (6). A Federação União Progressista, formada por Progressistas e União Brasil, também formalizou apoio à candidatura do PL no segundo turno.

Com isso, Mato Grosso começa a desenhar uma frente política em torno de Flávio Bolsonaro, e Max Russi surge como um dos principais articuladores desse processo no Estado.

A coletiva desta quarta-feira deverá revelar a dimensão inicial do grupo de deputados que estará diretamente envolvido na campanha e como será organizada a mobilização até o segundo turno.

Mais do que uma declaração individual de voto, a movimentação comandada por Max Russi busca transformar o apoio parlamentar em força política organizada, colocando o presidente da Assembleia no centro das articulações da campanha presidencial em Mato Grosso.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA