POLÍTICA MT

Articulação de Chico Guarnieri destrava conclusão do Hospital Roosevelth Figueiredo Lira

Publicados

em

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) garantiu, junto ao governo do Estado, os recursos necessários para a finalização das obras do Hospital Roosevelth Figueiredo Lira, em Barra do Bugres. O projeto que está com 80% de execução, agora será concluído, trazendo à população, uma importante unidade hospitalar. A ordem de serviço já foi assinada e os trabalhos executados o quanto antes.

“Conversei com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e ele nos garantiu todos os recursos necessários, por parte da gestão estadual, para terminarmos esse hospital que é tão importante para nós e que eu tive a alegria de estar presente em sua criação. Agora, estamos trabalhando para termos essa unidade hospitalar em pleno funcionamento para atender a nossa população de Barra do Bugres e região”, afirmou o deputado estadual Chico Guarnieri, na quarta-feira (19.11), durante a assinatura do documento.

O parlamentar lembrou que, em 2001, uma lei de autoria do, então, deputado estadual Renê Barbour, autorizou a criação do Hospital Regional, em Barra do Bugres. À época, Chico Guarnieri era o presidente da Câmara de Vereadores do município. Porém, quase 20 anos depois, durante a pandemia da covid-19, a unidade hospitalar foi fechada. Em 2021, inclusive, ocorreu a revogação da lei que criou o hospital.

Leia Também:  AL aprova projeto de Diego Guimarães que zera ICMS por 5 anos e reduz 50% do IPVA comercial no Centro Histórico

A unidade hospitalar entrou em reforma e, em 2023, Chico Guarnieri conseguiu uma emenda parlamentar com o deputado federal José Medeiros (PL), no valor de R$ 26 milhões para equipar a unidade com o que há de mais moderno.

O responsável pela obra nesse momento será o Instituto Maria Schmitt (Imas). O presidente Walmiro Charão adiantou que a previsão é que já no início de 2026 a parte ambulatorial comece os atendimentos. A previsão para o funcionamento pleno do Hospital Roosevelth Figueiredo Lira é de 180 dias.

“Teremos aqui mais de 100 leitos, 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e a nossa proposta é de um serviço complementar ao do Hospital Regional de Tangará da Serra”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lima.

Estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço muitas autoridades de Barra do Bugres, entre elas: a prefeita Azenilda Pereira (Republicanos), o vice-prefeito, Arthurzão (PRD), o secretário de Administração, Carlos Luiz Pereira Neto, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Júnior Chaveiro (PL), o parlamentar municipal Fábio Jamil de Arruda Almeida (PRTB), Professora Cleide (Republicanos), Alex Costa Aguiar (União), entre outras.

Leia Também:  Instituições se unem para promover a educação na primeira infância

“Esse é um sonho que vai se tornar realidade logo e agradeço o apoio que recebemos do nosso deputado estadual Chico Guarnieri por todo esse trabalho”, disse a prefeita Azenilda Pereira.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Após suspensão de despejo, famílias reconhecem atuação de Max em Cuiabá

Deputado voltou aos condomínios e defendeu novas alternativas para avançar na regularização dos imóveis

Publicados

em

Os moradores dos residenciais Villas das Minas e Lavras do Sutil I e II agradeceram as articulações do deputado estadual Max Russi (Pode), candidato à reeleição, para impedir o despejo de centenas de famílias que vivem nos condomínios, na região do Porto, em Cuiabá. Durante reunião de campanha realizada na noite de domingo (27), o parlamentar reafirmou o compromisso de continuar acompanhando o caso e buscar alternativas para que o impasse envolvendo os imóveis seja definitivamente solucionado.

“Eu como presidente da Assembleia tenho que usar a minha influência para ajudar as pessoas. Foi isso que eu fiz aqui, como fiz em tantos outros lugares. Nós ganhamos uma luta, mas não a guerra. Precisamos pensar em novas estratégias para avançar. Têm condições da gente buscar recursos do governo do Estado, eu já falei com o governador Otaviano Pivetta. Se precisar mudar a legislação do Estado, eu ajudo com a mudança para que isso seja possível”, afirmou o deputado.

A atuação de Max no caso começou em abril deste ano, quando o parlamentar foi pessoalmente aos condomínios após os moradores receberem a notícia de que poderiam ser retirados dos imóveis. O conflito tem origem na falência da Trese Construtora e Incorporadora Ltda. e se agravou depois que a empresa Trunk Gestão Empresarial arrematou os empreendimentos em leilão judicial.

Leia Também:  Projeto de Lúdio vira lei e garante sociedade civil no Conselho de Igualdade Racial

Na época, decisão da 1ª Vara Cível de Cuiabá reconheceu o direito da empresa à posse dos imóveis e autorizou o cumprimento dos mandados, inclusive com uso de força policial e arrombamento em caso de resistência. A medida provocou apreensão entre famílias que afirmam ter adquirido os apartamentos de boa-fé e vivem nos residenciais há décadas.

Diante da situação, Max acionou a Corregedoria-Geral da Justiça e pediu formalmente a suspensão das desocupações. A solicitação foi acolhida e, em abril, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, recomendou a suspensão do despejo e o encaminhamento do caso para análise da Comissão Regional de Soluções Fundiárias. Posteriormente, a Justiça também autorizou a continuidade do processo de regularização fundiária dos imóveis.

Meses depois, os moradores aproveitaram o retorno do deputado aos residenciais para agradecer a atuação naquele momento de incerteza.

“Estou muito feliz e satisfeita com o trabalho do deputado Max Russi, se não fosse ele a gente estaria fora da nosssa moradia. Ele teve muita vontade de nos fortalecer, a gente estava desesperado, sem saber o que fazer”, relatou Elen Regina de Almeida Lopes, que mora há 23 anos no condomínio Lavras do Sutil I.

Leia Também:  AL aprova projeto de Diego Guimarães que zera ICMS por 5 anos e reduz 50% do IPVA comercial no Centro Histórico

“Eu já estava muito desacreditada. Muita pressão, falavam que iam despejar e eu paguei, comprei na planta, paguei, foi uma luta. O Max foi um anjo enviado por Deus. Nós sairemos vitoriosos se Deus quiser”, completou Arlinda Almeida Silva que adquiriu um dos apartamentos há 30 anos.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA