POLICIAL
Vacina bivalente contra à Covid-19 segue em andamento: saiba mais sobre as comorbidades e grupos prioritários
A campanha de imunização contra a Covid-19 segue em andamento no município. A secretaria de Saúde reforça que o imunizante bivalente está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nos Centros Integrados de Atendimento (CIA’s), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.
É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose da vacina monovalente. Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima e se vacinar.
Confira o público prioritário, que é composto pelos seguintes grupos:
– Pessoas com comorbidades;
– Idosos de 60 anos ou mais de idade;
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores;
– Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;
– Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores da saúde;
– Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
– População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;
– Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;
Relação de comorbidades elencadas para vacinação:
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita no adulto
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Diabetes mellitus
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Doença hepática crônica
– Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
– Doença renal crônica
– Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Obesidade mórbida
– Pneumopatias crônicas graves
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Síndromes coronarianas
– Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas
– Valvopatias
O imunizante também estará disponível nas ações de vacinação realizadas aos sábados em cinco pontos (CIA Jacarandás, CIA André Maggi, UBS Maria Vindilina II, UBS Primaveras e UBS Sebastião de Matos), das 7h30 às 16h30, com atendimento neste mês de abril nos dias 15, 22 e 29. Para se vacinar, é necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
POLICIAL
PM prende homem por agredir e incendiar residência da própria mãe em Juína
Equipes militares do 20º Batalhão prenderam um homem, de 29 anos, suspeito de agredir e incendiar a residência da própria mãe, na noite desta quarta-feira (29.4), no município de Juína (745 km de Cuiabá). A vítima possui medida protetiva contra o denunciado.
De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito, que seria usuário de drogas, chegou em casa em estado alterado e passou a causar danos no imóvel. Ao tentar acalmá-lo, o padrasto, de 35 anos, e a mãe do envolvido, de 52 anos, foram ameaçados e agredidos.
Durante a confusão, o suspeito também destruiu o celular da vítima. As equipes policiais foram até o local e encontraram o homem escondido em um matagal em frente à residência.
Durante a abordagem, foi localizado um isqueiro em seu bolso. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas, no entanto, o imóvel acabou sendo destruído pelo incêndio.
A mãe do suspeito informou ainda que ela possui medida protetiva, mas que vem sendo descumprida. O homem foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásAjuste técnico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEmendas de Jayme Campos já garantiram 49 CRAS para Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputada Eliane Xunakalo classifica dispensa de servidores e fechamento de unidades do Samu, como desmonte da política de saúde
-
POLÍTICA MT7 dias atrásComissão de Saúde cobra do Governo que reveja demissões e desativação de unidades do Samu em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásChico Guarnieri propõe transformar Encontro das Águas em patrimônio turístico de MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDurante o lançamento da 2ª etapa do programa, Dr. Eugênio destaca impacto do Fila Zero na saúde do interior de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDr. João propõe abrir mercado para quem passou dos 60 e quer empreender em MT
-
SAÚDE7 dias atrásSanta Casa de Sorocaba (SP) recebe 50 novos leitos, estrutura para exames e equipamentos de saúde, com investimento federal de R$ 30,8 milhões
