POLICIAL
Tecnologia aplicada em análise financeira aprimora investigações e torna Polícia Civil de MT referência
O trabalho desenvolvido de análise financeira pelo Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), da Polícia Civil de Mato Grosso, chamou a atenção das Polícias Civis de diversos estados que estão adotando as ferramentas desenvolvidas para análise e investigação de lavagem de capitais.
As Polícias Civis de Goiás, Santa Catarina, Pará e Espírito Santo já usam o sistema desenvolvido, Delfos, que faz análise de movimentações financeiras. Outras polícias estão em tratativas com Mato Grosso para o uso das ferramentas e conhecimentos aplicados pelo LAB-LD.
O LAB-LD atua no assessoramento às Delegacias da Polícia Civil mato-grossense com a produção de relatórios de análise financeira que subsidiam investigações de diversos delitos, principalmente, aqueles ligados à lavagem de dinheiro.
Atendimentos
Em 2023, o laboratório recebeu um aumento considerável na demanda, seja no recebimento de denúncias, aberturas de casos Simba, análises bancárias e fiscais. Os relatórios de afastamento bancário comprovam isso, uma vez que subiram de 42 no ano passado para 95 em 2023.
Inteligência financeira
O LAB-LD focou, recentemente, na criação da cultura interna de investigação financeira. Nesse sentido, foi estimulada a utilização dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) elaborados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Governo Federal.
“Os relatórios são importantes ferramentas investigativas para subsidiar e demonstrar movimentações atípicas ou suspeitas, que podem estar ligadas ao crime de lavagem de capitais”, explicou o gerente do laboratório, investigador Marcos Monclair.
Capacitações
Neste ano, a Diretoria de Inteligência promoveu diversas capacitações com servidores da Polícia Civil na área de introdução à análise financeira, treinamentos sobre o COAF, sistemas usados pelo LAB-LD, assim como apoio às delegacias para a análise financeira.
O laboratório também promoveu uma campanha orientativa aos servidores da Polícia Civil, com a produção de cartilhas e cards orientativos.
“Toda essa demanda por capacitações e treinamentos dos servidores demonstra uma mudança de cultura que vem ocorrendo entre as unidades policiais para a importância da investigação financeira, que pode embasar e robustecer apurações e inquéritos em relação a diversos delitos, especialmente quando se trata de organizações criminosas”, reforçou o delegado Eduardo Rizzotto de Carvalho, coordenador do LAB-LD.
LAB-LD
Criado em 2013, o LAB-LD faz parte da estrutura da Diretoria de Inteligência e colaborou com diversas investigações de repercussão conduzidas pela Polícia Civil de Mato Grosso ao longo dos últimos anos, cujas operações chegaram a dezenas de prisões de envolvidos em crimes como corrupção na administração pública, organização criminosa, homicídios, roubos, lavagem de capitais e, também, na recuperação de ativos.
O LAB-LD da Polícia Civil de Mato Grosso integra a Rede de Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) do Ministério da Justiça, cujo objetivo é a troca de experiências entre os laboratórios e o desenvolvimento da atividade de investigação financeira.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Força Tática prende motociclista com 31 porções de drogas em Sinop
Policiais militares da Força Tática do 3º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (30.6), um homem de 23 anos por suspeita de tráfico de drogas, em Sinop (480 km de Cuiabá). O suspeito foi abordado enquanto pilotava uma motocicleta e utilizava uma bolsa de entregas por aplicativo para transportar os entorpecentes.
Durante desdobramento da Operação Centro Seguro, as equipes receberam informações de que o motociclista estaria realizando a comercialização de entorpecentes.
O suspeito foi localizado posteriormente na Avenida Bruno Martini. Ao ser detido, os militares encontraram 31 porções de substância análoga à maconha escondidos na bolsa de entregas.
O suspeito revelou que havia mais drogas em sua residência. No imóvel, os policiais realizaram buscas e localizaram outra porção de maconha, uma balança de precisão e diversas embalagens plásticas utilizadas para o fracionamento do entorpecente. O homem foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT2 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
ESPORTES5 dias atrásCopa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
