POLICIAL
Prefeitura e Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes se reúnem para debater protocolo de segurança nas escolas
A Prefeitura de Sinop, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, em conjunto com as forças de Segurança Pública, se reuniu nesta manhã (06) com representantes de todos os órgãos envolvidos na rede proteção das crianças e adolescentes, para tratar de um tema urgente e sensível: a identificação das principais dificuldades, necessidades e criação de um protocolo, que ofereça mais segurança no ambiente escolar. A medida emergencial se mostrou ainda mais necessária, após os ataques ocorridos em Blumenau/SC.
Na reunião foram discutidas ações para a segurança das escolas, onde os representantes dos órgãos presentes, apresentaram quais ações serão colocadas em prática de imediato. “A pedido do nosso prefeito Roberto Dorner, diante da situação nacional, foi convocada uma reunião juntamente com a rede de proteção à criança e adolescente do município, na qual nós identificamos que dentro do nosso município, precisamos implantar um protocolo de segurança, nas nossas unidades, tanto da rede municipal, quanto estadual e privada. Hoje, diante dessa reunião, fizemos uma força tarefa, com a participação do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Assistência Social, Bombeiros e secretaria de Trânsito, para sairmos daqui com um encaminhamento para criação deste protocolo de segurança, que será adotado em toda a rede escolar do nosso município”, pontuou a secretária.
“Também nos reunimos com os diretores e coordenadores das unidades, para orientar a todos e buscar saídas para termos um trabalho efetivo com segurança dentro das nossas unidades”, complementou a secretária. Vale ressaltar que já existe uma parceria com a Polícia Militar, através da ronda escolar. Também foi solicitado pela gestão, que ocorra um reforço e intensificação dessa ronda, com maior fluxo, em grande escala, para que os nossos alunos e profissionais, das escolas, se sintam mais seguros.
Segundo o 1º Tenente Adriano Muniz, da polícia militar, essa reunião envolvendo vários órgãos, é uma ação integrada e necessária, para criação deste protocolo de prevenção, mas também de ação para segurança das escolas. “Nós já temos a ronda escolar, que atende todas as unidades, conforme é demandada. Nos deslocamos para resolver os conflitos, mas também de forma preventiva, para evitar ações criminosas nessas unidades. Hoje nos reunimos para que os órgãos conversassem entre si, para criar esse protocolo e definir as funções de cada órgão envolvido”, disse.
O Promotor de Justiça, Nilton Padovan, destaca a importância de ações imediatas. “A importância em primeiro momento é definir o fluxograma, ou seja, como serão tratados todos os casos envolvendo violência escolar no município de Sinop, ou indícios de violência escolar, ou seja, o que a escola tem que fazer, depois qual órgão de segurança que vai atuar, qual órgão da rede de proteção vai atuar e assim sucessivamente, para que haja realmente uma eficiência, para que um segundo momento os pais dessas crianças que estudam nessas escolas possam ficar mais tranquilos no sentido de que alguma coisa está sendo feita, e que será o melhor possível. Sem dúvida, se faz necessária uma reformulação desta política que está acontecendo e, por isso, a importância desse fluxograma, desse protocolo que estabelecemos aqui hoje. A partir de segunda-feira [colocado imediatamente]”.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
POLICIAL
Polícia Civil prende preventivamente homem por reiterados descumprimento de medidas protetivas em Cuiabá
Um homem investigado por reiterados descumprimentos de medidas protetivas de urgência impostas pela Justiça foi preso preventivamente pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (17.6), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá.
O suspeito, de 33 anos, teve o mandado de prisão preventiva decretado pela 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, por descumprimento da ordem judicial. Ele estava escondido na casa de um amigo, que responderá a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por favorecimento pessoal.
As investigações conduzidas pela Delegacia da Mulher de Cuiabá apontaram que, mesmo ciente das determinações judiciais impostas, o investigado continuava mantendo contato indevido com a vítima em diversas oportunidades, inclusive durante período em que se encontrava custodiado em unidade prisional, realizando ligações e enviando mensagens para tentar reaproximação e solicitar a retirada das medidas protetivas vigentes.
Segundo as informações, o suspeito atuava com insistência para revogação das medidas judiciais e novos episódios que reforçaram o temor da vítima quanto à sua integridade física e emocional, circunstâncias que embasaram a representação e culminaram na decretação da prisão preventiva pelo Poder Judiciário.
Com base nos elementos apurados, foi representado pelo mandado de prisão preventiva do suspeito, que foi deferido pela Justiça e cumprido pelos policiais da DEDM Cuiabá. Um homem que tentou esconder o foragido, em sua residência também foi conduzido e assinou a Termo Circunstanciado de Ocorrência por favorecimento pessoal, sendo posteriormente liberado.
Com o cumprimento da ordem judicial, este é quarto mandado de prisão por descumprimento de medidas protetivas cumprido, apenas neste mês de junho, pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá.
Para a delegada titular da unidade, Liliane Soares Diogo, as prisões demonstram a atuação firme e contínua da unidade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, reforçando o compromisso da Polícia Civil em garantir efetividade às medidas protetivas de urgência, instrumentos fundamentais para interromper ciclos de violência e preservar vidas.
“O descumprimento de medida protetiva constitui crime toda violação comunicada será rigorosamente apurada, com adoção das providências legais cabíveis para responsabilização dos autores e fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A atuação técnica, célere e integrada da equipe da DEDM Cuiabá evidencia o trabalho permanente de monitoramento, investigação e resposta qualificada às vítimas que buscam proteção estatal”, disse a delgada.
Após o cumprimento da ordem judicial nesta data, o preso foi colocado à disposição do Poder Judiciário para os procedimentos legais pertinentes.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política

