POLICIAL
Polícia Civil prende dois foragidos e membros de facção criminosa em Cuiabá
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta quarta-feira (4.6), dois membros de facção criminosa, que estavam foragidos da Justiça, em Cuiabá. Um deles é alvo da Operação Parakletos, e o outro é apontado como líder do grupo criminoso em Guarantã do Norte.
Os dois tiveram mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil, em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).
O criminoso, de 26 anos, alvo da Operação Parakletos, estava com dois mandados de prisão em aberto, um deles expedido pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá, e o outro por tráfico de drogas, decretado pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital. Já o segundo faccionado, apontado como gerente da facção, estava com a ordem de prisão decretada pela Vara Única de Guarantã do Norte.
As prisões ocorreram depois que os policiais da Denarc receberam informações de que o foragido da operação Parakletos estava escondido em uma residência no bairro Santa Terezinha, em Cuiabá. Após monitoramento do endereço, foi possível visualizar o momento em que o criminoso saía da residência acompanhado de sua esposa e de sua filha menor de idade.
Durante a abordagem do suspeito, os policiais notaram a presença de uma segunda pessoa na casa, que inicialmente alegou estar sem os documentos pessoais. Em checagem no sistema, foi possível identificar a identidade do suspeito e verificar que se tratava de uma liderança do tráfico em Guarantã do Norte, que também estava com mandado de prisão em aberto.
Diante dos fatos, os dois faccionados tiveram as ordens judiciais cumpridas, foram encaminhados para a Denarc para as providências cabíveis e, posteriormente, colocados à disposição da Justiça.
Operação Parakletos
A operação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), no último dia 29 de maio, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa atuante no interior e fora da Penitenciária Central do Estado (PCE).
Na primeira fase da operação, foram cumpridas 13 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, todas dentro da PCE.
A ação integra a Operação Inter Partes, que faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil no enfrentamento ao crime, dentro do programa Tolerância Zero, instituído pelo Governo de Mato Grosso, voltado ao combate sistemático das facções criminosas que atuam em território mato-grossense.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Polícia Civil prende professor de música e ex-companheira por estupro de vulnéravel e armazenamento de pornografia infantil
Um professor de música e sua ex-companheira envolvidos em crimes graves de estupro de vulnerável e produção/registro de pornografia infantil, utilizando os próprios filhos da suspeita, foram presos em trabalho conjunto da Polícia Civil e da Polícia Militar, realizado na última semana, no município de Campo Verde.
O suspeito, de 38 anos, foi preso em flagrante na última quarta-feira (15.4), após ser flagrada na companhia de uma menor de 14 anos, que estava desaparecida no município de Jaciara. Já sua ex-companheira, de 32 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido na sexta-feira (17), por envolvimento nos atos praticados contra os próprios filhos.
Com a prisão do suspeito outras vítimas possam aparecer, uma vez que o professor trabalhou em instituições no município de Jaciara e Nova Brasilândia.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Campo Verde, iniciaram após a Polícia Civil ser acionada pela Polícia Militar, sobre uma mulher que estaria supostamente sendo ameaçada por uma facção criminosa atuante em Campo Verde a praticar atos sexuais com seus próprios filhos, um menino de 11 anos e uma menina de 9 anos.
Segundo as informações, as ameaças também a obrigavam permitir que seu ex-companheiro praticasse atos sexuais com sua filha e registrasse os abusos em vídeo.
Com base nas informações passadas e elementos reunidos, foi levantada a hipótese que o autor das mensagens seria o professor de música, ex-companheiro da mãe das crianças.
Prisões
Diante das evidências, a equipe da Polícia Militar iniciou as buscas, conseguindo localizar o suspeito que se encontrava em companhia de uma ex-aluna, menor de idade, sendo revelado que o investigado mantinha um relacionamento com a adolescente desde que ela tinha 13 anos. A menor era considerada desaparecida, desde de dezembro de 2025, quando o professor de música se retirou de Jaciara com sua aluna, sem a permissão de seus familiares.
Com o avanço das investigações, foi confirmado que era ele quem enviava as imagens para a ex-companheira exigindo a confecção do material de pornografia infantil e outras condutas envolvendo a investigada e as crianças.
Com base nas investigações, foi representado pela prisão preventiva da investigada, pelos crimes de estupro de vulnerável e produção/registro de pornografia infantil, cometido contra seus próprios filhos. O mandado foi deferido pela Justiça e cumprido, na tarde de sexta-feira (17), pela equipe de investigadores da Delegacia de Campo Verde.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Gabriel Conrado, na residência do professor, foram apreendidos medicamentos para disfunção erétil, entre outros, três aparelhos celulares e dois computadores que foram encaminhados à Perícia Técnica, que poderão auxiliar o avanço das investigações.
“A Polícia Civil segue com as investigações e trabalha com a linha de investigação de que o suspeito possa estare inserido em uma organização criminosa voltada para a prática de crimes sexuais de crianças/adolescentes, bem como com a comercialização/distribuição dos materiais pornográficos envolvendo menores de idade”, disse o delegado.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO5 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
