POLICIAL

Polícia Civil fecha primeiro semestre com quase 100 atendimentos realizados pela equipe de operações especiais

Cem acionamentos em todo estado de Mato Grosso foram atendidos pelas equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE), nos seis primeiros meses de 2023. Integrada à Diretoria de Atividades Especiais, a GOE atua no apoio a operações, atendimento de ocorrências sensíveis, entre outras ações que necessitam de conhecimento técnico específico, como entradas táticas, remoção de explosivos e resgate de reféns.

Com atribuição estadual, os operadores da GOE têm uma rotina de treinamentos com atividades teóricas, práticas e técnicas visando o preparo imediato para atender as demandas nos 141 municípios de Mato Grosso.

O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, explica que as equipes atendem chamado de qualquer delegacia, onde é necessário o emprego de algum recurso especial disponível.

Neste primeiro semestre, a GOE passou por processo de reestruturação orgânica e administrativa, com alterações nas divisões da gerência, protocolo de atendimento de ocorrências e rotina de treinamento dos operadores.

As novas diretrizes definem a participação direta da GOE na elaboração do planejamento operacional das operações. Houve também a ativação do Núcleo de Inteligência possibilitando realizar maior aproximação com as delegacias, otimizando o resultado e a efetividade das ações.

“O planejamento operacional para aplicação da estratégia, quando bem estruturado, traz maior qualidade nos resultados das investigações conduzidas pelas delegacias. E a GOE tem participação fundamental nesta etapa importante do inquérito policial, razão pela qual as equipes têm sido acionadas com frequência”, destacou o delegado.

Leia Também:  Polícia Civil localiza corpo de homem desaparecido em Alto Araguaia

Treinamento

O treinamento contínuo dos policiais civis é apontado como uma das evoluções da GOE neste primeiro semestre de 2023.

Para a manutenção do condicionamento dos operadores, a Seção de Ensino elabora semanalmente o cronograma obrigatório de atividades para os operadores, que tem como exigência as respectivas participações.

Periodicamente, todos os policiais civis da GOE são submetidos a testes de aptidão física, acompanhados por educadores físicos, a fim de constatar o condicionamento mínimo exigido para permanência na unidade.

Capacitação

De janeiro a junho de 2023 foram promovidos pela GOE, em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol), três cursos de capacitação.

No mês de abril foi realizada a 3ª Edição do Curso de Operações Policiais para capacitar profissionais da segurança pública, com qualificação técnica operacional, que os habilita a atuar futuramente na GOE. O treinamento em Cuiabá durou 21 dias e formou 15 novos operadores, que passaram a integrar o cadastro de reserva de operadores da GOE.

Outro destaque foram as duas edições do Curso de Operador de Mandado de Alto Risco, realizadas em Sinop e Cuiabá. Considerado compacto e intenso, o COMAR busca o nivelamento operacional básico do policial civil para que possa atuar em uma das suas atividades-fim, cumprimento de mandados judiciais, com maior eficiência e segurança.

Leia Também:  Polícia Militar entrega medalha de 190 Anos para autoridades nesta terça-feira (2)

Durante seis dias de curso, os alunos passam por treinamentos como abordagem, atendimento pré-hospitalar, tiro policial, entradas táticas e planejamento operacional.

Apoio operacional

Em abril, com a ocorrência do roubo tentado a uma empresa de valores em Confresa, a GOE foi acionada para atendimento. Na ocasião, um grupo criminoso fortemente armado aterrorizou moradores e causou pânico na cidade. Com auxílio de aeronaves do Ciopaer, equipes da GOE foram para a região e ainda nas primeiras horas após o fato, deram início às buscas pelos criminosos.

Os operadores da GOE foram alguns dos primeiros a desembarcarem em Tocantins, região onde foi realizado o cerco policial e permaneceram por vários dias atuando nas buscas. A operação, que mobilizou forças de segurança de quatro estados da federação, culminou com a localização da maior parte dos envolvidos diretamente na tentativa de roubo.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil prende homem por furtar loja e usar cartão de vítima em Várzea Grande

Policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande prenderam em flagrante um homem, de 36 anos, pelo crime de furto qualificado, na manhã de segunda-feira (20.4).

A vítima compareceu à Derf de Várzea Grande para registrar um boletim de ocorrência e relatou que os suspeitos invadiram a sua loja e subtraíram diversos produtos e um cartão bancário.

Conforme o comunicante, após o furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, um suspeito passou a utilizar o cartão bancário da vítima em diversos estabelecimentos comerciais.

Diante das informações, a equipe da Derf passou a apurar o crime. Com base nas imagens de um estabelecimento comercial, entre outras diligências, foi possível identificar o suspeito usando o cartão da vítima.

Os policiais civis conseguiram localizar o investigado. Abordado, ele confessou que havia efetuado as compras com o referido cartão de crédito.

Em seguida, o homem foi conduzido à Derf de Várzea Grande, interrogado e autuado em flagrante delito por furto qualificado pela fraude em continuidade delitiva, já que havia utilizado o cartão da vítima por diversas vezes consecutivas.

Leia Também:  Polícia Civil localiza corpo de homem desaparecido em Alto Araguaia

Após a confecção dos autos, o preso foi encaminhado à audiência de custódia e colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA