POLÍCIA FEDERAL
PF realiza operação contra abuso sexual infantojuvenil em Maceió/AL
Maceió/AL. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4/2), a Operação Identidade Oculta, com o objetivo de reprimir crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados por meio da internet, mediante a utilização de perfis falsos em redes sociais.
Investigações preliminares indicam que um indivíduo criou ao menos um perfil falso em rede social, fingindo ser um adolescente, para induzir crianças a produzirem fotos e vídeos íntimos.
Foram cumpridos dois mandados de busca, sendo um no estado do Maranhão e outro em São Paulo. O usuário do perfil falso foi preso preventivamente no Maranhão. Uma criança foi vítima do suspeito.
Esse tipo de ação criminosa é conhecido como “grooming”. É comum que abusadores sexuais infantojuvenis utilizem perfis falsos com fotos de crianças ou de adolescentes com o objetivo de ganhar a confiança de suas vítimas. Após algumas conversas, as vítimas são convencidas a tirar fotos ou a gravar vídeos sensuais e, posteriormente, enviá-los ao assediador, sem saber que estão sendo enganadas. Caso a vítima não colabore, o abusador passa a constrangê-la, ameaçando os familiares dela ou, ainda, a divulgar fotos ou vídeos anteriormente enviados pela vítima em páginas abertas ou em redes sociais de conhecidos.
Durante as buscas, foram apreendidos os smartphones utilizados pelos moradores das residências. Esses equipamentos serão encaminhados aos peritos com o objetivo de identificar elementos que apontem o usuário do perfil falso.
A investigação continuará com o objetivo de identificar a criação de outros perfis falsos e novas vítimas.
A PF alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e dos adolescentes.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades on-line dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.
É igualmente importante ensinar às crianças e aos adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, a fim de reforçar que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e de adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas
Contatos: (82) 3216-6723/6729 ou (82) 9327-7671
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF apreende mais de três toneladas de drogas em RO
Monte Negro/RO. Uma operação integrada, coordenada pela Polícia Federal com a participação da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na apreensão de mais de 3,6 toneladas de entorpecentes no município de Monte Negro (RO). A ação foi deflagrada no sábado (12/9) e já resultou na prisão de três pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.
Foram apreendidos 3.375,4 quilos de skunk, 185,3 quilos de cloridrato de cocaína e 84 quilos de pasta base de cocaína, totalizando mais de 3,6 toneladas de entorpecentes. No local também foram localizados uma arma de fogo de calibre 12 e munições.
A ação é resultado de um trabalho de inteligência integrado entre as forças de segurança envolvidas, que permitiu retirar de circulação grande quantidade de droga e localizar o depósito utilizado para o seu armazenamento.
Participam da operação, além da PF, a Inteligência do 5º Batalhão de Polícia Militar de Brasiléia e da SEJUSP, o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON/AC), a Polícia Militar de Rondônia — por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) —, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM).
Comunicação Social da PF em RO
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
POLICIAL3 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
MATO GROSSO3 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta vistoria abastecimento de água e acompanha chegada às casas do Cristo Rei
-
MATO GROSSO2 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
