POLÍCIA FEDERAL
PF prende paraguaio com cocaína enrolada nas pernas, no Aeroporto do Galeão
Rio de Janeiro/RJ – Na quinta-feira, 15/6, a Polícia Federal prendeu em flagrante um estrangeiro de nacionalidade paraguaia que transportava 2 kg de cocaína atados às pernas com fita adesiva, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
O preso, de 27 anos, havia chegado no Galeão em um voo proveniente de Foz do Iguaçu/PR. Ele pretendia embarcar em outro voo comercial que faria escala em Madri, capital da Espanha, antes de rumar para seu destino final em Zurique, na Suíça.
Os policiais federais lotados na Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (DEAIN), após fiscalização de rotina, identificaram a droga enrolada no corpo do estrangeiro e efetuaram a prisão em flagrante.
Após as formalidades de praxe, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele responderá pelo crime de tráfico transnacional de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
FICCO realiza seu IV Encontro Nacional
Foz do Iguaçu/PR. Entre os dias 23 e 25/6, a cidade de Foz do Iguaçu/PR recebe o IV Encontro Nacional das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), juntamente com o Encontro Nacional das Delegacias de Combate a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas da Polícia Federal (DELEPAT).
O evento reúne, como convidados e palestrantes, policiais de todas as forças de segurança que integram a FICCO em todos os estados brasileiros, incluindo representantes das polícias Federal, Civil, Militar, Penal, Rodoviária Federal, Guardas Municipais, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e demais órgãos parceiros.
O principal objetivo é fortalecer a integração e a cooperação entre as forças de segurança pública no enfrentamento ao crime organizado no País.
Ao fazer uso da palavra na abertura do encontro, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, destacou o fato de o evento conseguir reunir representantes das FICCOs de todas as 27 unidades da federação, frisando o papel das unidades descentralizadas – as “pontas” – para o êxito do projeto. “O crime organizado não respeita fronteiras, e a resposta do Estado não pode ser fragmentada”, pontuou Rodrigues, que ainda ressaltou que nenhuma agência é capaz de enfrentar o crime sozinha. Por fim, o diretor citou que o modelo de atuação das FICCOs passa a ser referência, copiada por outros países.
Presenças
Além do diretor-geral da PF, participaram da solenidade abertura do encontro o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), André de Albuquerque Garcia; o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Souza Oliveira; o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Andrade Saadi; o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva; o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da PF, Dennis Cali; o diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazare; o representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Eli da Silva; o assessor especial do MJSP, Daniel Veloso Hirata; o coordenador-geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas da PF, Alexandre Custódio Neto; e o delegado regional de Polícia Judiciária da PF no Paraná, Rodrigo Martins Moraes da Silva.
Proposta e integração
Criado como uma política estruturante, o programa FICCO foi alçado à condição de prioridade pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no ano de 2023, com a implementação do modelo de atuação integrada nos 27 estados da Federação. Desde então, a iniciativa vem ampliando sua presença e capacidade operacional em todo o território nacional.
Atualmente, o programa conta com 39 bases instaladas e com previsão de expansão para 42 unidades em breve, reforçando a capilaridade e a eficiência das ações conjuntas. Essa estrutura permite maior agilidade na troca de informações de inteligência e na realização de operações integradas entre forças federais e estaduais, com foco no enfrentamento qualificado de facções criminosas, tráfico de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.
As ações das FICCO são orientadas por inteligência e priorizam alvos estratégicos, contribuindo para o enfraquecimento das organizações criminosas e para o aumento da segurança da população.
Nesse contexto, cabe destacar, ainda, o papel das Delegacias de Combate a Crimes Contra o Patrimônio e Tráfico de Armas da Polícia Federal (DELEPAT) no enfrentamento qualificado ao crime organizado. Essas unidades especializadas desempenham atividade fundamental na repressão a crimes como roubos a instituições financeiras, cargas, valores, delitos patrimoniais de alta complexidade e tráfico de armas.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024-8142
Fonte: Polícia Federal
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA6 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara

