POLÍCIA FEDERAL
PF participa da assinatura de contrato que destina R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia ao Plano AMAS
Brasília/DF. A Polícia Federal, representada pelo seu diretor-geral Andrei Rodrigues, participou nesta segunda-feira (17/6), da assinatura do contrato entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que destina R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS). O evento, realizado no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também contou com a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; do secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo; do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Oliveira; e da diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello.
O foco do Plano está em ações de inteligência que possam identificar a cadeia do crime relacionada a atividades ilegais na Amazônia. Nesse contexto, o AMAS tem como pilar a integração entre os diversos órgãos que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), além do fortalecimento das forças de segurança federais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional) e estaduais (Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros Militares, Institutos de Perícia Criminal e Sistemas Penitenciários).
Sob a coordenação do MJSP, o comitê gestor do AMAS é composto, também, por integrantes dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Defesa e dos Povos Indígenas, e de representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, apontou resultados alcançados em menos de um ano do lançamento do AMAS: “Redução do desmatamento em todas as modalidades, redução de áreas de garimpo, apreensões recordes de bens do crime organizado, crescimento do número de operações, indiciamentos, prisões e destruição de equipamentos utilizados para o cometimento de crimes na região” .
Nesse sentido, um dos principais objetivos do AMAS é estruturar e aparelhar o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI-Amazônia), em Manaus, e reforçar a integração com a Companhia de Operações Ambientais (COA), unidade da Força Nacional especializada em combate ao desmatamento. Além de investimento nos profissionais de segurança federais e locais, as ações de inteligência e fiscalização serão reforçadas a partir da aquisição e do aluguel de equipamentos para enfrentar o crime organizado, como helicópteros, lanchas blindadas e viaturas policiais. Há, ainda, a previsão de implantação de bases terrestres na região.
Veja mais informações sobre o programa aqui: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/06/governo-federal-assina-contrato-de-r-318-milhoes-para-fortalecer-plano-amazonia-seguranca-e-soberania
Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024-8142
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
FICCO/MS cumpre mandados de prisão contra foragidos da Justiça
Campo Grande/MS. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) deflagrou, nesta quarta-feira (8/7), em Campo Grande, a Operação Mandamus, no âmbito da Operação Força Integrada III, iniciativa nacional realizada simultaneamente em 16 estados da Federação.
Na ação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, com o objetivo de capturar foragidos de operações relacionadas ao tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas.
A FICCO/MS é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Polícia Penal Estadual, pela Polícia Penal Federal, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3303-5626/5627
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
CUIABÁ7 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
MATO GROSSO5 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
-
MATO GROSSO5 dias atrásFeira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
-
MATO GROSSO5 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington enterra rumores de desistência e consolida Marcelo Maluf como favorito a vice na disputa pelo Governo
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
