POLÍCIA FEDERAL
PF investiga fraudes bancárias eletrônicas
São Luís/MA. A Polícia Federal deflagrou hoje (05/10) a Operação Falsários, em face de grupo criminoso investigado pelo cometimento de fraudes bancárias eletrônicas praticadas em desfavor da Caixa Econômica Federal, cometidas por meio de acessos indevidos/fraudulentos às contas das vítimas.
A investigação inaugurou-se a partir de dados oriundos da Base Tentáculos da Polícia Federal. As informações são analisadas com foco na apuração do envolvimento de associação, grupo ou organização criminosa, visando a desarticulação destes e recuperação dos valores subtraídos e demais prejuízos ocasionados aos cofres da União.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na região metropolitana de São Luís/MA, com a participação de 16 policiais federais, e decretadas, ainda, medidas de sequestro de bens e valores para ressarcimento do prejuízo ocasionado aos cofres da União em decorrência da prática criminosa.
Os membros do grupo criminoso são investigados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude por meio de dispositivo eletrônico ou informático, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 21 anos de reclusão e multa, em caso de condenação.
Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 31315105
(98) 991286428
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF participa de campanha para orientar viajantes sobre riscos do tráfico de pessoas
Brasília/DF. A Polícia Federal participa de campanha de conscientização voltada à prevenção do tráfico de pessoas e da exploração de trabalhadores em viagens internacionais. A iniciativa é realizada pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Polícia Federal, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e de outros organismos das Nações Unidas.
O material está sendo distribuído nos aeroportos internacionais de Guarulhos/SP e Galeão/RJ e busca orientar passageiros sobre sinais que podem indicar situações de aliciamento para exploração no exterior.
Entre os principais alertas estão promessas de trabalho fácil e com alta remuneração, convites para viagens com despesas custeadas por terceiros, propostas recebidas por redes sociais ou aplicativos de mensagens e a ausência de informações claras sobre o empregador ou as atividades a serem desempenhadas.
A campanha também destaca fatores que podem aumentar a vulnerabilidade dos viajantes, como a pressão para aceitar propostas rapidamente, a orientação para omitir informações durante procedimentos migratórios, a inexistência de contrato formal de trabalho e o desconhecimento sobre o local de hospedagem no país de destino.
Além dos alertas, a iniciativa reúne orientações práticas de prevenção, como pesquisar previamente a empresa contratante, verificar as condições da viagem, manter familiares informados sobre o deslocamento, portar os próprios documentos e conferir se o visto é compatível com a atividade que será exercida.
O tráfico de pessoas é um crime que pode ocorrer para fins de exploração sexual, trabalho em condições análogas à escravidão, servidão e outras formas de violação de direitos.
Denúncias podem ser encaminhadas à Polícia Federal, inclusive por meio do aplicativo Comunica PF e dos canais oficiais de proteção e direitos humanos. Brasileiros que se encontrem no exterior também podem procurar o Consulado ou a Embaixada do Brasil mais próximos.
Coordenação Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura

