POLÍCIA FEDERAL

PF E SENAD iniciam a 47° fase da Operação Nova Aliança

Brasília/DF. A Polícia Federal iniciou na última terça-feira (24/9), em conjunto com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e com o apoio da Força Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio, a 47ª fase da Operação Nova Aliança, maior operativo policial em cooperação internacional de que se tem registro no mundo com o objetivo de erradicação de plantios ilícitos de Cannabis.

Dados da UNODC indicam que anualmente, em média, aproximadamente 5 mil toneladas de Cannabis são apreendidas no mundo através de 1 milhão de operações policiais. A Operação Nova Aliança alcança números semelhantes a cada seis operações realizadas.

Apenas no ano de 2024, em cinco etapas realizadas, a Operação Nova Aliança já erradicou quase 4 mil toneladas da droga, aproximadamente 80% do que se apreende anualmente em operações policiais realizadas em todo o planeta, de acordo com os dados da própria UNODC.

Nesta última etapa do ano, levantamentos prévios de inteligência indicaram a necessidade de atuação simultânea em áreas de fronteira, como a ‘Reserva da Biosfera Mbarakayu’ (no território paraguaio) e na região fronteiriça com o município de Antônio João, no Mato Grosso do Sul. Essas áreas vêm sendo utilizadas por narcotraficantes para ocultar grandes cultivos ilícitos de maconha. As erradicações estão sendo realizadas em reservas naturais e em regiões habitadas por comunidades indígenas das etnias ‘Aché’ e ‘Guaraní Kaiowá’, visando também coibir crimes ambientais e contra os povos originários.

Leia Também:  PF deflagra operação de combate a crimes de exploração sexual infantil em Pernambuco

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024-8142

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

FICCO/PR prende homem com 700 kg de maconha em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu/PR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR) apreendeu 721,2 kg de maconha, nesta terça-feira (7/7), em Foz do Iguaçu. Um suspeito foi preso em flagrante.

Durante fiscalização, o condutor de um veículo alegou que o automóvel estava vazio. Na averiguação do compartimento de carga, os policiais encontraram caixas contendo entorpecente. Após a pesagem, a carga totalizou 721,2 kg de maconha.

Além da droga, também foram apreendidos o veículo utilizado no transporte e um aparelho celular. O homem, o veículo e o material apreendido foram encaminhados à unidade da Polícia Federal para os procedimentos cabíveis. 

A ação foi realizada de forma conjunta, com participação da ROCAM, do POP do 14º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, do Batalhão de Polícia de Fronteira e da Receita Federal.

A FICCO/PR é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar do Paraná, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
[email protected]
@pffoz

Canal para Denúncia
[email protected]

 

Leia Também:  PF deflagra operação de combate a crimes de exploração sexual infantil em Pernambuco

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA