POLÍCIA FEDERAL

PF deflagra operação para investigar disseminação de doença em espécie ameaçada de extinção

Salvador/BA. A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quarta-feira (3/12), a Operação Blue Hope, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação sobre a disseminação de agente patogênico capaz de causar grave dano à fauna silvestre, atingindo a espécie Ararinha-Azul (Cyanopsitta spixii), criticamente ameaçada de extinção.

A apuração revelou indícios de que empresas e pessoas físicas ligadas ao programa de reintrodução da Ararinha-Azul, no município de Curaçá/BA, descumpriram protocolos sanitários obrigatórios, permitindo a introdução e propagação do circovírus aviário (PBFD), doença altamente contagiosa e sem tratamento, com potencial para comprometer a sobrevivência da espécie e afetar outras aves da Caatinga. Constatou-se, ainda, resistência às medidas emergenciais determinadas pelo ICMBio, como isolamento sanitário, testagem seriada e recolhimento de aves de vida livre.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios de Curaçá/BA e Brasília/DF, visando à apreensão de aves e dispositivos eletrônicos. As diligências foram autorizadas pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro/BA.

Os investigados poderão responder pelos crimes de disseminação de doença capaz de causar dano à fauna, morte de animais da fauna silvestre e obstrução de fiscalização ambiental.

Leia Também:  PF reprime crime de atos de violência política de gênero no Tocantins

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba@pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF apreende 26 kg de haxixe e prende duas pessoas no Aeroporto de Guarulhos/SP

Guarulhos/SP. A Polícia Federal realizou, no dia 18/6, ações de fiscalização que resultaram na prisão de duas pessoas, na apreensão de 26 kg de haxixe e na retenção de um passaporte no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

No desembarque de passageiros, policiais federais prenderam em flagrante uma mulher de nacionalidade malaia que utilizou a rota Bangkok (Tailândia) – Zurique (Suíça) – Brasil para trazer entorpecentes para o país. Com ela, foram apreendidos 26 kg de haxixe.

No mesmo dia, a Polícia Federal deu cumprimento a duas decisões judiciais. Em atendimento à determinação da Justiça de Ribeirão Preto/SP, em processo de execução por dívida, foi apreendido o passaporte de uma brasileira que tentava embarcar para a França. Em outra ação, por ordem da Justiça de Paraty/RJ, um brasileiro foi preso preventivamente, ao tentar embarcar para Maceió/AL, por suposto envolvimento no crime de associação para o tráfico de drogas.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (11) 2445-3870
Instagram: @pfsaopaulo

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF realiza operação para combater a falsificação de documentos

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA