POLÍCIA FEDERAL
PF deflagra operação contra fraudes bancárias e lavagem de dinheiro na Bahia
Salvador/BA. A Polícia Federal deflagra, nesta quinta-feira (13/11), a Operação Worms 2 – “Não Seja um Laranja”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em fraudes bancárias, furto qualificado, estelionato majorado e lavagem de dinheiro, que utilizava contas de terceiros (“laranjas”) para movimentar valores ilícitos oriundos de furtos e fraudes contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras.
A ação integra Força-Tarefa Tentáculos, iniciativa que tem como um dos pilares a cooperação com instituições bancárias e financeiras para o combate às fraudes eletrônicas.
Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, 23 medidas cautelares diversas da prisão e um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Justiça Federal. As diligências ocorrem em Vitória da Conquista/BA e Salvador/BA.
A investigação, iniciada a partir das operações Worms e Não Seja Um Laranja, revelou que o grupo criminoso possuía um esquema de lavagem de dinheiro, utilizando instituições de pagamento, plataformas de apostas online e criptoativos para dissimular a origem ilícita dos valores. Relatórios de inteligência financeira apontaram movimentações superiores a R$ 6,9 milhões, entre 2023 e 2024. Há indícios de que parte desses recursos tenha origem no tráfico de drogas, reforçando a conexão com outras atividades ilícitas.
Além dos mandados, foi determinado o bloqueio judicial de contas bancárias e ativos financeiros dos investigados, visando descapitalizar a organização criminosa. Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado, estelionato majorado e lavagem de dinheiro.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba@pf.gov.br
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF, em ação conjunta, prende homem por descaminho e apreende 94 volumes de eletrônicos no PR
Curitiba/PR. Na tarde desta sexta-feira (18/9), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Paraná (FICCO/PR), a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Paraná, prendeu um homem por descaminho e apreendeu 94 volumes de aparelhos eletrônicos durante fiscalização realizada na BR-277, no município de Balsa Nova/PR.
A ação ocorreu durante a abordagem de uma carreta, após análise de risco indicar a necessidade de fiscalização do veículo. Durante a vistoria, as equipes conferiram a documentação apresentada e, na sequência, inspecionaram o compartimento de carga. Após a retirada de parte dos pneus transportados, foram localizadas diversas caixas contendo aparelhos eletrônicos, entre eles celulares e câmeras de vídeo, totalizando aproximadamente 94 volumes.
Diante da constatação, em tese, da prática do crime de descaminho, o motorista recebeu voz de prisão e foi cientificado de seus direitos constitucionais.
O homem foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para a adoção das medidas de polícia judiciária cabíveis. O caminhão e a mercadoria apreendida foram encaminhados à Receita Federal, que realizará os procedimentos fiscais para apuração do valor do crédito tributário supostamente evadido.
Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Contato: (41) 3251-7809
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
MATO GROSSO7 dias atrásElefante Sandro inicia preparação para deixar zoológico e seguir para santuário em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT2 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO3 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJanaína Riva nega pedido de votos para Fávaro e diz que estará em vários palanques
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
ESPORTES5 dias atrásFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT7 dias atrásMP recomenda suspensão de novos pacientes em clínica de reabilitação
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMendonça mira Moraes enquanto casos de Toffoli, Fux e Nunes Marques têm tratamentos diferentes no STF
