POLÍCIA FEDERAL
Operação resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão no Pará
Belém/PA – A Polícia Federal, em operação com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho, resgatou três trabalhadores em condições análogas à escravidão, durante operação realizada entre os dias 15 e 19/05.
Também foram identificados 24 agricultores em condições precárias, durante diligências em fazendas que passam pelos municípios de Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel, Barro Branco, Vigia, Terra Alta, São Caetano de Odivelas e São João da Ponta, todos no estado do Pará. Cinco pessoas foram indiciadas pelo crime.
A operação partiu de denúncias recebidas pelos três órgãos sobre a situação degradante de trabalhadores que cultivavam açaí e mandioca, em diversas propriedades cercadas de mata fechada, a horas de distância de qualquer centro urbano. A PF havia aberto três inquéritos e, no início da semana, partiu em diligências, reunindo 14 agentes de segurança dos órgãos envolvidos.
Os funcionários foram encontrados sem equipamentos, primeiros socorros, banheiro e sem água potável. A comida era precária, com jornadas exaustivas e sem formalização de documentos trabalhistas.
Três deles estavam em situação precária e foram retirados do local com urgência, tendo a relação de trabalho finalizada de imediato e ficando sob responsabilidade do MPT. Os trabalhadores e suas famílias dormiam em um barraco de madeira, com dezenas de morcegos no teto, com excesso de sujeira, óleo e até produtos químicos.
Outros 24 trabalhadores continuam onde já moravam e voltam a trabalhar quando os patrões cumprirem as exigências trabalhistas. Outros casos são analisados durante o inquérito e a operação deve ir a mais propriedades nas próximas semanas.
Os indiciados são proprietários e gerentes das fazendas, que foram ouvidos pela PF durante a operação.
Comunicação Social da PF no Pará
Contato: 91 98393-0775
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
FICCO/PR, em ação conjunta, apreende cerca de 731 kg de maconha
Foz do Iguaçu/PR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), em ação conjunta com equipes do Serviço Reservado e do Choque do 14º BPM, da CIROCAM, do BPFron, da DINT, da ARI/CME, da SENAPPEN e da RFB, apreendeu cerca de 730,8 kg de maconha, nessa quinta-feira (13/8), em Foz do Iguaçu.
A ação ocorreu após análise e compartilhamento de informações que apontavam três conjuntos de veículos de carga, provenientes do Paraguai, possivelmente utilizados para o transporte de entorpecentes.
Durante as diligências, os três conjuntos foram localizados e vistoriados. Em um dos semirreboques, as equipes encontraram volumes de maconha ocultos em meio à carga lícita. A análise de documentos, das placas e dos registros de passagem também apontou vínculos entre os três conjuntos.
Ao todo, foram apreendidos três cavalos mecânicos, três semirreboques, aproximadamente 730,8 kg de maconha, dois aparelhos celulares, documentos e uma placa veicular.
A FICCO/PR é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar do Paraná e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.
Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
[email protected]
@pffoz
Canal para Denúncia
(45) 98821-4326
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
MATO GROSSO3 dias atrásWania Dantas, ex-presidente do CRO-MT, entra no radar para vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVirginia Mendes reage a operação, defende Francisco Lopes e questiona exposição de familiares
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT amplia mobilização para doação de sangue e chama servidores e comunidade para ajudar a reforçar estoques
-
POLÍTICA MT4 dias atrásO homem por trás da barba: agro, convicções e superação marcam trajetória de Nelson Barbudo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós Operação, Pivetta mantém Fábio Garcia como vice e sai em defesa de Mauro Mendes
-
POLÍTICA MT3 dias atrásFábio Garcia desiste de disputar vice de Pivetta e deve buscar novo mandato na Câmara
-
SAÚDE6 dias atrásMinistro da Saúde realiza visitas técnicas em Santa Casa de Curitiba e Hospital Angelina Caron, em Campina do Sul (PR)
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVantagem de Wellington sobre Pivetta despenca de 26 para 8 pontos


