POLÍCIA FEDERAL

Força-tarefa resgata idosa vítima de trabalho escravo doméstico em Aracaju

Aracaju/SE. No dia 27/5, uma força-tarefa integrada pela Polícia Federal, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SE) e pela Auditoria-Fiscal do Trabalho resgatou, na capital sergipana, uma idosa de 66 anos submetida a condições análogas à escravidão no trabalho doméstico. A vítima vivia há mais de 40 anos na residência dos empregadores, sem receber salário, sem direito a férias ou descanso semanal.

A operação foi deflagrada após o recebimento de denúncia anônima e realizada com autorização judicial. No local, as equipes constataram graves violações de direitos fundamentais. Este é o primeiro caso de resgate por trabalho escravo doméstico registrado no estado de Sergipe.

A vítima e os empregadores foram ouvidos na sede do MPT-SE, onde foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o pagamento das verbas rescisórias devidas. O caso segue sob sigilo.

A ação contou com o apoio da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/SE) e da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, que forneceu acolhimento institucional e atendimento psicossocial à vítima.

Leia Também:  PF apura irregularidades na gestão de recursos previdenciários no AM

Combate ao trabalho escravo

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de dois mil trabalhadores já foram resgatados de condições análogas à escravidão em 2024. No âmbito doméstico, 19 pessoas foram resgatadas em todo o país neste ano.

Denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

Disque 100
Sistema Ipê: https://ipe.sit.trabalho.gov.br/#!/
Comunica PF: https://apps.pf.gov.br/r/comunicapf/comunicapf
Site do MPT-SE: www.prt20.mpt.mp.br

Comunicação Social da Polícia Federal em Sergipe
Contato: (79) 79 98124-8401 / (79) 3234-8502
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF prende homem em flagrante por suspeita de lavagem de dinheiro no Piauí

Teresina/PI. A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem, na tarde desta sexta-feira (19/6), no momento em que realizava saque em espécie no valor de aproximadamente R$ 1 milhão, em agência bancária localizada no centro de Teresina/PI. Na ocasião, foram apreendidos valores, comprovantes bancários e um aparelho celular.

A ação foi motivada por informações que apontavam movimentações financeiras suspeitas, incompatíveis com a capacidade econômica das empresas vinculadas ao investigado, bem como por indícios de que as operações realizadas por essas empresas estariam relacionadas a contratos celebrados com a Administração Pública.

As investigações apontam indícios de lavagem de dinheiro, com utilização de saques em espécie para ocultação de valores. Outras pessoas foram identificadas e poderão ser investigadas.

O homem preso foi encaminhado à Central de Flagrantes e permanece à disposição da Justiça.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí
[email protected]
(86) 99928-9524
@pf.piaui

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF fiscaliza segurança de grande evento em São Miguel do Iguaçu
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA