POLÍCIA FEDERAL
FICCO/ES prende líder de facção criminosa
Vitória/ES. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) prendeu, nesta quarta-feira (6/11), o líder de uma facção criminosa que comandava uma violenta disputa por territórios na região de Jacaraípe, na Serra/ES. O criminoso, condenado por associação ao tráfico, estava foragido há mais de um ano.
O líder foi localizado em uma propriedade de luxo em Cariacica/ES, onde vivia em um sítio alugado por R$ 700 a diária. Mesmo à distância, ele continuava a comandar o tráfico de drogas e a organizar disputas territoriais que impactavam a segurança local.
A identificação e captura foram realizadas por meio de diligências minuciosas dos agentes da FICCO/ES, que monitoraram suas atividades e efetuaram a prisão de forma segura, sem risco para a população. Essa ação demonstra a eficácia da cooperação interagências e do uso de inteligência compartilhada no combate ao crime organizado.
Sobre a FICCO/ES – A FICCO/ES é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana.
Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo
E-mail: [email protected]
Instagram: @pfespiritosanto
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF deflagra operação contra fraudes previdenciárias e inserção de dados falsos em sistemas do INSS na Bahia
Salvador/BA. A Polícia Federal deflagrou na Bahia, nesta terça-feira (19/5), a Operação Colina com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado à manutenção e prorrogação ilegal de benefícios previdenciários por incapacidade, mediante a manipulação de sistemas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, na capital Salvador e nas cidades baianas de Nazaré e Vera Cruz. As medidas judiciais foram expedidas pela 17ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia.
Início das investigações
As investigações, iniciadas a partir de relatórios da Coordenação de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social (COINP/MPS), apontaram que um servidor do INSS, lotado em Salvador/BA, realizaria remarcações indevidas e sucessivos adiamentos injustificados de perícias médicas.
A manobra impedia que os segurados fossem avaliados por peritos médicos oficiais, promovendo a renovação e o pagamento automático dos auxílios-doença por incapacidade temporária de forma continuada e irregular. Constatou o adiamento de perícias sob falsas alegações, como a de “falta de atendimento médico”, no mesmo dia em que as agências funcionavam normalmente.
Fluxo financeiro
O aprofundamento das apurações e a análise de quebras de sigilo bancário revelaram um fluxo financeiro suspeito. Foi identificada a suspeita de que intermediários recolheriam valores de beneficiários, muitos dos quais já haviam sido investigados em ações anteriores da PF, e repassariam vantagens pecuniárias indevidas ao servidor responsável pelas inserções fraudulentas nos sistemas corporativos da Previdência.
Os investigados poderão responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informações e corrupção passiva, além de outros delitos correlatos que venham a ser formalizados no curso do inquérito policial.
O material apreendido durante o cumprimento das buscas será submetido à análise pericial e de inteligência policial com o intuito de dimensionar o montante total do prejuízo causado aos cofres públicos e identificar novos envolvidos no esquema.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba@pf.gov.br
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande5 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
ECONOMIA7 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
