NACIONAL

Webinário dialoga sobre uso do Novo PAR nos planos decenais

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu nesta segunda-feira, 13 de outubro, o webinário Rede Nacional de Formação e Assistência Técnica do Plano de Ações Articuladas (RenaPAR) – Novo PAR, Planos Decenais, participação social e intersetorialidade.

O objetivo do encontro foi discutir as inovações e potencialidades da plataforma na construção dos planos decenais dos estados, municípios e do Distrito Federal, potencializando a participação social e a intersetorialidade. O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e teve como público-alvo coordenadores e articuladores da RenaPAR, além de representantes das secretarias municipais, estaduais e distrital de educação.

Os Planos Decenais de Educação são documentos de planejamento estratégico que estabelecem diretrizes, objetivos e metas para a educação em um país, estado ou município por um período de dez anos. Já o Novo PAR é uma ferramenta estratégica para planejar e monitorar políticas educacionais, e os planos decenais são instrumentos fundamentais para garantir coerência, continuidade e foco nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Leia Também:  Enem 2026: saiba como pedir isenção da taxa de inscrição

A atividade integra a agenda de diálogos do Novo PAR e tem como objetivo discutir as inovações e potencialidades da plataforma na construção dos planos decenais de educação dos estados, municípios e do Distrito Federal. O foco é a ampliação da participação social e a integração intersetorial.

No webinário, o coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica da SEB, João Cesar da Fonseca Neto, falou sobre importância de construir as soluções em conjunto com representantes municipais e estaduais de educação e sobre o fortalecimento do regime de colaboração.

Segundo ele, o webinário apresentou o que é a intersetorialidade e sua relação com Novo PAR como instrumento de implementação dos planos decenais em parceria com a participação social dos conselhos e dos fóruns de educação.

“São assuntos que têm aparecido bastante no nosso diálogo com os articuladores da RenaPAR. Essa é uma estratégia para que a gente possa ter uma capilaridade nos territórios, sobretudo nos municípios, na formação e na capacitação para elaboração da etapa de planejamento do Novo PAR”, observou.

Leia Também:  MEC participa de reunião sobre segurança alimentar

O debate contou ainda com a presença do diretor de Programa da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Armando Simões; da diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino da Sase, Selma Rocha; e da coordenadora-geral de Projetos de Intersetorialidade da Sase, Eglaisa Cunha.

O webinário é realizado em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Viaje por São Miguel das Missões (RS), um encontro com a história do Brasil

Entre igrejas de pedra, esculturas sacras e vestígios de construções que atravessaram séculos, São Miguel das Missões (RS) preserva um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1983, o local guarda as ruínas do antigo povoado de São Miguel Arcanjo, criado por missionários jesuítas e indígenas guaranis durante o período colonial.

Instalado entre os séculos 17 e 18, no território que hoje corresponde ao Brasil e à Argentina, o sítio integra um conjunto de antigas missões. Essas comunidades foram criadas pelos jesuítas para catequizar os povos guaranis, mas também funcionavam como centros de moradia, agricultura, educação, música, arte e produção artesanal.

Com o fim das missões, parte das construções foi abandonada e as ruínas preservadas hoje ajudam a contar essa história.

Reconhecimento

A Unesco reconheceu São Miguel das Missões por preservar o mais importante conjunto preservado das Missões Jesuítico-Guaranis no Brasil. As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, da praça central e de outras estruturas do antigo povoado ajudam a compreender como viviam indígenas guaranis e missionários jesuítas entre os séculos 17 e 18.

O sítio brasileiro integra um Patrimônio Mundial compartilhado com quatro antigas missões na Argentina, formando um dos mais importantes conjuntos históricos da América do Sul.

O que fazer

Leia Também:  MEC lança campanha "O Enem transforma vidas"

Entre os principais atrativos estão:

  • Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo: principal atração da cidade, reúne as ruínas da antiga igreja, da torre e de construções que faziam parte do povoado missioneiro.

  • Museu das Missões: apresenta imagens sacras, esculturas e objetos produzidos nas antigas missões, além de ajudar o visitante a entender a organização desses povoados.

  • Espetáculo Som e Luz: realizado à noite, usa iluminação e narração para contar a história das Missões Jesuítico-Guaranis.

  • Praça das Missões: em frente às ruínas, oferece uma das principais vistas do conjunto histórico.

  • Artesanato missioneiro: produzido por artesãos da região, reúne peças inspiradas na cultura guarani e na história das missões.

Quem estiver de carro pode aproveitar a viagem para conhecer outros destinos da Rota das Missões, como Santo Ângelo, São João Batista e o Santuário do Caaró, que ajudam a compreender a história da presença jesuítica no Sul do Brasil.

Quando visitar

São Miguel das Missões pode ser visitada durante todo o ano. Entre outubro e maio, as temperaturas são mais altas e favorecem os passeios ao ar livre.

Entre os principais eventos estão:

  • Espetáculo Som e Luz: realizado regularmente junto às ruínas.

  • Réveillon nas Missões: com apresentações culturais.

  • Semana Nacional dos Museus: com programação especial no Museu das Missões.

  • Semana Farroupilha: celebrada em setembro, com atividades culturais em toda a região.

  • Celebrações religiosas e eventos ligados à cultura missioneira: ao longo de todo o ano.

Leia Também:  Enem 2026: saiba como pedir isenção da taxa de inscrição

Como chegar

São Miguel das Missões está localizada na Região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. O acesso mais rápido é pelo Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, a cerca de 50 quilômetros do município. A partir dali o trajeto pode ser feito de carro, ônibus ou traslado.

Também é possível chegar pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Nesse caso, a viagem até São Miguel das Missões é feita por rodovia, em um percurso de aproximadamente 480 quilômetros.

Para quem viaja de carro, o principal acesso é pela BR-285, que liga a cidade a municípios da Região das Missões e a outras rodovias do estado.

Patrimônio Mundial

A Lista do Patrimônio Mundial reúne locais reconhecidos pela Unesco por sua importância cultural, natural ou histórica para a humanidade. Os bens inscritos são considerados de valor universal excepcional e passam a integrar uma relação internacional de patrimônios, cuja preservação é de interesse mundial.

O Brasil possui atualmente 26 bens inscritos na lista, distribuídos entre as categorias Cultural, Natural e Mista.

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA