NACIONAL
Turismo sustentável e qualificação em pauta na reta final da COP30
Na noite dessa quinta-feira (20), às margens da Baía do Guajará, em Belém (PA), sede da COP30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, conduziu o “Encontro Amazônia Global – Lideranças pelo Futuro do Turismo”. O evento contou com a participação de representantes da ONU Turismo, do Governo do Basil e de gestores municipais paraenses e internacionais e teve como objetivo reafirmar o compromisso do setor com a agenda climática global.
No encontro, foi defendida a consolidação de um modelo turístico sustentável, capaz de combinar preservação ambiental, inclusão social e geração de renda a comunidades amazônicas – especialmente aquelas que vivem sob a copa das árvores. Durante o evento, houve o anúncio de um investimento de R$ 1 milhão na qualificação turística dos municípios, iniciativa que reforça o papel estratégico do ramo como alavanca do desenvolvimento verde no Brasil e no mundo.
“O turismo sustentável é hoje uma das ferramentas mais poderosas para proteger nossas florestas e transformar realidades. Quando fortalecemos iniciativas locais, valorizamos quem cuida do território, geramos empregos e criamos oportunidades sem destruir a natureza”, afirmou o ministro Celso Sabino, que foi reeleito recentemente presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, na Assembleia Geral do órgão em Riad, capital da Arábia Saudita.
Também presente, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou o apoio direto às prefeituras e detalhou o aporte destinado ao fortalecimento das ações locais. “Estamos destinando R$ 1 milhão para que os gestores municipais possam investir em qualificação do turismo em seus municípios, fortalecendo iniciativas que unem sustentabilidade, desenvolvimento econômico e protagonismo local”, explicou. Segundo Ana Carla, a medida foca na base da transformação do setor. “Essa COP marca um compromisso concreto com um turismo que transforma vidas e coloca as comunidades da Amazônia no centro da estratégia nacional”, completou a secretária.
O diretor da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, Heitor Kadri, reiterou a necessidade de soluções alinhadas à transição ecológica global. “O turismo só terá futuro se estiver profundamente conectado a processos sustentáveis e a cadeias produtivas que respeitem o meio ambiente. Nosso papel é ajudar a construir esse ecossistema com responsabilidade e inovação”, apontou Kadri, que comanda o Escritório Regional da entidade no Rio de Janeiro (RJ).
O encontro teve ainda a presença de gestores de turismo de diversos países e representantes do governo brasileiro, além de prefeitos e secretários municipais de Turismo do Pará, que apresentaram experiências e desafios para desenvolver o turismo sustentável em seus territórios, com ênfase na geração de renda e qualificação profissional.
A iniciativa consolidou a COP30 como um marco para a internacionalização do turismo amazônico e reforçou o papel do Brasil como liderança global em turismo climático e regenerativo.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Encceja 2026: provas serão aplicadas neste domingo (23/8)
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2026 ocorre neste domingo, 23 de agosto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aplicará as provas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Com a proximidade das provas, os inscritos devem estar atentos às regras para evitar contratempos.
Para participar do exame, é obrigatória a apresentação de documento oficial, original e com foto. Os participantes brasileiros devem apresentar um dos seguintes documentos:
- Cédula de Identidade (RG) emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Documento de identidade expedido por ordens ou conselhos de classe com validade legal;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (emitida a partir de 27 de janeiro de 1997);
- Documentos digitais com foto (e-Título, CNH Digital, RG Digital ou CIN Digital) acessados em aplicativos oficiais.
Já os participantes estrangeiros devem apresentar:
- Passaporte;
- Identidade emitida pelo Ministério da Justiça (inclusive para refugiados);
- Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM);
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);
- Documento de identidade civil ou equivalente emitido por países do Mercosul ou associados;
- Documentos digitais com foto (CRNM ou DPRNM) acessados pelo aplicativo Carteira Digital do Migrante.
Além do documento oficial com foto, o participante deve levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica tinta preta, em material transparente.
Cartão de Confirmação – A novidade deste ano é a possibilidade de consultar o local de prova do Encceja 2026 também pelo telefone 0800 616161, da Central de Atendimento do Inep. O novo serviço utiliza um assistente virtual para realizar a consulta automatizada ao endereço de aplicação do exame.
Para fazer a consulta, o participante deve ligar para o número e seguir as orientações do atendimento. O participante encontrará uma opção específica para consultar o local de prova do Encceja. Durante a ligação, será necessário informar o CPF para identificação e confirmar os dados pessoais. Após essa etapa, o sistema disponibiliza o endereço do local de prova do Encceja 2026.
Além da consulta pela Central de Atendimento, o local de prova também pode ser verificado na Página do Participante do Encceja. No ambiente, o participante pode acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição, que apresenta informações como o endereço do local de aplicação, a data e os horários do exame, entre outros dados relacionados à participação.
Horários – As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e da tarde. No primeiro turno, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h.
Já no segundo turno, os portões serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. A aplicação da tarde começa às 15h30 e vai até as 20h30. Os participantes com direito a tempo adicional terão 60 minutos a mais, após os horários previstos para encerramento das provas, para finalizar o exame. A aplicação seguirá o horário de Brasília.
Para os participantes que farão a avaliação do ensino fundamental, as provas I (Ciências Naturais) e II (Matemática) serão aplicadas durante a manhã, e as provas III (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação) e IV (História e Geografia), à tarde.
Para os participantes que farão a avaliação do ensino médio, as provas I (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e II (Matemática e suas Tecnologias) serão aplicadas durante a manhã, e as provas III (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação) e IV (Ciências Humanas e suas Tecnologias), à tarde.
Objetos – Antes de entrar na sala de provas, os participantes devem guardar, no envelope porta-objetos, itens como o telefone celular e outros equipamentos eletrônicos (desligados e sem emitir qualquer som), além de outros pertences não permitidos, como tablet, pulseiras e relógios inteligentes. A Declaração de Comparecimento, se for o caso, também deve ser guardada no envelope.
Confira o edital do exame
Acesse o Sistema Encceja
Saiba mais sobre o Encceja
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásBarbudo aposta em vitória de Pivetta no primeiro turno e reforça apoio à reeleição
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza
-
POLÍCIA FEDERAL4 dias atrásCandidato ao Senado antecipa suposta operação da PF em MT e levanta suspeita de vazamento
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVídeo recortado do debate em que Wellington diz ser médico-veterinário ao responder pergunta sobre saúde viraliza na rede
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos mira bancada histórica na ALMT e Max Russi projeta eleger até sete deputados
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo detonando Reinaldo Moraes, vice de Wellington Fagundes, viraliza na rede
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGalvan chama Wellington de “melancia” e declara apoio a Pivetta que classifica como “direita raiz”
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington Fagundes inicia campanha ao Governo de Mato Grosso com gravação de programas e inserções eleitorais


