NACIONAL
Salão do Turismo proporciona integração e fortalecimento do setor, avaliam participantes
O 9º Salão do Turismo, a maior vitrine do setor no país, em São Paulo (SP), iluminou as singularidades turísticas do Brasil sob diferentes perspectivas. É o que indicaram representantes dos vários estados presentes no evento, promovido pelo Ministério do Turismo e que, desde a última quinta-feira (21.08), ocupou três pavilhões do Distrito do Anhembi, na capital paulista.
Para Cristiane Silva, coordenadora de Regionalização da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, o formato da feira, com estandes de igual tamanho para todas as regiões, proporcionou competitividade aos destinos e maior integração. “O evento nos proporcionou grande visibilidade, muito além do espaço físico. Nas redes sociais, tivemos mais de 500 mil visualizações durante o evento”, dimensionou.
Alessandra Xavier, coordenadora de Regionalização da Secretaria de Turismo do Paraná, enalteceu o intercâmbio de experiências. “O evento proporcionou uma troca muito boa de experiências entre os estados e diferentes instâncias e governanças. Foram três dias de muitas trocas e ideias”, celebrou. Dirlei Rofner, diretora de Políticas Públicas de Santa Catarina, completou: “tivemos um estande sempre lotado. O design ‘clean’ do Salão garantiu harmonia entre os estados, foi excelente!”,
Gabriel Braz, da Diretoria de Produtos Turísticos da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, também ressaltou a natureza integradora do Salão. “É muito importante participar para apresentar o melhor que o Brasil tem a oferecer. Tivemos muitas trocas com os visitantes e outros estados. O saldo final é muito positivo e agregador para o nosso turismo. Foi uma experiência única”, definiu.
“A participação no Salão foi extremamente positiva”, avaliou Mônica Samia, secretária executiva de Turismo do estado de São Paulo. “Tivemos aqui uma diversidade grande de ações, muitas experiências e conteúdo sobre sustentabilidade, inovação, lançamentos de roteiros e muitas parcerias entre os níveis federal, estadual e municipal. O evento serve para essa integração, e a gente está muito feliz”, acrescentou Mônica.
Leonardo Resende, da Gerência de Governança Turística do Mato Grosso do Sul, também comemorou o Salão do Turismo como vitrine para reforçar produtos consagrados e, ainda, lançar novidades, fortalecendo o setor nacionalmente. “Estamos felizes de apresentar o nosso destino aqui ao resto do Brasil. O público está comprando bastante”, apontou.
Para Raquel Azevedo, coordenadora de Turismo da Secretaria de Turismo de Sergipe, enfatizou que o Salão fortaleceu a exposição de destinos e produtos na área. “Além de integrar vários segmentos dentro do turismo, o evento agrega muito conhecimento para ser replicado em cada região. Sergipe já é presença confirmada no Salão de 2026”, adiantou.
Jurema Chaves, da Secretaria de Turismo do Piauí, afirmou que as expectativas com o evento foram superadas. “A nossa participação foi maravilhosa! O nosso estande foi bastante visitado, as pessoas levaram muitos materiais para conhecer o nosso estado. O Salão do Turismo é uma experiência muito enriquecedora, uma troca de experiências com outras regiões do Brasil”, elogiou.
Já Sylas Martins, subgerente de Promoção Nacional do Rio Grande do Norte, frisou que a presença do estado no Salão do Turismo permitiu apresentar a cultura local com mais detalhes. Martins também celebrou o interesse dos visitantes pelos destinos brasileiros. “A participação no Salão do Turismo foi muito interessante”, opinou.
“A participação de Rondônia no Salão do Turismo foi muito importante e com ótimos resultados”, comemorou Roneida Paiva, da Secretaria de Turismo de Rondônia. Alessandra Azevedo, diretora de Produtos Turísticos da Secretaria de Turismo do Pará, por sua vez, disse que todos os estados da região Norte do Brasil estão unidos no sentido de promover a Amazônia, valorizando experiências focadas em natureza e sustentabilidade.
“A participação do Amazonas foi muito importante no Salão do Turismo. Os visitantes se mostraram muitos interessados em conhecer a Amazônia e viajar pelo Brasil. O nosso balanço é muito positivo”, comentou Adelson Pacheco, da Amazonastur, a Empresa Estadual de Turismo. Gabriel Flores, diretor de Planejamento do Turismo do Amapá, também fez um balanço muito positivo da participação do Norte brasileiro no encontro. “Estamos muito satisfeitos e felizes com o Salão do Turismo, que dá visibilidade ao Programa de Regionalização”, observou.
Bruno Brito, diretor de Turismo de Roraima, analisou que o Salão reflete a essência do mercado brasileiro do setor. “Tivemos um balanço extraordinário, canalizando muitos clientes. O resultado da nossa participação no Salão é uma projeção sensacional! O Salão tem uma importância única para projetar de maneira igual os destinos, respeitando as singularidades e oferecendo competitividade”, sublinhou.
O SALÃO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo envolveu as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
O evento foi organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo, além do apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional e de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Zaqueu Rodrigues
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Turismo corporativo cresce 10%, supera R$ 6 bilhões de faturamento e bate recorde em 2026
O turismo corporativo brasileiro alcançou um faturamento recorde de R$ 6,06 bilhões entre janeiro e maio de 2026, consolidando o ritmo de crescimento do segmento neste ano. O resultado é o melhor da série histórica para o período, que teve início em 2022. O valor representa um avanço de 10% em relação ao mesmo período de 2025, quando o setor movimentou R$ 5,52 bilhões.
Considerando apenas o mês de maio, o turismo corporativo movimentou R$ 1,188 bilhão, o melhor resultado da série histórica. O valor é ligeiramente superior ao registrado no mesmo mês de 2025, quando foi de R$ 1,185 bilhão.
Os dados, consolidados pelo Ministério do Turismo (MTur), são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que monitora o desempenho de 11 segmentos ligados ao turismo de negócios no país.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os números refletem a confiança do empresariado no cenário econômico brasileiro. “Quando o turismo corporativo cresce, toda a cadeia turística se beneficia: do hotel ao restaurante, do taxista ao setor de aviação. O turismo de negócios é um motor poderoso de geração de emprego e renda. Este recorde histórico mostra que, desde o início do governo Lula, o Brasil voltou a planejar, voltou a investir e, acima de tudo, voltou a crescer”, afirmou.
Entre os segmentos analisados, os serviços aéreos lideraram a movimentação financeira no acumulado do ano. De janeiro a maio, o setor faturou R$ 3,63 bilhões, registrando crescimento de 14% na comparação com o mesmo período do ano passado. A hotelaria também manteve desempenho positivo, com alta de 3,78% no período e faturamento de R$ 1,77 bilhão.
Os maiores avanços percentuais, no entanto, foram observados em segmentos específicos, de janeiro a maio de 2026, na comparação com o ano passado. O seguro-viagem apresentou expansão de 84,21%, alcançando R$ 17,2 milhões em faturamento. Já os serviços de transfer cresceram 27,76%, totalizando R$ 28,9 milhões.
Faturamento ano a ano – de janeiro a maio
-
2022: R$ 3,82 bilhões
-
2023: R$ 5,42 bilhões
-
2024: R$ 5,61 bilhões
-
2025: R$ 5,51 bilhões
-
2026: R$ 6,05 bilhões (recorde)
Faturamento ano a ano – no mês de maio
-
2022: R$ 1,09 bilhão
-
2023: R$ 1,18 bilhão
-
2024: R$ 1,1 bilhão
-
2025: R$ 1.185.417.526
-
2026: R$ 1.188.426.451 (recorde)
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA6 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
POLÍTICA MT6 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara

