NACIONAL
Publicado resultado preliminar de experiências inspiradoras
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou, nesta quarta-feira, 13 de maio, o resultado preliminar da Seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. A relação com os 1.081 projetos das redes selecionadas está disponível na página Educação Integral Experiências Inspiradoras.
No resultado preliminar, foram selecionados 26 estados, o Distrito Federal e 1.008 municípios, sendo 20 capitais. Todas as iniciativas farão parte do Mapa de Experiências Inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de novembro. Além de fazerem parte do mapa, as redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em novembro, e 75 secretarias participarão da rede de trocas.
Recurso – As secretarias não selecionadas poderão encaminhar recursos no período de 13 a 14 de maio, pela página da iniciativa, com envio de texto assinado pela autoridade máxima da secretaria de educação proponente, com os argumentos que justifiquem uma nova análise da experiência inscrita, conforme o Edital nº 1/2026, que trata da seleção.
Para fins de análise, não serão considerados novos documentos ou materiais adicionais, como relatos, publicações, entre outros. Os recursos serão analisados pela Comissão Avaliadora do Edital, e o resultado final será divulgado no dia 25 de maio.
Escola em tempo integral – O programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
Força-Tarefa prende três pessoas que tentavam sacar salário-maternidade fraudulento
A Força-Tarefa Previdenciária em Mato Grosso do Sul realizou, na tarde desta terça-feira (12), a prisão em flagrante de três pessoas, que tentaram sacar um benefício fraudulento numa agência bancária em Campo Grande (MS).
Na ocasião, duas mulheres, acompanhadas por um advogado, tentavam sacar benefícios de salário-maternidade rural com indícios de fraude. Os três foram detidos em flagrante.
Durante as investigações, foi identificado o uso de documentos e declarações com indícios de falsidade, com a finalidade de caracterizar indevidamente a condição de segurado especial.
Como as prisões ocorreram no momento do saque dos benefícios, a inciativa impediu a consumação de prejuízo aos cofres públicos.
A ação foi conduzida pela Polícia Federal e contou com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social (MPS).
Há 26 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
ECONOMIA7 dias atrásDescarbonização industrial entra em nova etapa com foco em projetos e investimentos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGisela diz que lista de ‘estupráveis’ mostra ódio às mulheres e exige reação imediata da sociedade

