NACIONAL
Previdência Social realiza 288 atendimentos durante ‘Governo na Rua’ em Macapá
O Ministério da Previdência Social (MPS) realizou 288 atendimentos em apenas 48 horas durante a feira da cidadania em Macapá, ocorrida nos dias 22 e 23 de janeiro de 2026. Do total de exames realizados, 225 foram perícias médicas. Além disso, 82,3% dos atendimentos beneficiaram diretamente moradores da capital amapaense, agilizando processos que são o sustento de centenas de famílias.
A ação do “Governo na Rua” revelou-se um instrumento crucial de justiça social, ao atingir públicos em situação de vulnerabilidade. Cerca de 51% das pessoas que buscaram atendimento do MPS declararam estar desempregadas. Além disso, a população negra (pretos e pardos) compôs 87,5% do público acolhido.
O perfil dos atendidos em Macapá também reforça a importância da Previdência Social em todas as fases da vida. Embora os idosos (acima de 60 anos) tenham representado a maior fatia do público (22,6%), chamou a atenção a busca de serviços para crianças de 0 a 9 anos, que corresponderam a 12,2% da demanda total no evento. No recorte de gênero, o público masculino foi o mais presente, somando 52,4% dos atendimentos realizados no estande.
Principais serviços realizados
Além das perícias, o MPS ofereceu suporte em diversas frentes para garantir a proteção social:
- BPC (Benefício de Prestação Continuada): 123 atendimentos realizados.
- Serviço Social: o atendimento social do INSS registrou 83 solicitações.
- Benefício por Incapacidade Temporária: 79 casos processados.
- Recursos (CRPS): o Conselho de Recursos da Previdência Social efetuou 59 atendimentos.
A presença do Governo na Rua em Macapá reforça o compromisso do Ministério da Previdência Social em desburocratizar o acesso a direitos e se colocar do lado do povo brasileiro, transformando números em cidadania real na ponta, especialmente para a parcela mais vulnerável da população.
NACIONAL
Política de Sustentabilidade do MPor avança com impacto positivo nos portos, aeroportos e hidrovias do país
A Política de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), lançada em 2025, já mobiliza os setores portuários, aeroportuários e hidroviários do país a atuarem dentro de critérios de sustentabilidade, que envolvem questões ambientais, sociais e de governança (ESG na sigla em inglês). A iniciativa estabelece parâmetros para a gestão pública e privada e busca integrar eficiência, transparência e responsabilidade socioambiental na infraestrutura logística do Brasil.
“Com a Política de Sustentabilidade, estamos estabelecendo critérios claros para orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada e incentivar práticas mais responsáveis e eficientes, com impacto direto na gestão e na operação dos modais”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca.
No primeiro ano de implementação, 64 empresas aderiram à iniciativa e 36 receberam o Selo de Sustentabilidade durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, nas categorias Bronze, Prata e Diamante, conforme o nível de maturidade das práticas ESG. “A sustentabilidade não é mais acessório, é um requisito. Ela precisa estar presente nas políticas públicas e nas ações das empresas”, pontua a coordenadora geral de Sustentabilidade do MPor, Rafaela Gomes.
No setor público, a política pública prevê uma agenda anual de projetos e estudos estratégicos. No setor privado, a adesão ocorre por meio do Pacto pela Sustentabilidade, que reúne empresas comprometidas com a agenda ESG.
O pacto também acompanha resultados e reconhece boas práticas, ampliando a previsibilidade para investimentos e fortalecendo o alinhamento entre setor público e iniciativa privada. “E o objetivo da política também é valorizar boas práticas ambientais. A ideia é que isso se traduza em benefícios para as empresas”, complementa Rafaela.
Transformação na prática
Nos setores portuário, aéreo e hidroviário, empresas já adotam práticas estruturadas de ESG, com uso de veículos mais eficientes e elétricos, sistemas de tratamento de efluentes e ações voltadas à adaptação às mudanças climáticas, promoção da equidade social, reflorestamento, descarbonização, fortalecimento da governança e igualdade de gênero.
Na categoria Diamante, a empresa Super Terminais se destaca por iniciativas de inovação energética e redução de impactos ambientais na operação. Segundo o diretor Marcello Di Gregorio, “o reconhecimento consolida a posição da empresa em inovação energética e reforça o compromisso contínuo com práticas responsáveis e de alto impacto.”
A Infraero recebeu o prêmio na categoria Bronze, sendo reconhecida pelo fortalecimento da governança e pela evolução contínua das práticas socioambientais. Para o superintendente de Governança, Riscos e Compliance da, Henrique Corrêa Baker, o selo vai além de reconhecer boas práticas. “Ele incentiva a melhoria contínua da gestão socioambiental e contribui para um setor mais eficiente e seguro.”
Contando a história
É desse movimento que nasce o “Caminhos – O Brasil conectado e contado pelos seus”. A websérie traz um olhar sobre o funcionamento do país a partir de seus principais eixos logísticos: portos, aeroportos e hidrovias, e acompanha como essas transformações se refletem dentro das empresas e no cotidiano do setor de transportes.
Mais do que estruturas, o foco está nas decisões, operações e impactos que chegam à vida real das pessoas. No primeiro episódio, “O futuro é agora: a política de sustentabilidade dos modais de transportes”, a série mostra como a Política de Sustentabilidade do MPor já se traduz em mudanças concretas na operação do setor.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
SAÚDE6 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE6 dias atrásMicro-ônibus entregues no Ceará passaram por vistoria e estão aptos para circulação e prontos para atender à população
-
SAÚDE7 dias atrásDa ciência ao cuidado: Ministério da Saúde debate estratégias para acelerar o acesso à inovação nos serviços do SUS
-
TECNOLOGIA7 dias atrásCometa PanStarrs faz sua última aparição na Terra
-
CUIABÁ7 dias atrásProcura por UPAs aumenta em Cuiabá durante período sazonal e Prefeitura reforça equipes para garantir atendimento
