TECNOLOGIA
Cometa PanStarrs faz sua última aparição na Terra
Um objeto celeste vai se mostrar no céu nos próximos dias. O nome? O cometa PanStarrs (C/2025 R3), um raro visitante vindo do Cinturão de Kuiper (uma região gelada e remota, que fica depois de Netuno). Ele estará mais brilhante e visível de 18 a 20 de abril. O Observatório Nacional (ON), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ajuda a explicar esse acontecimento.
Os cometas são pequenos corpos formados por gelo de substâncias diversas, como água, metano, gás carbônico e amônia. O astrônomo parceiro do ON Gabriel Hickel explica que cometas de regiões remotas aparecem, em média, a cada dois anos. Porém, provavelmente, esta será a última vez que o PanStarrs estará visível da Terra. De acordo com os estudiosos, a rota atual do cometa indica que ele segue para fora do Sistema Solar, e ficará vagando pela Galáxia. Estima-se que a última passagem do objeto celeste ocorreu a 170 mil anos atrás.
Pela posição do cometa no céu, as regiões Norte e Nordeste o observarão um pouco mais alto no horizonte. De 18 a 20, o PanStarrs vai estar no ponto mais próximo do Sol. “É recomendável utilizar binóculos para auxiliar nessa empreitada, mesmo que ele seja simples e de pequeno aumento” afirma Hickel.
Já nos dias de 21 a 26, o astro estará muito junto ao Sol, isso vai impedir uma visibilidade mais clara. A partir do dia 27, até 1º de maio, há uma chance de o cometa ser visto novamente, uma hora após o pôr do Sol, muito próximo ao horizonte oeste, mas isso dependerá da quantidade de gás e poeira que ele produzirá ao aproximar-se do Sol.
Como eu acho o cometa no céu?
Para encontrar o PanStarrs no céu, é preciso procurar pelos três astros mais brilhantes na direção aproximada de onde o Sol nasce no horizonte todas as manhãs. Os planetas Mercúrio, Marte e Saturno estarão em uma conjunção de planetas, ou seja, parecerão estar mais próximos um do outro. O cometa aparecerá cerca de 20 graus à esquerda dessa formação.
Para medir essa distância no céu, estenda o braço, estique os dedos e mantenha a mão reta. A distância entre a ponta do polegar e a ponta do dedo mínimo é cerca de 20 graus. Dessa forma você vai conseguir se orientar. Para ter uma visão mais clara, fuja das luzes da cidade, elas impedem a observação do corpo celeste.
TECNOLOGIA
Nota de Pesar
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista e ex-deputado estadual pernambucano Waldemar Borges, aos 67 anos, ocorrido neste sábado (4). Expressamos irrestrita solidariedade à ministra Luciana Santos, esposa de Borges, e aos três filhos do casal diante da perda familiar.
Nascido no Recife em 1958, o parlamentar construiu uma trajetória no setor público local ao longo de quase 40 anos. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele exerceu funções no legislativo e no executivo. Atuou como vereador na capital por quatro mandatos e como deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de 2011.
Sua experiência profissional incluiu passagens por secretarias de estado e a presidência da Empresa de Processamento de Dados do Recife (Emprel). Servidores e colaboradores do ministério e suas unidades vinculadas unem-se no luto e no respeito à memória do ex-parlamentar. O comunicado oficial divulgado pelos familiares ressalta que sua retidão permanece como “um farol para as próximas gerações”.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCabo eleitoral é preso em Sinop com R$ 1,8 mil e santinhos de Sheila Pedroso, Juarez Costa e Wellington Fagundes durante suspeita de compra de votos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta comemora reeleição no 1º turno e diz que já começa nesta segunda a planejar próximos quatro anos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásTRE registra 31 ocorrências e sete urnas substituídas nas primeiras horas de votação em MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásEduardo Bolsonaro abandona projeto de Wellington declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro aniquila adversários, “mata” pedras do caminho nas urnas e sai como grande vencedor político de 2026
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi lidera votação para a Assembleia Legislativa, seguido de perto por Lúdio Cabral
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPolíticos de direita de Mato Grosso se unem em apoio a Flávio Bolsonaro: “É 22 neles”
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPT reúne militância em MT e traça estratégia para tentar reduzir vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula

