NACIONAL
“Povo Fala”: o que o público do Salão do Turismo tem a dizer?
O Salão do Turismo, em São Paulo (SP), abriu as portas e rapidamente se tornou um ponto de encontro para viajantes, profissionais do setor e entusiastas de tudo o que o Brasil tem a oferecer. Logo no primeiro dia, a feira recebeu um público animado e curioso, reforçando a importância de um evento que une destinos, experiências e oportunidades em um único lugar.
O sucesso inicial do Salão pode ser traduzido em uma palavra: expectativa. Mas, afinal, o que move as pessoas a participarem de um evento como este? Para entender o que está por trás do movimento dos corredores do encontro, a Agência de Notícias de Turismo ouviu as vozes mais importantes: as dos próprios visitantes. No quadro “Povo Fala”, foram relatadas as motivações e impressões de quem estava ali, entre destinos e oportunidades.
Conexões, conhecimentos e descobertas
As conversas com os participantes revelaram uma diversidade de propósitos. Muitos, como Juliana Silva, procuravam conhecimento e networking. “A minha expectativa é absorver um pouco mais de conhecimento sobre as regiões e fazer mais networking nesse segmento”, contou Juliana, visitante paulista ligada a uma agência de viagens.
Para outros, a feira é um espaço de atualização profissional e de busca por novas oportunidades. Carla Correia, da Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba, destacou a importância de se reconectar com o mercado após a pandemia de Covid-19. “Estamos retomando as visitas às feiras para nos atualizar com o que está acontecendo”, explicou Carla, ressaltando o interesse em expandir o negócio na agricultura familiar.
Já Salete Moreira, uma nova agente de viagens de São Paulo, foi ao Salão do Turismo explorar o mercado e buscar referências para sua agência, que tem foco no segmento LGBTQIA+. “Quero saber se o Brasil está preparado para este segmento”, afirmou, mostrando que o Salão do Turismo também é um ambiente para discutir inclusão e diversidade.
O Salão como sala de aula
Para estudantes de turismo, como Kethlyn Rosa e Kethelin Fernanda, o Salão é uma extensão da sala de aula. “A faculdade motiva muito os estudantes a frequentar esse tipo de evento”, disse Kethlyn, enquanto Kethelin completou: “aqui já é a mão na massa, estamos vendo na prática o que a gente aprende na teoria”.
As amigas Heloísa Luli, Mairi Caetano e Vitória Rupero, estudantes de agenciamento de viagens, confirmaram a importância prática do evento para a formação. “É fundamental para mostrar pra gente como funciona o setor”, afirmou Heloísa.
De viajantes a expositores
A feira também atrai quem simplesmente ama viajar. José de Souza, por exemplo, que faz cerca de oito viagens por ano, foi ao evento “descobrir destinos pelo Brasil”. Para ele, o Salão do Turismo é uma ferramenta valiosa de planejamento das próximas aventuras.
Do lado dos expositores, o clima é de otimismo. Antonio Carlos Vasconcelos, do estande de Niterói, no Rio de Janeiro, disse que, apesar de ser o primeiro dia do evento, o movimento já estava alto e as expectativas para o evento eram as melhores.
As vozes do “Povo Fala” mostram que o Salão do Turismo é muito mais que uma simples feira. Trata-se de um espaço de aprendizado, de negócios, de descoberta e, acima de tudo, um lugar onde a paixão por viajar e a riqueza cultural do Brasil se encontram.
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país com descontos especiais. A iniciativa se alinha ao Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Aline Andrade
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
INSS oferece mais de 44 mil vagas ao redor do Brasil em mutirão neste fim de semana (27 e 28/6)
Neste fim de semana (27 e 28 de junho) o Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS) realizará um mutirão de atendimentos ao redor do país. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 44 mil vagas para perícias médicas e avaliações sociais.
Confira a distribuição de vagas:
Nordeste (31.546 vagas)
- Alagoas (912): União dos Palmares (750) e Maceió (162).
- Bahia (2.938): Jequié (335), Santo Antônio de Jesus (707), Feira de Santana (1.176), Itabuna, Juazeiro (240) e Irecê (480).
- Ceará (10.974): Quixadá (120), Horizonte (120), Caucaia (120), Aquiraz (120), Brejo Santo (200), Itapagé (280), Itapipoca (434), Quixeramobim (495), Sobral (628), Tianguá (638), Iguatu (660), Crateús (690), Juazeiro Do Norte (970), Parquelândia (466), Crato (993), Fortaleza – Sul (1.171) e Fortaleza – Centro-Oeste (2.869).
- Maranhão (1.155): Santa Rita (112), São Bento (220), Balsas (254), Imperatriz (15), São Luís – Deodoro (485), São Luís-Cohab (48) e São Luís-Nazaré (21).
- Paraíba (6.303): Guarabira (275), João Pessoa – Centro (1.428), Campina Grande – Dinamérica (4.200), Tambauzinho (100), Itabaiana (100), Santa Rita (100) e Sapé Esperança (100).
- Pernambuco (5.654): Garanhuns (270), Serra Talhada (475), Petrolina (670), Caruaru (1.595), Recife – Encruzilhada (2.400), Recife-Corredor Do Bispo (154) e Recife-Pina (90).
- Piauí (3.030): Oeiras (160), Campo Maior (200), Piripiri (200), São João Do Piauí (250), Floriano (294), Picos (476), Teresina – Centro (560), Aeroporto (50) e Parnaíba (840).
- Rio Grande do Norte (380): Nazaré (190) e Santa Cruz (190).
- Sergipe (200): Siqueira Campos (200).
Sudeste (5.199 vagas)
- São Paulo (1.901): São Paulo – Glicério (1.344), Cubatão (216), Itapetininga (60), Fernandópolis (7), Osasco (214) e Votorantim (60).
- Minas Gerais (1.401): Manhuaçu (228), Ituiutaba (423) e Janaúba (750).
- Rio de Janeiro (1.897): Itaboraí (120), Barra da Tijuca (175), Avenida Brasil (246), Barra do Piraí (40), Nilópolis (78), Magé (80), Macaé (180), Angra dos Reis (150), São João de Meriti (152), Bangu (144), Nova Iguaçu (182) e Volta Redonda (350).
Norte (2.382 vagas)
- Acre (308): Cruzeiro do Sul (138) e Rio Branco – Centro (170)
- Amazonas (808): Manaus – Codajás (679), APS BI (50), Compensa (14), Manacapuru (45) e Tefé (20).
- Amapá (732): Macapá (732)
- Pará (478): Altamira (413), Itaituba (15) e Santarém (50).
- Rondônia (56): Cacoal (56)
Centro-Oeste (795 vagas)
- Goiás (188): Posse (48), Santo Antônio do Descoberto (100) e Goianésia (40).
- Mato Grosso (15): Confresa (15).
- Mato Grosso Do Sul (330): Três Lagoas (76), Coxim (78), Costa Rica (78), Corumbá (78) e Campo Grande – 26 de Agosto (20).
- Distrito Federal (262): Asa Sul (50) e Taguatinga (212).
Sul (4.489 vagas)
- Rio Grande do Sul (1.440): Alvorada (384), Porto Alegre – Partenon (480) e Osório (576)
- Paraná (2.759): Ivaiporã (225), Paranavaí (360), Toledo/PR (408) e Curitiba (1.766).
- Santa Catarina (290): Joinville (290).
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
Sinop5 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL6 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto

