NACIONAL
Oficina do MEC aborda nova política de EaD e Sistema e-MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), realizou nesta sexta-feira, 27 de junho, a Oficina Nacional sobre a Nova Política de Educação à Distância (EaD) e Sistema e-MEC. O evento ocorreu no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília (DF) e foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
Voltado para os procuradores institucionais das instituições de educação superior (IES), o objetivo do encontro foi abordar as principais diretrizes do novo Decreto nº 12.456/2025, que estabelece como deve ser a oferta da educação à distância em cursos de graduação por instituições de ensino superior. A equipe da Seres apresentou ainda orientações práticas sobre o uso do sistema e-MEC no novo cenário regulatório e retirou dúvidas dos participantes.
- Leia mais: Decreto institui Nova Política de EaD
A abertura da oficina contou com a presença da secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo, e do diretor de Política Regulatória da Seres, Rafael Furtado. A secretária destacou a importância do evento e da nova política para os cursos EaD. “O Ministério da Educação apresentou ao país um novo marco regulatório para a modalidade EaD, um marco que foi construído com base em um compromisso inegociável: garantir qualidade e excelência acadêmica para todos os estudantes de graduação. Sabemos que a implementação de novas políticas exige clareza, diálogo e cooperação. E, neste sentido, o evento de hoje se propõe a ser também um espaço de escuta. Queremos ouvir as dúvidas, preocupações e sugestões das instituições. A construção de uma regulação mais transparente e eficiente exige essa troca constante.”
A secretária agradeceu, em especial, pela participação dos procuradores institucionais das IES que atuam com o sistema e-MEC e ressaltou a importância de todos os profissionais e educadores que são peças fundamentais para a implementação da Nova Política de Educação à Distância.
O Decreto nº 12.456/2025 alterou o Decreto nº 9.235/2017, que trata da regulação, supervisão e avaliação das instituições de ensino superior e dos cursos de graduação. O normativo aprimora o marco regulatório e lança as bases de uma nova política de EaD, que a qualifica e fortalece, incluindo novas diretrizes e regulamentações para a educação à distância no ensino superior brasileiro, incluindo a necessidade de adequação da infraestrutura dos polos EaD e a atualização do cadastro e-MEC.
Além de estabelecer novas regras para a educação à distância, a política também trata da oferta de cursos presenciais, cria novo formato de oferta – o semipresencial – e define as atividades on-line síncronas e síncronas mediadas (aulas interativas à distância em tempo real) como integrantes da EaD.
Em sua fala, o diretor Rafael Furtado informou que nos próximos dias será publicada uma portaria para a regulamentação de alguns aspectos do novo decreto. “Este é um momento importante para retirar dúvidas relacionadas às novas políticas, mas também sobre outras questões relacionadas ao dia a dia das instituições”, observou.
Participantes – A oficina contou ainda com a participação do diretor de Regulação da Educação Superior, Daniel Ximenes, que falou sobre as principais mudanças introduzidas pelo decreto e formatos dos cursos; da coordenadora-geral de Legislação e Normas da Educação Superior, Giovanna Gamba, que abordou as principais regras da Portaria de Transição; da coordenadora-geral de Gestão de Informação da Regulação da Educação Superior, Ana Clara Formiga, que apresentou ferramentas e funcionalidades do sistema e-MEC no novo contexto; e do coordenador de Gestão de Informação da Regulação da Educação Superior, Clécio Lopes, que retirou dúvidas dos participantes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
Enem 2026: última semana para solicitar isenção da taxa
Os estudantes interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até quinta-feira, 30 de abril, para fazer a solicitação. A data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2025. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou o prazo que terminaria no dia 24 de abril.
O pedido de isenção, bem como a justificativa de ausência, deve ser realizado na Página do Participante, por meio do login único do Gov.br. O Inep prevê a gratuidade para quem se enquadra nos seguintes perfis:
- estar matriculado no último ano do ensino médio em escola pública (em 2026);
- ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);
- ser participante do Programa Pé-de-Meia.
Independentemente do pedido de isenção, o estudante precisará fazer a inscrição no Enem em período a ser anunciado no Edital do exame. A inscrição no Enem é obrigatória, mesmo para quem solicitou a isenção e teve o deferimento concedido. A divulgação do resultado dos pedidos de isenção ocorrerá em 13 de maio.
A justificativa de ausência é destinada ao participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2025, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção na edição de 2026.
Confira o novo calendário do edital de isenção:
Pedido de isenção da taxa e justificativa de ausência: até 30 de abril
Resultado dos pedidos: 13 de maio
Prazo para entrar com recurso: de 13 a 19 de maio
Resultado dos recursos: 25 de maio
Pé-de-Meia – Os participantes do Pé-de-Meia que concluírem o ensino médio em 2026 e participarem dos dois dias de prova do Enem podem receber um incentivo adicional de R$ 200. O pagamento do incentivo extra será efetuado após confirmação da conclusão da etapa de ensino, na mesma conta bancária utilizada para as demais parcelas do programa.
CadÚnico – O participante do Cadastro Único (CadÚnico) que solicitar isenção no Enem precisa estar com a situação cadastral regular. O benefício integra o sistema de programas sociais que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. A falta de atualização no CadÚnico pode levar ao indeferimento da isenção no Enem.
A aprovação da justificativa de ausência no Enem 2025 e/ou da solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem 2026 não garante a efetivação da inscrição no Enem 2026. Os interessados devem acompanhar a publicação do edital específico, com disposições, procedimentos e prazos.
Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásComissão de Saúde se reúne para discutir situação do Samu em Cuiabá
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEmendas de Jayme Campos já garantiram 49 CRAS para Mato Grosso
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásChina confirma foco de aftosa e abates na Rússia elevam alerta no mercado
-
POLÍTICA MT3 dias atrásDeputada Eliane Xunakalo classifica dispensa de servidores e fechamento de unidades do Samu, como desmonte da política de saúde
-
POLÍTICA MT4 dias atrásComissão de Saúde cobra do Governo que reveja demissões e desativação de unidades do Samu em Mato Grosso
-
SAÚDE5 dias atrásGoverno do Brasil intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes
-
VÁRZEA GRANDE MT4 dias atrásAjuste técnico
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop destaca desenvolvimento econômico e potencialidades turísticas durante principal feira de agronegócio do Norte de MT
