NACIONAL

No Salão do Turismo, Núcleo do Conhecimento vai debater o desenvolvimento e o futuro do setor no Brasil

O Salão do Turismo repetirá a fórmula de sucesso de anos anteriores e vai novamente promover, em sua 10ª edição – que acontece de 7 a 9 de maio, em Fortaleza (CE) –, o Núcleo do Conhecimento, ambiente dedicado a debates relevantes, que vão abordar temas sobre o desenvolvimento e o futuro do setor.

Serão dois espaços, com uma programação que inclui mais de 20 palestras, além de workshops e oficinas gratuitas. O conteúdo, de alto nível, vai servir para capacitar, qualificar e inspirar profissionais, estudantes e empreendedores do setor. 

Toda a programação foi cuidadosamente pensada para atender todos os segmentos do turismo. Entre os temas que serão debatidos, estão:

  • Patrimônio Cultural Imaterial como Indutor do Turismo de Experiência;

  • Turismo na prática: como transformar experiência em renda, oportunidade e posicionamento global;

  • Turismo Náutico;

  • Tecnologias e IA aplicadas para as Políticas Públicas de Turismo;

  • Turismo em Áreas Costeiras: Planejamento e Resiliência Climática;

  • Turismo em Ação: Casos de Sucesso no Combate às Mudanças Climáticas.

“O Núcleo do Conhecimento é uma das áreas mais dinâmicas do Salão do Turismo, onde vamos debater diferentes temas, de vários segmentos. Teremos abordagens inovadoras, que, com certeza, farão a diferença para o desenvolvimento do setor em todo o país”, afirmou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

Leia Também:  Mais de 203 mil professores do PR podem solicitar a CNDB

A sequência de palestras começa já às 14h de quinta-feira, 7 de maio, no primeiro dia do Salão do Turismo. Na sexta-feira (8) e no sábado (9) a programação começa às 10h.

O Salão

Pela primeira vez no Nordeste, o Salão do Turismo é organizado pelo Ministério do Turismo e vai reunir toda a cadeia produtiva do setor em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios. O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará.

– Vai ao Salão? Saiba o que curtir em Fortaleza AQUI.

– Vai ao Salão? Saiba como chegar ao evento AQUI.

Financiamento

O Salão do Turismo deste ano também será palco da 2ª edição do “Brasil Mais Crédito para o Turismo”, que vai dar orientação técnica, esclarecimentos sobre linhas de financiamento e apoio para acesso ao crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que, inclusive, poderá ser contratado no ato. Mais informações neste link.

Leia Também:  Adesão ao Escola das Adolescências termina na sexta-feira (20)

Capacitação inédita

Gestores, empresários, representantes do poder público, estudantes e profissionais que atuam no turismo brasileiro terão à disposição uma capacitação estratégica. A qualificação vai ocorrer durante o 3º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo. Veja neste link.

Copa do Mundo

O Ministério do Turismo também vai promover um importante debate sobre os preparativos e avanços para a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que acontece no Brasil, entre os meses de junho e julho. Saiba mais aqui.

Ano Cultural Brasil-China

No dia 8, o Ministério do Turismo promove um seminário sobre o Ano Cultural Brasil-China 2026 – uma iniciativa conjunta entre os dois países para fortalecer os laços bilaterais por meio de eventos artísticos, acadêmicos e turísticos. O encontro vai reunir especialistas e representantes do setor com o objetivo de apresentar aspectos estratégicos do mercado chinês, incluindo conectividade, cultura, gastronomia, tecnologia e barreiras linguísticas. Saiba mais aqui.

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

Resolução do CMSE estabelece novas diretrizes para despacho de geração térmica

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8/7) a Resolução nº 1/2026 do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O ato normativo refere-se às deliberações relacionadas ao despacho de geração por garantia de suprimento energético (GE).

A resolução tem como objetivo otimizar os processos decisórios do colegiado, considerando a motivação técnica, os procedimentos de análise e de transparência das deliberações, durante as reuniões que tratam de despacho por GE, em atenção ao item 9.3 do Acórdão do Tribunal de Contas da União nº 922/2023-TCU-Plenário.

Acesse aqui a resolução

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone:
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Leia Também:  Está no ar o site oficial do 9º Salão do Turismo 2025
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA