NACIONAL

No coração do Brasil, uma chuva de neve e luzes: Goiânia apresenta o maior Natal gratuito do país no Especial Natal Brasil

O “Especial Natal Brasil” deixa o litoral e voa para o coração do Brasil. A próxima parada é Goiânia, em Goiás. No icônico Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Natal do Bem transformou a capital em um imenso palco com 3 milhões de pontos de luz. É um cenário grandioso onde a magia acontece: uma árvore de 40 metros de altura guia o olhar para o céu, enquanto neve artificial cai sobre o Cerrado, encantando crianças e adultos entre carrosséis, rodas-gigantes e trenzinhos – tudo com acesso absolutamente gratuito.

Só neste ano, a expectativa é receber 1,8 milhão visitantes, sendo cerca de 560 mil turistas de outras cidades, estados e até de outros países. Esse movimento turpistico aquece o comércio, a hotelaria e reafirma que grandes eventos são motores vitais para a economia, gerando mais de mil empregos diretos na produção da festa.

Além disso, o especial mostrará que o brilho de Goiânia vai além dos LEDs. O evento é um abraço de solidariedade. Pensado para acolher a todos sem distinção, o Natal do Bem oferece transporte gratuito de dois pontos da cidade e distribui pipoca e algodão-doce para garantir que a doçura da festa chegue a todos os visitantes.

Leia Também:  Brasil reafirma valorização docente em Cúpula da Unesco

A trilha sonora também tem sotaque local. O espírito natalino ganha os acordes da viola com o Natal Sertanejo, uma homenagem à poesia caipira raiz que emociona e conecta gerações. Já na Vila Gastronômica, a ceia tem gosto de cultura goiana, com risoto de cerrado, pequi, pamonha e galinhada, oferecendo pratos sociais a preços acessíveis para que a festa seja completa.

Se você quer ver um Natal que une a grandiosidade de Oscar Niemeyer com a simplicidade acolhedora do povo goiano, acompanhe a magia e a solidariedade do Natal no Centro-Oeste do nosso país, nos canais do YouTube da TV Brasil Internacional e do MTur.

O PROJETO – O Especial Natal Brasil convida o público a um verdadeiro mergulho nas tradições natalinas do Brasil. Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a EBC Internacional e cinco cidades brasileiras – Belém, Goiânia, Fortaleza, Petrópolis e Gramado -, representando cada região do país, o programa mostra como a festividade é celebrada em diferentes cantos do território nacional, por meio de costumes, sabores, histórias e modos únicos de festejar. Um passeio cultural que percorre o Brasil de Norte a Sul e evidencia toda a riqueza e a diversidade do nosso Natal.

Leia Também:  Recordista do Guinness, que 'zerou' o mapa-múndi é destaque na programação do Salão do Turismo, em Fortaleza

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

Ideb avança no ensino fundamental em Goiás

De 2023 a 2025, em uma escala de 0 a 10, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental de Goiás passou de 6,3 para 6,5 nos anos iniciais e de 5,5 para 5,7 nos anos finais. Já o Ideb do ensino médio se manteve em 4,8. Na rede pública do estado, o resultado passou de 6,1 para 6,4 nos anos iniciais; de 5,4 para 5,6 nos anos finais; e de 4,8 para 4,9 no ensino médio. Com esses resultados, o Ideb alcançou, nas três etapas avaliadas, os maiores valores da série histórica iniciada em 2005.  

“Os resultados revelam que Goiás teve, em 2025, seus melhores resultados no indicador brasileiro. Esse é o melhor Ideb da série histórica, provando que a escola dos nossos filhos é melhor que a escola que nós tivemos. Em 20 anos, o Brasil enfrentou, simultaneamente, três problemas históricos da educação: colocou mais estudantes na escola, melhorou sua trajetória e elevou a aprendizagem. Os resultados do Ideb 2025 fecham um balanço de 20 anos de compromisso nacional pelo acesso, pela permanência e pela qualidade da educação. Fizemos muito, mas ainda há muito o que fazer. Chegou a hora de um novo salto para o futuro, que é a melhoria da aprendizagem”, defende o ministro da Educação, Leonardo Barchini.

Os dados do Ideb e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes a 2025, que revelam o desempenho da educação básica brasileira, calculados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram divulgados nesta quarta-feira, 5 de agosto.  

Aprendizagem de língua portuguesa e matemática – Em uma escala que vai de 0 a 500, no 5º ano do ensino fundamental, em português, a avaliação de Goiás passou de 221,77, em 2023, para 225,30 pontos, em 2025; e em matemática, de 231,62 para 236,10. No caso do 9º ano do ensino fundamental, em português, a média passou de 269,09 para 272,08, e em matemática, de 268,63 para 274,27. Já no 3º ano do ensino médio, em português, o resultado passou de 287,46 para 290,02; e em matemática, de 284,64 para 291,06.  

Leia Também:  MME retira Lote II de leilão e garante segurança no suprimento de energia no Amazonas

“O Saeb 2025 mostra que o Brasil foi capaz de fazer em apenas quatro anos o que estudos projetavam levar uma década: recuperar a aprendizagem perdida durante a pandemia de Covid-19. Esse resultado demonstra que, com políticas públicas consistentes, investimento e o compromisso de estados, municípios, professores e estudantes, é possível acelerar a aprendizagem. Os melhores resultados de quem passa mais tempo na escola reforçam nosso plano de ampliar a educação em tempo integral e o ensino médio integrado à educação profissional, para que os estudantes aprendam mais, em segurança, e estejam mais preparados para o mundo do trabalho”, defende Barchini.   

O Saeb 2025 avaliou 5,9 milhões de alunos distribuídos por 73,7 mil escolas e 247,7 mil turmas em todo o território nacional.  

Estados – Todas as Unidades da Federação (UFs) tiveram resultados superiores nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, 24 UFs tiveram índices maiores, dois estados ficaram estáveis e um estado registrou queda. No ensino médio, 23 UFs subiram o Ideb, três mantiveram os índices de 2023 e uma registrou queda. 

O Ideb 2025 descreve a realidade de 14,5 milhões de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental em 101 mil escolas. Nos anos finais, retrata 11,2 milhões de matrículas em 61 mil escolas. Em relação ao ensino médio, os resultados do Ideb correspondem a 7,3 milhões de matrículas em 30 mil escolas. 

Ideb Ensino Fundamental | Anos Iniciais | Por UF | 2025

Leia Também:  Lançado Guia de Mediações Pedagógicas para Recomposição

Ideb Ensino Fundamental | Anos Iniciais | Por UF | 2025
Fonte: Inep/Ideb, 2025

Ideb Ensino Fundamental | Anos Finais | Por UF | 2025 

Ideb Ensino Fundamental | Anos Finais | Por UF | 2025
Fonte: Inep/Ideb, 2025

Ideb Ensino Médio | Por UF | 2025 

Ideb Ensino Médio | Por UF | 2025 
Fonte: Inep/Ideb, 2025

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), é um indicador que combina o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática no Saeb com as taxas de aprovação apuradas pelo Censo Escolar, permitindo acompanhar a qualidade da educação básica brasileira. Integra o conjunto de indicadores utilizados para o monitoramento das metas educacionais previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). Considerando que a vigência do PNE foi prorrogada até 31 de dezembro de 2025, o índice permanece como referência para o monitoramento das políticas educacionais e para a avaliação dos avanços e desafios na consecução dos objetivos estabelecidos pelo PNE durante o período de vigência.  
  
Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica, criado em 1990, é um conjunto de avaliações externas em larga escala aplicado bienalmente a estudantes da educação básica. A avaliação é composta por testes e questionários que apresentam informações sobre o desempenho dos estudantes e sobre fatores contextuais relacionados ao processo educacional. As médias de desempenho obtidas no Saeb, em conjunto com os dados de fluxo escolar do Censo Escolar, compõem o Ideb. Os resultados também permitem o acompanhamento de indicadores educacionais por escolas, redes de ensino e UFs ao longo das diferentes edições da avaliação.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA