NACIONAL
Na Câmara dos Deputados, ministro Celso Sabino detalha ações que têm gerado recordes no turismo brasileiro
Parlamentares da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados conheceram nesta quarta-feira (11.06), em Brasília (DF), as ações do Ministério do Turismo (MTur) que têm proporcionado o alcance de sucessivos recordes no setor desde o início de 2024. Durante uma audiência do colegiado, o titular do órgão do governo federal, Celso Sabino, expôs as iniciativas adotadas para reforçar o desenvolvimento sustentável do ramo, a exemplo do estímulo a viagens de brasileiros no país e à atração de visitantes estrangeiros
Sabino citou programas como o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com empresas aéreas que facilita o turismo interno; a retomada de obras de infraestrutura turística; a volta do Salão do Turismo, que reúne atrativos de todo o país; a promoção do Feirão do Turismo, que oferece descontos em serviços turísticos; o suporte a eventos como o Carnaval, o Festival de Parintins (AM) e festas juninas e a qualificação profissional gratuita na área, com a inauguração, em Belém (PA), da 1ª Escola Nacional de Turismo.
O ministro do Turismo apontou o impacto positivo das medidas. “Nunca tivemos tantos brasileiros viajando no país. Só de avião, foram 118 milhões de passagens aéreas vendidas e voadas. Em relação a 2022, aumentamos em mais de 20 milhões esse número”, comparou Sabino, destacando avanços no faturamento das locadoras de automóveis nacionais e a ampliação de empregos formais no turismo brasileiro, que já somam mais de 400 mil vagas abertas nos últimos dois anos conforme o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
INTERNACIONAL – Sabino também elencou iniciativas voltadas à ampliação do turismo internacional, como o reforço da presença do Brasil em eventos internacionais do setor, em parceria com a Embratur. O ministro enfatizou que o trabalho tem gerado avanços inéditos, a exemplo do número histórico de 4,8 milhões de visitantes estrangeiros registrado no país de janeiro a maio de 2025. Trata-se de uma alta de quase 50% ante igual período de 2024, anunciada em primeira mão por Sabino durante a audiência.
“Em 2024, passamos de 6,7 milhões de estrangeiros, um recorde histórico. Nem quando o Brasil sediou a Copa de 2014 recebemos tantos estrangeiros. O Brasil – que tem seus atrativos divulgados pelo presidente Lula em todas as suas viagens internacionais – nunca teve mais de 7 milhões de estrangeiros em um ano. Mas, nos últimos 12 meses, de março a março, passamos de 8,2 milhões de estrangeiros”, informou o ministro, frisando que os dados são calculados desde 1970 pela Polícia Federal, conforme metodologia da ONU Turismo.
Celso Sabino ressaltou que o fluxo internacional de turistas movimenta fortemente a economia brasileira, tendo atingido, de acordo com o Banco Central, R$ 42 bilhões em 2024, superando indicadores como os das exportações de café e algodão brasileiras. Outros avanços apontados foram a instalação, no Rio de Janeiro (RJ), do 1º Escritório da ONU Turismo para as Américas e o Caribe e a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo pelo Brasil, cargo para o qual o ministro Sabino foi eleito no ano passado.
O presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Marcelo Álvaro Antônio, celebrou conquistas do segmento no Brasil e elogiou a atuação de Sabino e de sua equipe. “O ministro está mostrando que chegou para consolidar o turismo, ao lado do agronegócio, como a principal força econômica do país”, enalteceu. O trabalho do ministro do Turismo foi igualmente aplaudido pelo deputado Bibo Nunes, autor do requerimento de realização da audiência. “Fico feliz de ver que estão dando a devida importância ao turismo”, declarou Nunes.
PARCERIA – O apoio do Congresso Nacional ao turismo foi exaltado por Celso Sabino durante a audiência desta quarta-feira. O ministro apontou, por exemplo, a aprovação em 2024, após mais de 10 anos, da nova Lei Geral do Turismo, fruto de uma ampla articulação junto aos relatores da matéria no Congresso Nacional e que adequa o setor a novas dinâmicas. Sabino agradeceu à Câmara dos Deputados pelo grande apoio prestado ao governo federal no sentido de favorecer o crescimento do setor em todo o território nacional.
“Tudo começou com o diálogo nessa Comissão, quando nos dispusemos a ouvir os deputados, seus anseios, suas críticas e, sobretudo, suas ideias. Conseguimos mostrar para a sociedade que o turismo une o Congresso, inclusive pessoas com pensamentos políticos distintos. A Lei Geral do Turismo foi um grande exemplo disso. Vamos fazer com que o turismo seja a atividade que gere a maior quantidade de empregos e seja a matriz mais potente da nossa economia”, conclamou Sabino, lembrando, ainda, a destinação legal ao setor turístico de recursos arrecadados junto a empresas de apostas no país.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
MEC lança referencial de equidade para gestão escolar
O Ministério da Educação (MEC) realizou, na terça-feira, 1º de julho, o lançamento do Referencial para Qualidade e Equidade da Gestão Escolar, documento elaborado para apoiar as redes públicas de ensino no fortalecimento da gestão escolar e na construção de políticas voltadas à seleção, à formação, ao acompanhamento e ao desenvolvimento de diretores escolares. O evento foi transmitido no canal do MEC no YouTube.
A abertura do evento contou com a participação da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Cesar Callegari; da diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Stefani; e da diretora-executiva da Coalizão de Gestão Escolar, Anna Penido, que ressaltaram a importância da liderança escolar como elemento estratégico para a promoção da qualidade e da equidade na educação pública brasileira.
No encontro, foram divulgados os principais elementos do referencial, contextualizando seu processo de construção, sua estrutura e as perspectivas para sua implementação pelas redes de ensino. Também foram compartilhadas experiências de construção de marcos locais de gestão escolar no estado do Piauí e no município de Vitória (ES), demonstrando como as referências nacionais podem subsidiar políticas locais de fortalecimento da gestão escolar.
O Referencial para Qualidade e Equidade da Gestão Escolar constitui uma referência nacional para orientar a atuação das lideranças escolares em todo o país. O documento propõe uma visão compartilhada sobre a gestão escolar, organizada a partir de valores e princípios, dimensões estratégicas de atuação, responsabilidades, entregas, resultados esperados e competências essenciais para o exercício da função de diretor escolar. Também apresenta orientações para o papel das secretarias de educação no acompanhamento das escolas e incentiva estados e municípios a elaborarem seus próprios marcos locais de gestão escolar, respeitando as especificidades, prioridades e contextos de cada rede de ensino.
O documento foi desenvolvido pelo MEC por meio de um processo de construção colaborativa, que reuniu especialistas, pesquisadores, dirigentes educacionais, gestores escolares, representantes das redes de ensino e organizações da sociedade civil. Sua elaboração também foi fundamentada em evidências nacionais e internacionais sobre liderança escolar e em experiências já desenvolvidas por estados e municípios brasileiros, buscando consolidar uma base comum que possa orientar o fortalecimento das políticas de gestão escolar em todo o país.
A publicação representa mais um passo da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) na consolidação de uma política nacional de fortalecimento da gestão escolar, articulando iniciativas de formação continuada, transformação digital, produção de evidências e apoio técnico às redes de ensino para garantir melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
POLÍTICA MT5 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
ESPORTES6 dias atrásCopa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
