NACIONAL

Na abertura do Festival das Cataratas, Ministério do Turismo pede adesão de todos ao “Movimento Turismo que Protege”

Publicados

em

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, participou, nesta quarta-feira (04.06), da abertura oficial da 20ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), ao lado do secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do MTur, Carlos Henrique Menezes Sobral. O evento, que é um dos mais relevantes encontros do trade turístico na América Latina, foi marcado por discursos de reconhecimento à força do setor e pelo anúncio de iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e protetivo.

Durante sua fala, Ana Carla destacou a força simbólica e transformadora do turismo, celebrando os avanços alcançados pelo setor sob a atual gestão do governo federal. Ela ressaltou o protagonismo de Foz do Iguaçu como destino turístico e o papel da cidade na construção de um modelo de turismo mais inclusivo, seguro e sustentável.

“Foz do Iguaçu tem sido essencial para que batêssemos metas históricas no turismo nacional. O setor é feito de pessoas, e é com elas e por elas que temos alcançado resultados. O turismo é, sim, do emprego, do PIB, da felicidade e, acima de tudo, do futuro. E o futuro começa hoje”, declarou a secretária.

Um dos destaques da cerimônia foi a formalização do apoio institucional ao Movimento Turismo que Protege, lançado nesta semana pelo Ministério do Turismo. A iniciativa amplia o alcance do Código de Conduta Brasil, convidando não apenas empresas do setor, mas também destinos turísticos, instituições públicas e privadas e a sociedade civil a se comprometerem com a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.

Leia Também:  Operação combate fraude milionária em quatro estados e o DF

Firmaram adesão ao movimento o Itaipu Parquetec, o Grupo Cataratas, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Instituto de Promoção Turística do Iguaçu (Visit Iguaçu). A secretária agradeceu a parceria e frisou que a escolha de Foz para o lançamento do movimento não foi por acaso. “Um destino que quer ser próspero – e Foz já é – não pode tolerar crimes como a exploração sexual infantojuvenil. Esse movimento nasce aqui, mas fala para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, também destacou o papel estratégico do turismo na transformação social e no desenvolvimento regional. Em sua fala, ele relembrou os desafios enfrentados por Foz após a construção da usina de Itaipu e celebrou a força do empreendedorismo local.

“O turismo foi a resposta ao desafio de reinventar essa cidade. Foz se desenvolveu com base naquilo que a natureza deu, o que Deus criou e o que o homem construiu com Itaipu. E hoje Itaipu reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e social, com o apoio a políticas públicas, como o Turismo que Protege, e com investimentos em projetos estruturantes no setor”, disse Enio.

Já o diretor da ONU Turismo no Brasil, Heitor Kadri, reforçou o compromisso da agência internacional com o fortalecimento do setor nas Américas. “Estamos em uma missão contínua de trazer o melhor do mundo para o Brasil e para as Américas. Este evento é um marco e um exemplo de como o turismo pode ser agente de transformação. O que está sendo feito aqui hoje reverbera internacionalmente”, afirmou.

Leia Também:  Férias de julho: dicas para uma viagem segura e divertida com as crianças

Outro anúncio importante foi a criação de um mestrado em Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a ser ofertado na Itaipu Parquetec, fortalecendo o polo acadêmico e profissional do setor na região trinacional.

FESTIVAL DAS CATARATAS – Nesta quinta-feira (05.06), o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo (MTur), Carlos Henrique Menezes Sobral, participa da programação com a palestra “Crédito e Investimento no Turismo”, às 14h, na Sala Arara Azul, no Rafain Palace Hotel & Convention.

Consolidado como um dos principais encontros do trade turístico da América Latina, o festival, que chega à sua 20ª edição, apresenta uma programação diversificada voltada à geração de negócios, à inovação e à sustentabilidade.

Entre os destaques estão a Feira de Turismo e Negócios, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o Salão MICE Cataratas, a Mostra de Turismo Sustentável e a Rodada de Negócios do Sebrae Paraná.

O evento segue até sexta-feira (06.06), com atividades direcionadas a profissionais do setor. A entrada é gratuita, mediante credenciamento.

Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

Encceja 2026: provas serão aplicadas neste domingo (23/8)

Publicados

em

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2026 ocorre neste domingo, 23 de agosto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aplicará as provas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Com a proximidade das provas, os inscritos devem estar atentos às regras para evitar contratempos. 

Para participar do exame, é obrigatória a apresentação de documento oficial, original e com foto. Os participantes brasileiros devem apresentar um dos seguintes documentos: 

  • Cédula de Identidade (RG) emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; 
  • Documento de identidade expedido por ordens ou conselhos de classe com validade legal; 
  • Passaporte; 
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (emitida a partir de 27 de janeiro de 1997); 
  • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH Digital, RG Digital ou CIN Digital) acessados em aplicativos oficiais. 

Já os participantes estrangeiros devem apresentar: 

  • Passaporte; 
  • Identidade emitida pelo Ministério da Justiça (inclusive para refugiados); 
  • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); 
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM); 
  • Documento de identidade civil ou equivalente emitido por países do Mercosul ou associados; 
  • Documentos digitais com foto (CRNM ou DPRNM) acessados pelo aplicativo Carteira Digital do Migrante. 
Leia Também:  MEC divulga calendário de matrícula na Residência Médica

Além do documento oficial com foto, o participante deve levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica tinta preta, em material transparente. 

Cartão de Confirmação – A novidade deste ano é a possibilidade de consultar o local de prova do Encceja 2026 também pelo telefone 0800 616161, da Central de Atendimento do Inep. O novo serviço utiliza um assistente virtual para realizar a consulta automatizada ao endereço de aplicação do exame. 

Para fazer a consulta, o participante deve ligar para o número e seguir as orientações do atendimento. O participante encontrará uma opção específica para consultar o local de prova do Encceja. Durante a ligação, será necessário informar o CPF para identificação e confirmar os dados pessoais. Após essa etapa, o sistema disponibiliza o endereço do local de prova do Encceja 2026. 

Além da consulta pela Central de Atendimento, o local de prova também pode ser verificado na Página do Participante do Encceja. No ambiente, o participante pode acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição, que apresenta informações como o endereço do local de aplicação, a data e os horários do exame, entre outros dados relacionados à participação. 

Horários – As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e da tarde. No primeiro turno, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h. 

Já no segundo turno, os portões serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. A aplicação da tarde começa às 15h30 e vai até as 20h30. Os participantes com direito a tempo adicional terão 60 minutos a mais, após os horários previstos para encerramento das provas, para finalizar o exame. A aplicação seguirá o horário de Brasília. 

Leia Também:  Pé-de-Meia: pagamento da 7ª parcela começa segunda (29)

Para os participantes que farão a avaliação do ensino fundamental, as provas I (Ciências Naturais) e II (Matemática) serão aplicadas durante a manhã, e as provas III (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação) e IV (História e Geografia), à tarde. 

Para os participantes que farão a avaliação do ensino médio, as provas I (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e II (Matemática e suas Tecnologias) serão aplicadas durante a manhã, e as provas III (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação) e IV (Ciências Humanas e suas Tecnologias), à tarde. 

Objetos – Antes de entrar na sala de provas, os participantes devem guardar, no envelope porta-objetos, itens como o telefone celular e outros equipamentos eletrônicos (desligados e sem emitir qualquer som), além de outros pertences não permitidos, como tablet, pulseiras e relógios inteligentes. A Declaração de Comparecimento, se for o caso, também deve ser guardada no envelope. 

Confira o edital do exame 
Acesse o Sistema Encceja 
Saiba mais sobre o Encceja 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA