NACIONAL
Ministro Silvio Costa Filho se encontra com autoridades francesas e dialoga sobre agenda ambiental e de sustentabilidade
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se encontrou, nesta quinta-feira (5), com autoridades francesas e dialogou sobre a agenda ambiental e de sustentabilidade, especialmente voltada para os setores portuário, aeroportuário e hidroviário. No segundo dia da visita oficial à França, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Costa Filho participou de encontro oficial com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
“Na reunião com o presidente Macron e o presidente Lula, discutimos uma agenda bilateral, sobretudo com foco na questão ambiental e de sustentabilidade, em que o novo combustível do futuro, o SAF, é uma prioridade nessa parceria”, disse o ministro, referindo-se ao Combustível Sustentável de Aviação, criado para reduzir progressivamente as emissões de carbono no transporte aéreo.
“O Brasil, nos próximos anos, pode se transformar em um grande exportador de SAF para o mundo. Isso dialoga com a sustentabilidade e com a descarbonização”, afirmou o ministro após o encontro, lembrando que o MPor lançou, neste ano, uma Política de Sustentabilidade, que tem como objetivo promover o transporte sustentável, reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor e adotar tecnologias e práticas inovadoras para fomentar a descarbonização, além de contribuir para garantir um ambiente igualitário e inclusivo.
Durante a visita oficial, iniciada ontem, o ministro estabeleceu uma série de reuniões bilaterais para reforçar parcerias, entre elas os encontros com executivos das empresas francesas Vinci e Air France, que já atuam no Brasil na operação de aeroportos e no transporte aéreo. Também está prevista uma reunião com a gigante francesa CMA CGM, que também opera no Brasil e deve, segundo o ministro, apresentar em breve um conjunto de investimentos no setor portuário brasileiro.
Na reunião com a prefeita de Paris, a pauta foi a formação de parcerias para programas de urbanização e cidades criativas. “Foi uma importante reunião com a prefeita Anne Hidalgo para discutir parcerias conjuntas na área do municipalismo brasileiro e francês, sobretudo entendendo as prioridades dos principais programas de urbanização e cidades criativas que estão sendo realizados em Paris”, acrescentou.
A agenda com empresários terá continuidade nesta sexta-feira, quando estão previstas reuniões bilaterais e a participação no Fórum Empresarial Brasil-França, entre outros compromissos oficiais da agenda presidencial.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
NACIONAL
Obras no Aeroporto do Recife e entorno serão acompanhadas por grupo com prefeitura, concessionária e MPor
O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, participou, nesta sexta-feira (17), da formalização do Grupo de Trabalho (GT) que acompanhará os investimentos em infraestrutura no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre (PE) e em seu entorno. A iniciativa reúne a Prefeitura da capital pernambucana, a concessionária Aena Brasil e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para garantir a integração das ações e a viabilização dos projetos previstos para o terminal.
Com foco na expansão da aviação e no fortalecimento da logística do Recife, o grupo atuará no desenvolvimento dos acessos ao novo complexo aeroportuário e no acompanhamento das intervenções urbanas ligadas ao terminal. A proposta é aproximar o aeroporto da cidade e transformar a área em um novo polo de mobilidade, serviços e negócios.
Segundo o ministro Tomé Franca, a iniciativa representa um marco para Pernambuco e reforça a visão integrada adotada pelo Governo do Brasil para o setor aéreo. “Esses investimentos representam melhorias não apenas para quem viaja, mas também para quem trabalha, produz e vive aqui. Um aeroporto moderno é mais do que uma porta de embarque: é um motor de desenvolvimento econômico, de turismo e de geração de oportunidades para a população”, afirmou.
Os investimentos previstos estão divididos em duas frentes principais: o Plano de Desenvolvimento Imobiliário, com aporte de R$ 580 milhões, e o Terminal Intermodal, com R$ 60 milhões. Juntos, os projetos têm potencial para gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. As obras serão executadas pela Aena Brasil em parceria com o Governo Federal, com início previsto ainda no segundo trimestre deste ano.
O projeto prevê um espaço de múltiplos usos, integração com a Praça Salgado Filho, reorganização dos fluxos para veículos por aplicativo, vans e ônibus de turismo, além de áreas de convivência, equipamentos culturais e soluções voltadas à mobilidade sustentável. A intenção é qualificar a experiência dos passageiros e fortalecer a conexão entre o aeroporto e a capital pernambucana.
“O sucesso do aeroporto é também o sucesso da cidade. Atuaremos juntos, com muita energia, para garantir um ambiente moderno, saudável e bem planejado”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.
Composto por representantes da Prefeitura do Recife, da Aena Brasil e do MPor, o Grupo de Trabalho acompanhará a implementação das ações de infraestrutura e dos processos de licenciamento urbano vinculados ao Plano de Desenvolvimento Imobiliário. O plano prevê o aproveitamento de 543 mil metros quadrados de áreas subutilizadas, com 1,3 milhão de metros quadrados de potencial construtivo, destinados à instalação de centros logísticos, empreendimentos comerciais, hotelaria e serviços.
Para o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, o GT permitirá um acompanhamento mais eficiente das obras. “É fundamental termos uma forma de monitorar o projeto de maneira integrada, ao mesmo tempo em que as intervenções avançam”, destacou.
Aeroporto estratégico para o Nordeste
Atualmente, o terminal do Recife é o 5º maior do país em volume de cargas transportadas e um dos principais hubs aéreos do Nordeste. Em 2025, 9,7 milhões de passageiros passaram pelo terminal, que hoje oferece voos para dez destinos internacionais, incluindo Argentina, Estados Unidos e Portugal.
Com a ampliação da infraestrutura e as melhorias no entorno, a expectativa é que o principal terminal de Pernambuco ultrapasse a marca de 10 milhões de passageiros, consolidando-se como vetor de desenvolvimento urbano, logístico e turístico para o estado.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
-
CUIABÁ7 dias atrásCuiabá celebra 307 anos com público recorde e valorização cultural
-
MATO GROSSO5 dias atrásDa montagem das chapas ao embate eleitoral: o que já está em jogo nestas eleições de 2026
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop retoma agenda sobre Zona de Processamento de Exportação na próxima semana
-
POLÍTICA MT2 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásSafra de laranja cresce, mas greening e seca causam prejuízos
-
Sinop5 dias atrásSinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor
-
SAÚDE7 dias atrásMinistério da Saúde lança videocast com primeiro episódio focado em saúde mental
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásCom a colheita terminando, Mapa regulamenta o vazio sanitário já a partir de 1º de julho
