NACIONAL

Ministro do Turismo destaca inclusão social e econômica no 1° dia do Salão do Turismo 2026

Medidas do Governo do Brasil voltadas ao fortalecimento da inclusão social e econômica do país deram o tom do primeiro dia do Salão do Turismo 2026, iniciado nesta quinta-feira (7), em Fortaleza (CE). Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento, que pela primeira vez é realizado na região Nordeste do país, serviu de palco para o anúncio de medidas como a oferta de crédito facilitado e com condições especiais a microempreendedores individuais (MEIs) de baixa renda. Outro destaque foi o lançamento de um guia voltado ao atendimento de turistas neurodivergentes.

A iniciativa para concessão do crédito – intitulada “Do Lado do Turismo Brasileiro” e que terá apoio dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – tem como público-alvo MEIs inscritos no CadÚnico, principal ferramenta federal para identificar famílias em situação de vulnerabilidade.

A nova linha crédito contará com proteção do Fundo de Garantia de Operações (FGO), no valor de R$ 100 milhões, por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo, do MDS, criado para ajudar famílias de baixa renda registradas no CadÚnico a melhorarem de vida por meio do trabalho e do empreendedorismo.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, apontou empenho no sentido de favorecer avanços sociais por meio do setor. “O turismo brasileiro é feito, também, por gente humilde, que transforma hospitalidade em sustento. Estamos dando dignidade e ferramentas para que o guia de turismo, a artesã e o dono de uma pequena pousada tenham oportunidades no mercado. É o governo Lula apoiando quem mais precisa, trocando dependência por protagonismo”, afirmou.

Os financiamentos, que dispõem de um total de R$ 1 bilhão do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) neste ano, têm taxa de juros de 5% ao ano, acrescida do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com carência de até seis meses e prazo de dois anos de pagamento.

O primeiro dia do Salão também foi marcado pelo lançamento do “Guia Para Atender Bem Turistas Neurodivergentes”. A publicação inédita do Ministério do Turismo, construída em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), reúne orientações práticas para qualificar o atendimento e tornar experiências turísticas mais acessíveis em todo o país.

Leia Também:  MEC investiu mais de R$ 72,2 milhões em EPT no Rio de Janeiro

Acesse AQUI o Guia.

Outro destaque ficou por conta da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre os ministérios do Turismo e das Comunicações para ampliar a execução do Programa Computadores para Inclusão em territórios turísticos. O objetivo é integrar políticas públicas de inclusão digital e de desenvolvimento do turismo a partir da destinação de computadores recondicionados e da oferta de capacitação a comunidades e trabalhadores do setor.

Agenda do ministro

A programação desta quinta-feira também envolveu a participação do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, em evento da Gol Linhas Aéreas que reforçou a disponibilidade, a partir de 16 de maio, de um novo voo ligando Fortaleza (CE) a Manaus (AM), aos sábados. A rota fortalece a circulação de viajantes entre as capitais, além de facilitar conexões com outros destinos nacionais.

“Essa nova rota é um passo estratégico para integrar ainda mais o nosso país, unindo dois dos maiores polos turísticos e econômicos das regiões Nordeste e Norte”, ressaltou Feliciano, lembrando que, em março deste ano, a empresa criou um hub internacional no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, aprimorando a conectividade aérea brasileira.

Ao longo da agenda no Salão, o ministro Gustavo Feliciano se reuniu ainda com integrantes da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, que celebraram a iniciativa do Governo do Brasil de levar o evento para a região. Criado em 2019, o Consórcio reúne os nove estados nordestinos para potencializar o crescimento econômico e social de forma integrada.

Destaques

Nesta sexta (8) a programação reúne uma série de palestras, workshops, oficinais e mesas-redondas, com destaque para a debate sobre os preparativos para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, que terá a participação da secretária-extraordinária da Copa do Mundo Feminina, do Ministério do Esporte. A reunião acontece das 15h às 17h, com lotação máxima (sem possibilidade de novas inscrições).

Leia Também:  Governo anuncia R$ 400 milhões para duplicação de estação de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco

Das 10h30 às 13h acontece o Seminário sobre Ano-Cultural Brasil-China: Potencialidades e Desafios do turista chinês no Brasil.

A programação ainda conta com discussões sobre trilhas turísticas na natureza, turismo de pesca, turismo pet-friendly, governança no turismo religioso, aviação regional, turismo marinho e turismo náutico.

O Salão do Turismo

O evento, a maior vitrine do setor turístico no país, reúne até sábado (9) toda a cadeia produtiva do segmento em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios. Retomado no ano de 2023, em Brasília (DF), o Salão, apoiado pelo Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, conta com a participação dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, mostrando o que o Brasil tem de melhor.

A programação do encontro oferece atividades tanto para o público em geral quanto para empresários, gestores públicos, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades e associações envolvidas com o setor. Haverá palestras, oficinas, mesas-redondas e debates que vão abordar o desenvolvimento e o futuro do turismo.

O público geral poderá conferir atrações turísticas, adquirir pacotes de viagens com condições especiais, conferir diversas apresentações culturais, assistir a filmes e apreciar a culinária típica de cada região, entre várias outras atividades.

PROGRAME-SE:

Data: 7 a 9 de maio

Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza

Entrada: Gratuita e aberta ao público.

Como se inscrever

Para participar do evento é necessário se inscrever. O cadastro pode ser feito aqui. A entrada é gratuita.

Programação para o público

Como chegar: Confira as rotas para o Centro de Eventos.

Fortaleza: Dicas do que curtir na cidade durante o evento.

 

Por João Pedrini
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

João Pedrini: (63) 99125-9853 

Natália Moraes: (61) 99202-7509 

Marco Guimaraes: (61) 99689-4646 

Lianne Ceará: (88) 99901-3201 

Victor Mayrink: (61) 99161-3220

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

Obmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro. Durante o evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, 682 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados com medalhas de ouro. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a fim de reconhecer o potencial da educação em abrir caminhos e transformar vidas. 

No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica. “Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer. Isso é um fato concreto”, disse. 

Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades. “Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores. 

O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram“, disse. 

É com muita emoção que a gente pode dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”. 

Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze. Dos primeiros colocados, 523 são estudantes de escolas públicas, enquanto 159 vêm de instituições privadas. Na categoria de prata, 1.560 são da rede pública e 485 da rede privada. Já entre os medalhistas de bronze, 4.508 são de instituições públicas e 1.380 de escolas privadas. São Paulo foi o estado com mais medalhas de ouro, com 180, seguido por Minas Gerais (74), Rio Grande do Sul (64), Santa Catarina (44) e Ceará (43). Além deles, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa. 

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”. 

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.  

Leia Também:  Governo formaliza o Grupo de Trabalho para regulamentar energia eólica offshore no Brasil

Além disso, ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência. Hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa. 

Confira o número de medalhistas por Unidade da Federação (UF):

UF 

OURO 

PRATA 

BRONZE 

MENÇÃO HONROSA 

TOTAL 

Acre 

0 

7 

6 

161 

174 

Alagoas 

8 

10 

63 

556 

637 

Amapá 

2 

4 

22 

171 

199 

Amazonas 

8 

24 

51 

490 

573 

Bahia 

23 

60 

170 

1.954 

2.207 

Ceará 

43 

139 

369 

3.836 

4.387 

Distrito Federal 

26 

76 

158 

762 

1.022 

Espírito Santo 

32 

56 

200 

1.302 

1.590 

Goiás 

11 

37 

162 

1.621 

2.831 

Maranhão 

6 

27 

75 

874 

982 

Mato Grosso 

5 

22 

59 

663 

749 

Mato Grosso do Sul 

5 

26 

60 

596 

687 

Minas Gerais 

74 

258 

773 

7.247 

8.352 

Pará 

17 

21 

68 

955 

1.061 

Paraíba 

16 

27 

62 

732 

837 

Paraná 

35 

156 

412 

3.644 

4.247 

Pernambuco 

27 

59 

167 

1.680 

1.933 

Piauí 

14 

35 

100 

1.070 

1.216 

Rio de Janeiro 

32 

137 

323 

2.213 

2.705 

Rio Grande do Norte 

2 

25 

55 

568 

650 

Rio Grande do Sul 

64 

165 

451 

3.073 

3.753 

Rondônia 

0 

5 

10 

228 

243 

Roraima 

1 

1 

7 

108 

117 

Santa Catarina 

44 

114 

393 

2.643 

3.194 

São Paulo 

180 

539 

1.608 

13.359 

15.686 

Sergipe 

4 

9 

31 

209 

253 

Tocantins 

3 

7 

33 

333 

376 

Total 

682 

2.046 

5.888 

51.048 

59.664 

Olimpíada Internacional de Matemática Ainda durante a solenidade, o presidente Lula e o ministro Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O MEC investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e de sete alunos do Colégio Pedro II, além de professores que acompanharão a comitiva. 

Leia Também:  MEC abre adesão ao segundo ciclo do PDDE Equidade

Para serem selecionados, os discentes tinham que ser medalhistas de ouro ou prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 (OIMSF), competição que busca estimular o interesse pela disciplina e a melhoria do seu aprendizado; promover o intercâmbio científico juvenil; e fortalecer a imagem das instituições federais de educação no cenário educacional internacional. Também era necessário apresentar desempenho acadêmico elevadíssimo em matemática; estar vinculado a projetos de ensino e atividades pedagógicas complementares institucionais. 

Toda Matemática A premiação ocorre em um contexto de fortalecimento das políticas públicas voltadas à matemática na educação básica. Além do apoio à Obmep, o MEC coordena o Compromisso Nacional Toda Matemática (CNTM), estratégia desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na aprendizagem da matemática. O CNTM atua por meio de ações voltadas à formação de professores, ao fortalecimento curricular e ao apoio técnico às redes de ensino para assegurar o direito de todos os estudantes ao desenvolvimento desse conhecimento essencial para suas trajetórias educacionais e para o futuro do país.  

ImpaFundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa matemática e de pós-graduação, que tem como missão desenvolver pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, dar continuidade à formação acadêmica com cursos de pós-graduação e promover a disseminação da matemática. A instituição atua, principalmente, nas áreas de sistemas dinâmicos, probabilidade, computação gráfica, dinâmica dos fluidos, entre outras, e conta com um corpo científico com mais de 45 pesquisadores. 

O Impa oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática. Desde 2024, oferece também o curso de graduação, o Impa Tech, bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O programa reserva até 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, entre elas a Obmep. 

ObmepCriada em 2005, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Impa e promovido com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.   

A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da Obmep.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Impa 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA