NACIONAL
Ministério do Turismo fortalece estratégia de promoção do Brasil no exterior em reunião com a Embratur
Para alinhar as estratégias que irão ampliar a presença do Brasil no mercado internacional ao longo de 2026, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, recebeu nesta terça-feira (13) o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Juntos, eles discutiram estratégias para ampliar e fortalecer a coordenação das políticas de promoção do país no exterior, com foco em planejamento, inteligência de dados, conectividade aérea e participação em feiras internacionais.
Entre as diretrizes propostas, estão a ampliação da participação brasileira em feiras internacionais, com estratégias adaptadas a cada mercado, e o uso de inteligência de dados para embasar políticas públicas e decisões de promoção turística. As ações reforçam a imagem do Brasil como destino sustentável, diverso, culturalmente rico e competitivo no cenário global.
Para o ministro Gustavo Feliciano, a integração entre o Ministério do Turismo e a Embratur é fundamental para transformar resultados em desenvolvimento. “A aproximação institucional fortalece a capacidade do país de competir internacionalmente e quem ganha é o brasileiro”, destacou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou os principais eixos do Plano Brasis, o Plano de Marketing Internacional da Agência, lançado em 2025. “Temos atuado de forma direcionada na articulação com os mercados emissores, na valorização da diversidade dos destinos brasileiros e na construção de uma imagem internacional do Brasil associada à sustentabilidade, à cultura, à natureza e à economia criativa”, explicou.
MOMENTO HISTÓRICO – O encontro ocorre em um momento histórico para o setor. Em 2025, o Brasil alcançou a marca de 9,2 milhões de turistas internacionais, resultado que reflete o trabalho integrado liderado pelo Ministério do Turismo em articulação com a Embratur e demais parceiros. Esses visitantes internacionais já deixaram no país, até novembro de 2025, US$ 7,17 bilhões na economia nacional, nos mais variados destinos brasileiros, uma alta de 8,41% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, segundo a mais recente edição do Barômetro Mundial do Turismo (World Tourism Barometer), relatório da ONU Turismo, o Brasil apresentou um crescimento 45% nas chegadas de visitantes estrangeiros, superando países como Vietnã e Egito (ambos com 21%), além de Etiópia e Japão (18%).
Ao final da reunião, as duas instituições reafirmaram o compromisso de trabalhar de forma conjunta para consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos do mundo, com uma política nacional de promoção internacional alinhada às metas de crescimento sustentável e desenvolvimento regional lideradas pelo Ministério do Turismo.
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
MEC promove encontro de experiências inspiradoras em ETI
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realiza, nos dias 9 e 10 de junho, o Encontro Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento ocorre em parceria com a universidade, representada pelo grupo Teia — Territórios, Educação Integral e Cidadania. A abertura e a conferência inicial serão transmitidas ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 8h45, horário de Brasília.
O evento dá continuidade às estratégias de divulgação de políticas e práticas de ampliação da jornada escolar e das dimensões educativas das redes selecionadas por meio do Edital nº 2/2025, cujo resultado final pode ser acessado por meio da página da iniciativa.
Na seleção, foram submetidas 893 inscrições, das quais 140 foram selecionadas para o encontro. A iniciativa tem por objetivo ampliar o diálogo sobre políticas e práticas de educação integral e propiciar um espaço de reflexão e diálogo. O público estimado para o encontro é de 500 pessoas, incluindo secretários de educação, prefeitos, além de representantes de equipes técnicas e organizações parceiras.
A programação completa pode ser conferida na página do evento.
Edital – Realizado em parceria com a UFMG, por meio do grupo Teia, o edital é uma iniciativa do programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.
Em maio deste ano, o edital selecionou 26 estados, o Distrito Federal e 1.008 municípios, sendo 20 capitais. Todas as iniciativas farão parte do Mapa de Experiências Inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de novembro. Além do mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas e 76 secretarias participarão da rede de trocas.
Escola em tempo integral – O programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
ARTIGOS6 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos

