NACIONAL

Ministério do Turismo e ANSEDITUR debatem ações conjuntas para 2026

O ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu nesta terça-feira (28.10) com o presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR) Ítalo Mendes, e a secretária executiva da entidade, Meyre France, para debater as principais agendas e eventos estratégicos da Associação para 2026, com o objetivo de fortalecer a parceria institucional entre as instituições.

“É fundamental fortalecermos essas parcerias para tornar cada vez nosso setor mais forte e produtivo, ampliando a capacidade de geração de emprego, renda e vetor de sustentabilidade”, afirmou o ministro, Celso Sabino.

Durante o encontro, foram discutidas ações conjuntas voltadas ao fortalecimento dos destinos turísticos brasileiros, como solicitação de apoio do Ministério do Turismo para os eventos que compõem o calendário nacional da Associação e a capacitação para os gestores municipais de turismo.

Para isso, a ANSEDITUR apresentou um projeto de qualificação e formação profissional que busca envolver as Secretarias Municipais de Turismo e ampliar a eficiência da gestão pública no setor.

Logo em seguida, o ministro Celso Sabino convidou ainda a Associação a ser parceiro na realização do Fórum Mundial de Turismo e Gastronomia, que acontecerá em Santarém (PA), em 2026, oportunidade em que deve acontecer também o Seminário de Destinos Turísticos da Amazônia — iniciativa que une cooperação, sustentabilidade e promoção do turismo amazônico.

Leia Também:  Ministério do Turismo chega à Paraíba com ações do PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

MEC participa da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura

A 6ª edição da Teia Nacional dos Pontos de Cultura aconteceu nesta quinta-feira, 21 de maio, em Aracruz (ES), com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, entre outras autoridades. O encontro, realizado após um hiato de 12 anos, teve início em 19 de maio e prossegue até o dia 24, sendo realizado pela primeira vez fora de uma capital e em um território indígena com forte presença dos povos Tupiniquim e Guarani. 

Criados em 2004, com o lançamento do Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura são grupos e entidades que desenvolvem ações culturais de base comunitária em seus territórios. A política consolidou-se como Política Nacional de Cultura Viva em 2014, por meio da Lei nº 13.018, e completa mais de 20 anos como a principal iniciativa de cultura comunitária do país. A iniciativa tornou-se uma das principais políticas culturais do país e inspirou iniciativas semelhantes em 14 países, que deram origem ao IberCultura Viva em 2014.  

“É uma alegria imensa ver de perto a força e a resistência dessa Teia tecida a tantas mãos. Nós, brasileiras e brasileiros, somos admirados no mundo inteiro pela nossa cultura e pela nossa extraordinária capacidade de transformar a essência brasileira em música, literatura, teatro, dança, cinema e artes visuais”, disse Lula. 

Leia Também:  Ministério do Turismo chega à Paraíba com ações do PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você

Atualmente, o Brasil conta com 16.057 Pontos de Cultura e 681 Pontões certificados, totalizando 16.738 iniciativas reconhecidas. Até o início de 2023, eram 4.329. Nos últimos três anos, o Cultura Viva foi retomado e intensificado por meio de investimento histórico de quase R$ 1 bilhão. Entre as ações de recomposição orçamentária para a cultura, está a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), que garante piso anual de R$ 400 milhões para o fortalecimento da Cultura Viva em todo o território nacional. 

21/05/2026 - Cerimônia de Abertura da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura.

“Em junho deste ano, a nossa política nacional Cultura Viva completa 22 anos, com cerca de 16 mil pontos e pontões de culturas cadastrados. Mesmo com a extinção do Ministério da Cultura e o desmonte das políticas culturais do governo passado, os pontos e pontões sempre se mantiveram firmes, ativos e cheios de vida. A Teia é a materialização do nosso compromisso com o potencial social e popular como elemento estruturante de nossas políticas públicas e do país que queremos”, afirmou Margareth Menezes. 

Normas – A solenidade foi marcada pela assinatura do presidente Lula em dois decretos. Um deles cria a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares, com a finalidade de promover medidas intersetoriais e integradas de reconhecimento, preservação, promoção, valorização e proteção das culturas tradicionais e populares no país. Com ela, o Brasil, pela primeira vez, passa a contar com uma política nacional dedicada exclusivamente à valorização e à proteção das culturas tradicionais e populares. O segundo decreto, por sua vez, reestrutura o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O conselho é órgão de caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo, integrante da estrutura regimental do Ministério da Cultura (MinC), e funciona como instância de controle social da política pública de cultura, com composição paritária. 

Leia Também:  MEC abre reunião de gestores da Rede Federal

Além dos decretos, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou duas portarias. A primeira regulamenta a Rede Nacional de Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares, desse modo, a sabedoria dos mestres e mestras finalmente ganha uma casa na rede do Estado. A segunda portaria regulamenta o programa Festejos Populares do Brasil, a fim de fomentar as festas tradicionais e populares do calendário nacional, do São João ao Carnaval, do Boi Bumbá à Folha de Reis. 

Assessoria Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA