NACIONAL

MEC inaugura sede própria do Campus Viamão do IFRS

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta quinta-feira, 7 de maio, a sede própria do Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O espaço foi adquirido pelo Governo do Brasil, com investimento de R$ 42 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), encerrando o período de funcionamento da unidade em imóvel locado. 

Durante a cerimônia, que contou a presença do ministro da Educação, Leonardo Barchini, do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e da reitora do Instituto Federal Farroupilha (IF Far), Nídia Heringer, também foi assinada ordem de serviço, no valor de R$ 12,9 milhões, para a construção da reitoria do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria (RS). 

Ao todo, o IFRS recebe R$ R$ 97,2 milhões em obras do programa para a melhoria da infraestrutura das unidades existentes e construção de novos campi. Com a aquisição da sede própria do Campus Viamão, o IFRS também passa a contar com um Parque Científico e Tecnológico (IFRS TecnoParque), espaço que une ensino, pesquisa, extensão, inovação e setor produtivo em um só lugar. 

Nós teremos o compromisso de enviar os códigos de vagas que faltam para que a gente possa ter um campus que, de fato, atende à sua tipologia, chegando a 1.500 alunos atendidos no ano que vem.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Na solenidade de inauguração, o ministro Leonardo Barchini ressaltou o crescimento do campus e o compromisso do MEC com a ampliação de seu quadro de servidores. “O Campus Viamão tem cerca de 50 professores, mas ele é um campus com número de estudantes relativos à tipologia de 70 professores. Então, nós teremos o compromisso de enviar os códigos de vagas que faltam para que a gente possa ter um campus que, de fato, atende à sua tipologia, chegando a 1.500 alunos atendidos no ano que vem”. 

A estudante do curso superior de tecnologia em processos gerenciais e primeira aluna surda a ingressar no Campus Viamão, Rafaela Leal, representou os estudantes na cerimônia e comemorou os investimentos. Segundo ela, “Estudar no Campus Viamão foi uma ótima oportunidade para a minha vida, para o meu desenvolvimento pessoal, para a minha formação acadêmica e mostra que uma pessoa surda é capaz de quebrar barreiras através da educação”.  

Para o reitor Júlio Heck, a conquista da sede própria reforçará o compromisso da instituição com a educação pública. “Sonhávamos em ter um lugar para chamar de nosso, pois este era o único campus do IFRS sem sede própria. Reafirmamos o nosso compromisso de fazer bom uso deste espaço, para servir e continuar fazendo educação pública de qualidade”. 

Leia Também:  Após sucesso no leilão do Túnel Santos-Guarujá, Silvio Costa Filho apresenta novos projetos na França

07/05/2026 - Visita ao Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Sede própria – O campus do IFRS, que antes pertencia a uma universidade privada, tem área total do terreno de 157 mil metros quadrados, dos quais 34 mil metros quadrados correspondem à área construída adquirida. O IFRS passou a utilizar integralmente todo o espaço, que inclui, além do TecnoParque, o polo audiovisual Tecna, onde são realizadas produção de longa metragens, documentários e campanhas publicitárias. Além disso, o IFRS planeja a criação de uma Incubadora Tecnológica e de um Polo de Inovação focado em Agroecologia e Resiliência Climática no complexo. 

Fundado em março de 2025, o TecnoParque visa integrar os setores acadêmico e produtivo para gerar um ambiente de cocriação, onde os resultados podem ser observados em duas dimensões fundamentais: desenvolvimento econômico e tecnológico com impacto social. O espaço abriga 13 empresas residentes e oferece suporte necessário para que pesquisas avançadas em robótica, manufatura avançada e cultura digital possam atravessar a fase de prototipagem e validação, assegurando maiores chances de sucesso para os estudantes. 

Barchini destacou o potencial do modelo adotado no campus. “Esperamos que os outros institutos sigam essa ideia de unir tecnologia, organizações sociais e cooperativas, todos juntos pelo desenvolvimento dos institutos federais”. 

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul possui 18 campi, sendo eles: Alvorada; Bento Gonçalves; Canoas; Caxias do Sul; Erechim; Farroupilha; Feliz; Ibirubá; Osório; Porto Alegre; Porto Alegre – Restinga; Porto Alegre – Zona Norte; Rio Grande; Rolante; Sertão; Vacária; Veranópolis; e Viamão. A instituição conta com cerca de 665 mil estudantes matriculados, incluindo os cursos de qualificação profissional. São mais de 371 cursos disponíveis em seus campi. 

IF Farroupilha – A nova sede da Reitoria, que recebe recursos do Novo PAC, terá uma área construída de 4.082,35 metros quadrados, composta de dois pavimentos, contendo um hall de entrada, auditório, refeitório, salas administrativas, sala de reuniões, amplo jardim interno, copa e bloco de sanitários. A obra dará um destino ao terreno de propriedade do próprio instituto, acabando com os custos de aluguel. 

O IF Far conta com 13 campi, sendo eles: Alegrete; Santa Maria; Frederico Westphalen; Jaguari; Júlio de Castilhos; Panambi; Santa Rosa; Santo Ângelo; Santo Augusto; São Borja; São Luiz Gonzaga; São Vicente do Sul; e Uruguaiana. O IF Far oferece, anualmente, cerca de 12,3 mil vagas, e estão matriculados quase 20 mil alunos nos 196 cursos ofertados. 

Leia Também:  Hoje é Dia do Bumba Meu Boi: Tradição que pulsa no nordeste brasileiro é patrimônio imaterial da humanidade

Expansão – Além dos campi já disponíveis, o IFRS está recebendo R$ 50 milhões, com recursos provenientes do Novo PAC, para a construção de unidades em Gramado e na Zona Norte de Porto Alegre. Já o IF Farroupilha está recebendo investimentos de R$ 65 milhões para a construção dos campi Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga e Santa Maria. 

Consolidação – O Novo PAC também prevê recursos para a consolidação dos institutos federais. Esta ação visa os campi que ainda não têm infraestrutura completa. As prioridades do investimento na consolidação são a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, blocos de salas de aula e laboratórios, quadras poliesportivas e unidades em instalações definitivas, como é o caso da sede própria do Campus Viamão. 

Para o IFRS, são R$ 47,2 milhões de investimentos na ação de consolidação. Entre 2023 e 2025, foram repassados R$ 70,4 milhões – este valor descentralizado inclui os aditivos das obras. Até 2026, ainda estão previstos outros R$ 153,7 mil. 

Já para o IF Far, são R$ 31,4 milhões de investimentos na ação de consolidação. Entre 2023 e 2025, foram repassados R$ 17,7 milhões. Até 2026, estão previstos outros R$ 13,7 milhões. Para os valores descentralizados já estão incluídos os aditivos no valor de R$ 48.461,48. 

Agenda – Pela manhã, o ministro visitou o novo Campus Porto Alegre Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), acompanhado do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e da reitora do Instituto Federal Farroupilha (IF Far), Nídia Heringer. Na ocasião, ele conheceu o prédio já existente, doado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que abriga cursos de qualificação profissional, como o de cuidador de idosos, do programa Mulheres Mil. Além disso, vistoriou as obras do prédio principal — um bloco multiuso que abrigará, entre outros, o curso técnico em enfermagem, cujas aulas estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2026. Ainda em Porto Alegre, a comitiva do MEC também visitou o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Resumo | Mais educação para o Rio Grande do Sul 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Obmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro. Durante o evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, 682 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados com medalhas de ouro. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a fim de reconhecer o potencial da educação em abrir caminhos e transformar vidas. 

No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica. “Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer. Isso é um fato concreto”, disse. 

Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades. “Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores. 

O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram“, disse. 

É com muita emoção que a gente pode dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”. 

Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze. Dos primeiros colocados, 523 são estudantes de escolas públicas, enquanto 159 vêm de instituições privadas. Na categoria de prata, 1.560 são da rede pública e 485 da rede privada. Já entre os medalhistas de bronze, 4.508 são de instituições públicas e 1.380 de escolas privadas. São Paulo foi o estado com mais medalhas de ouro, com 180, seguido por Minas Gerais (74), Rio Grande do Sul (64), Santa Catarina (44) e Ceará (43). Além deles, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa. 

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”. 

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.  

Leia Também:  MME publica Guia do Investidor 2026 para fortalecer atração de investimentos estrangeiros em minerais críticos

Além disso, ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência. Hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa. 

Confira o número de medalhistas por Unidade da Federação (UF):

UF 

OURO 

PRATA 

BRONZE 

MENÇÃO HONROSA 

TOTAL 

Acre 

0 

7 

6 

161 

174 

Alagoas 

8 

10 

63 

556 

637 

Amapá 

2 

4 

22 

171 

199 

Amazonas 

8 

24 

51 

490 

573 

Bahia 

23 

60 

170 

1.954 

2.207 

Ceará 

43 

139 

369 

3.836 

4.387 

Distrito Federal 

26 

76 

158 

762 

1.022 

Espírito Santo 

32 

56 

200 

1.302 

1.590 

Goiás 

11 

37 

162 

1.621 

2.831 

Maranhão 

6 

27 

75 

874 

982 

Mato Grosso 

5 

22 

59 

663 

749 

Mato Grosso do Sul 

5 

26 

60 

596 

687 

Minas Gerais 

74 

258 

773 

7.247 

8.352 

Pará 

17 

21 

68 

955 

1.061 

Paraíba 

16 

27 

62 

732 

837 

Paraná 

35 

156 

412 

3.644 

4.247 

Pernambuco 

27 

59 

167 

1.680 

1.933 

Piauí 

14 

35 

100 

1.070 

1.216 

Rio de Janeiro 

32 

137 

323 

2.213 

2.705 

Rio Grande do Norte 

2 

25 

55 

568 

650 

Rio Grande do Sul 

64 

165 

451 

3.073 

3.753 

Rondônia 

0 

5 

10 

228 

243 

Roraima 

1 

1 

7 

108 

117 

Santa Catarina 

44 

114 

393 

2.643 

3.194 

São Paulo 

180 

539 

1.608 

13.359 

15.686 

Sergipe 

4 

9 

31 

209 

253 

Tocantins 

3 

7 

33 

333 

376 

Total 

682 

2.046 

5.888 

51.048 

59.664 

Olimpíada Internacional de Matemática Ainda durante a solenidade, o presidente Lula e o ministro Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O MEC investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e de sete alunos do Colégio Pedro II, além de professores que acompanharão a comitiva. 

Leia Também:  Brasil reforça cooperação internacional para acelerar descarbonização do setor de óleo e gás na COP30

Para serem selecionados, os discentes tinham que ser medalhistas de ouro ou prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 (OIMSF), competição que busca estimular o interesse pela disciplina e a melhoria do seu aprendizado; promover o intercâmbio científico juvenil; e fortalecer a imagem das instituições federais de educação no cenário educacional internacional. Também era necessário apresentar desempenho acadêmico elevadíssimo em matemática; estar vinculado a projetos de ensino e atividades pedagógicas complementares institucionais. 

Toda Matemática A premiação ocorre em um contexto de fortalecimento das políticas públicas voltadas à matemática na educação básica. Além do apoio à Obmep, o MEC coordena o Compromisso Nacional Toda Matemática (CNTM), estratégia desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na aprendizagem da matemática. O CNTM atua por meio de ações voltadas à formação de professores, ao fortalecimento curricular e ao apoio técnico às redes de ensino para assegurar o direito de todos os estudantes ao desenvolvimento desse conhecimento essencial para suas trajetórias educacionais e para o futuro do país.  

ImpaFundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa matemática e de pós-graduação, que tem como missão desenvolver pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, dar continuidade à formação acadêmica com cursos de pós-graduação e promover a disseminação da matemática. A instituição atua, principalmente, nas áreas de sistemas dinâmicos, probabilidade, computação gráfica, dinâmica dos fluidos, entre outras, e conta com um corpo científico com mais de 45 pesquisadores. 

O Impa oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática. Desde 2024, oferece também o curso de graduação, o Impa Tech, bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O programa reserva até 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, entre elas a Obmep. 

ObmepCriada em 2005, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Impa e promovido com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.   

A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da Obmep.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Impa 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA