NACIONAL

MEC aprimora fluxo para missões institucionais de Fronteira

O Ministério da Educação (MEC) publicou, na quinta-feira, 19 de fevereiro, a Portaria nº 157/2026, que visa desburocratizar o trânsito vicinal fronteiriço eventual de servidores da pasta e entidades vinculadas entre cidades gêmeas do Brasil e países limítrofes. 

A burocracia para o afastamento do país em deslocamentos de curta distância e período entre cidades gêmeas de fronteira era um entrave para o desenvolvimento de ações institucionais importantes, como projetos de ensino, pesquisa e extensão em parceria com instituições de países vizinhos localizadas em cidades fronteiriças.  

A medida foi bem recebida por instituições federais localizadas em regiões de fronteira. Para a reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araujo, a portaria representa um avanço concreto na consolidação da missão integradora da instituição. “Para nós, é começar um processo de retirar os obstáculos para que a gente possa atuar como uma universidade diferenciada, uma universidade da integração, uma universidade que tem uma missão internacional mais específica que outras. Cruzar a fronteira é muitas vezes atravessar uma rua, então a possibilidade de que a gente comece de fato ter as condições legais para isso é altamente promissora e certamente vai gerar muitos frutos em termos de cooperação transfronteiriça”, afirmou.  

Leia Também:  Missão Panamá: Governo Federal firma acordo de cooperação logística e negocia ampliação de serviços entre os países

Para a vice-reitora do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Lia Pachalski, a medida fortalece a cooperação com instituições do país vizinho, onde a integração acadêmica e cultural faz parte da rotina institucional. “Facilita muito um projeto de extensão onde eles precisam se deslocar e passar algumas horas durante o dia na escola uruguaia ou na própria escola brasileira, ou fazer projetos de pesquisa, assim como estar nas nossas mostras e a participar de diferentes eventos culturais e científicos. Acho que isso vem também para fortalecer a ideia de união, é a rua que une e o rio que une os dois países”, concluiu. 

A portaria dispensa a necessidade de publicação de afastamento em Diário Oficial da União para deslocamentos a serviço de curta duração, inferiores a doze horas e sem pernoite, entre cidades gêmeas e localidades fronteiriças vinculadas listadas. O trânsito vicinal fronteiriço é destinado apenas a ações pontuais de trabalho, como reuniões, participação em eventos e visitas técnicas, cujo custo administrativo para o afastamento seria desproporcional à brevidade e natureza da atividade.  

O normativo busca alinhar-se aos princípios da administração pública de eficiência e economicidade, garantindo o uso mais racional dos recursos públicos e otimizando a atuação dos servidores em áreas cruciais para a política educacional e integração nacional. 

Leia Também:  Secretário de Aviação destaca agenda de transformação do setor em debate sobre planejamento estratégico na Anac

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Adesão à Comunidade da Primeira Infância termina sábado (15)

Estados e municípios interessados em aderir à Comunidade Nacional de Gestores de Políticas de Primeira Infância têm até este sábado, 15 de agosto, para confirmar a participação por meio da assinatura de termo de adesão disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). A comunidade foi criada para promover a articulação entre gestores públicos, incentivar a troca de experiências e oferecer apoio técnico na formulação, na execução e no monitoramento de políticas para a primeira infância.

No momento da adesão, cada ente federado deve informar os representantes que integrarão a comunidade. Eles deverão ser profissionais que atuam na liderança das políticas públicas destinadas à primeira infância em qualquer área e que exerçam a coordenação de ações em nível estratégico de governo. 

Eixos – A Comunidade Nacional de Gestores de Políticas de Primeira Infância está estruturada em dois eixos principais: 

  1. Pactuação e Articulação Federativa – Prevê a realização de oficinas, encontros técnicos e seminários destinados ao estudo, à análise e à discussão de iniciativas, projetos e programas voltados à primeira infância. O eixo também prevê ações de cooperação entre os entes federativos relacionadas às políticas públicas para a primeira infância.
  2. Desenvolvimento de Capacidades Institucionais – Contempla a criação de instrumentos de ação pública, protocolos, sistemas de informação, monitoramento e avaliação. Também estão previstas ações formativas e estratégias voltadas às atividades de gestão pública.
Leia Também:  Missão Panamá: Governo Federal firma acordo de cooperação logística e negocia ampliação de serviços entre os países

Orientações para adesão

Municípios: 

  1. Prefeitos(as) devem acessar o Simec e assinar o termo de adesão; 
  2. Na plataforma, devem indicar os representantes titulares e suplentes do município, observando os quantitativos fixados na portaria;
  • Municípios com população de até 20 mil habitantes: indicar um gestor titular e respectivo suplente;    
  • Municípios com população superior a 20 mil e até 100 mil habitantes: indicar até dois gestores titulares e respectivos suplentes;    
  • Municípios com população superior a 100 mil habitantes: indicar até três gestores titulares e respectivos suplentes.  
  1. Finalizar o cadastro no Simec, clicando em “Finalizar e enviar”.  

Estados e Distrito Federal:  

  1. Assinar o termo de adesão enviado por e-mail para os gabinetes dos governadores; 
  2. Reunir as informações solicitadas via e-mail para o cadastro de dois representantes do estado na Comunidade e seus respectivos suplentes; 
  3. Enviar o termo de adesão assinado e as informações dos representantes para o e-mail .  

Em caso de dúvidas, o MEC disponibiliza o e-mail: .  

Comunidade nacional – A Comunidade Nacional da Primeira Infância reúne gestores responsáveis por políticas de primeira infância em todo o Brasil e tem como objetivo criar uma rede de cooperação entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal.  

Leia Também:  Alexandre Silveira busca parceria estratégica do Banco do BRICS para financiar Linha de Transmissão Graça Aranha

Entre as atividades previstas estão a realização de seminários, oficinas, encontros técnicos, ações de formação e o desenvolvimento de instrumentos de gestão, monitoramento e avaliação. A proposta é voltada às questões relacionadas à governança das políticas públicas para a primeira infância e à articulação entre os diferentes níveis de governo.

Multimídia

 Ouça a matéria:

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Subsecretaria da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (SNPPI)

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA