NACIONAL
Integração, inovação e investimento: os pilares que fizeram a Secretaria Executiva de Portos e Aeroportos avançar na elaboração de políticas públicas
Cumprindo a função de atuar transversalmente entre as secretarias do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), e prestar apoio direto ao ministro de Estado, a Secretaria Executiva aplicou, ao longo de 2025, um modelo de gestão que prezou pela dinâmica e pela intersetorialidade. Trabalhando em compasso com as secretarias nacionais de Aviação Civil, de Portos e de Navegação e Hidrovias, foi possível tirar entregas do papel e consolidar projetos que são importantes para o desenvolvimento do setor logístico nacional.
O ano de 2025 consolidou-se como um marco na atração de capital privado e na modernização regulatória, pilares que sustentam práticas promotoras de integração, inovação e investimentos. No âmbito do Investimento, a gestão focou na segurança jurídica para alavancar recursos recordes, resultando na aprovação de projetos pelo regime REIDI (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura) e na emissão de debêntures incentivadas.
Já a Inovação teve lugar com as ações do seis Grupos de Trabalho do programa “Navegue Simples” e a realização de seis “Caravanas da Inovação“, disseminando a cultura de modernização nos portos públicos e nos terminais privados do país. A Integração entre as pastas finalísticas e outros órgãos da administração pública foi fortalecida, unindo players do setor e facilitando o diálogo entre público e privado.
Recorde em Debêntures e REIDI
A Secretaria Executiva atuou como um facilitador para destravar investimentos em infraestrutura. O balanço financeiro do ano aponta para um volume massivo de recursos alavancados através de mecanismos de incentivo fiscal.

- .
No âmbito do REIDI, a pasta aprovou projetos que somam um valor total de investimentos de R$ 10,73 bilhões em 2025. Este montante representa um salto significativo em relação aos anos anteriores, superando os R$ 10,22 bilhões de 2024 e consolidando uma curva de crescimento contínua desde 2019. Entre os principais beneficiados está o Terminal Graneleiro da Babitonga (SC), com investimento de R$ 2,2 bilhões, e o Terminal Multimodal de Grãos e Fertilizantes no Porto de Santos (SP), com aporte de R$ 2,5 bilhões.
Ainda mais expressiva foi a emissão de debêntures incentivadas. O mecanismo de financiamento atingiu o valor recorde de R$ 13,4 bilhões em projetos enquadrados em 2025. O setor aéreo liderou essa frente, com o Bloco de 11 Aeroportos do Brasil S.A. projetando R$ 9,1 bilhões em investimentos em obras. Do total de debêntures, a aviação captou R$ 10,3 bilhões, enquanto o setor portuário respondeu por R$ 3,1 bilhões.
Navegue Simples: Desburocratizar para descomplicar
Respondendo a uma demanda histórica do setor por menos burocracia, a Secretaria Executiva avançou com o programa Navegue Simples. Definido como um programa estratégico permanente, ele focou em medidas de desburocratização e simplificação das outorgas portuárias para melhorar a eficiência operacional e fortalecer a integração digital no setor marítimo. O programa visa acelerar processos administrativos, tornando-os mais ágeis, seguros e transparentes.

- .
Em 2025, o Navegue Simples atacou gargalos críticos como o aprimoramento dos processos para instalações portuárias privadas fora do porto organizado, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); simplificação na destinação de espaços físicos em águas da União e a revisão dos processos de arrendamento em Portos Organizados, envolvendo a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (Seppi) da Casa Civil.
Caravanas para inovar e avançar
Complementando o esforço regulatório, a Secretaria Executiva levou a estratégia de modernização para a ponta da operação por meio das Caravanas da Inovação Portuária. Inspirada no modelo das Caravanas Federativas, e realizada em parceria com a Antaq e o Hub de Inovação Brasil Export, a iniciativa itinerante percorreu seis complexos portuários estratégicos, tanto públicos como privados: Suape (PE), Salvador (BA), Itaqui (MA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP) entre fevereiro e dezembro de 2025 envolvendo os ecossistemas locais de inovação.

- .
Mais do que fóruns de debate, as caravanas funcionaram como fóruns para conectar desafios reais dos portos públicos a soluções de automação, gestão de dados e logística integrada.
Ao fomentar a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) regionalmente, a pasta garantiu que a cultura da inovação não ficasse restrita aos gabinetes em Brasília, mas se tornasse uma ferramenta prática para ganhos operacionais e ambientais em toda a costa brasileira.
Sustentabilidade e Economia Verde: O Legado da COP30
Na pauta ambiental, a Secretaria Executiva posicionou o Brasil como protagonista da transição ecológica global, utilizando a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), como palco para transformar conceitos em métricas de gestão. O ano de 2025 marcou a virada de chave para a “Economia Verde” no setor, onde a descarbonização e a responsabilidade social deixaram de ser diferenciais para se tornarem requisitos estruturantes das políticas públicas voltadas ao setor logístico nacional.
Um dos marcos foi o lançamento do IDA-Navegação (Índice de Desempenho Ambiental da Navegação). Desenvolvido em parceria com a Infra S.A., o instrumento inova ao mensurar a performance das embarcações por meio de 39 indicadores distribuídos em quatro dimensões: físico-química, biológico-ecológica, sociocultural e econômico-operacional. A ferramenta visa induzir a modernização da frota e aumentar a transparência do setor aquaviário.
Na conferência mundial, também foi anunciada a criação do Programa Nacional de Descarbonização de Portos (PND-Portos) e do Programa Nacional de Descarbonização da Navegação (PND-Navegação). A portaria que institui as iniciativas foi assinada pelo secretário executivo, Tomé Franca, durante um ato oficial, como parte da programação do MPor na COP30. Os programas são instrumentos centrais para a implementação da Política de Sustentabilidade do Ministério e visam reduzir progressivamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE), incentivar a eficiência energética e modernizar as infraestruturas portuárias e da navegação nacional.
No setor aéreo, a descarbonização ganhou força de lei com a implementação do ProBioQAV (Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação), instituído pela Lei do Combustível do Futuro (nº 14.993/24). A medida estipulou metas para as companhias aéreas, que deverão reduzir suas emissões em 1% a partir de 2027, escalando para 10% até 2037.
Para viabilizar esse cenário, a Secretaria Executiva articulou a regulamentação do programa junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de fomentar a infraestrutura de distribuição, com expectativa de oferta de SAF (Sustainable Aviation Fuel) já nos aeroportos de São José dos Campos e Salvador.
Política de sustentabilidade
Toda a estratégia ambiental da pasta foi sistematizada através da Política de Sustentabilidade do MPor, que atuou em duas frentes para garantir a execução das ações. No setor público, a Secretaria Executiva liderou a elaboração da Agenda Anual de Sustentabilidade, instituiu o Comitê de Descarbonização do Transporte Marítimo e implementou a Taxonomia Sustentável Brasileira, um guia para orientar investimentos e financiamentos verdes.

- .
Ações que abriram portas para a diplomacia climática, resultando na assinatura de acordos internacionais estratégicos com países como a Noruega, Singapura, China e a Bélgica.
Na interface com o setor privado, o MPor consolidou o “Pacto pela Sustentabilidade”, um compromisso formal pela adoção de práticas ambientas, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) que culminou no reconhecimento de 36 empresas líderes durante a conferência climática entregando selos de reconhecimento que comprovaram excelência nestas ações.
Governança e Perspectivas para 2026
Além das metas econômicas, a Secretaria publicou guias fundamentais para a saúde corporativa do setor, abordando a prevenção ao assédio, ao capacitismo e ao etarismo, além de promover a equidade racial. Os materiais podem ser encontrados em associações, aeroportos, empresas aéreas e outras representações do setor logístico.
Para o campo dos seguros, foram apresentados o Guia Prático de Seguros e Capitalização para Contratos de Concessões e Parcerias Público-Privadas e o Diagnóstico de Seguros. As publicações foram realizadas em parceria com a Seppi, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). O material orienta a contratação e execução de seguros para garantir a previsibilidade e eficácia.
Para 2026, a Secretaria Executiva projeta a “2ª Onda do Programa Navegue Simples”, a realização de quatro Caravanas da Inovação, a implementação da identificação biométrica em portos e aeroportos, e a criação de novos corredores verdes internacionais.
Com um alicerce sólido construído em 2025, o Ministério prepara-se para um ano de consolidação, onde a eficiência regulatória e a responsabilidade ambiental caminharão juntas para impulsionar o desenvolvimento do Brasil.
Apresentação Coletiva de Imprensa
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
NACIONAL
Obmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro. Durante o evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, 682 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados com medalhas de ouro. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a fim de reconhecer o potencial da educação em abrir caminhos e transformar vidas.
No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica. “Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, ‘quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer’. Isso é um fato concreto”, disse.
Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades. “Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores”.
O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram“, disse.
É com muita emoção que a gente pode dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país.” Leonardo Barchini, ministro da Educação
Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”.
Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze. Dos primeiros colocados, 523 são estudantes de escolas públicas, enquanto 159 vêm de instituições privadas. Na categoria de prata, 1.560 são da rede pública e 485 da rede privada. Já entre os medalhistas de bronze, 4.508 são de instituições públicas e 1.380 de escolas privadas. São Paulo foi o estado com mais medalhas de ouro, com 180, seguido por Minas Gerais (74), Rio Grande do Sul (64), Santa Catarina (44) e Ceará (43). Além deles, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”.
A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.
Além disso, ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência. Hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa.
Confira o número de medalhistas por Unidade da Federação (UF):
|
UF |
OURO |
PRATA |
BRONZE |
MENÇÃO HONROSA |
TOTAL |
|
Acre |
0 |
7 |
6 |
161 |
174 |
|
Alagoas |
8 |
10 |
63 |
556 |
637 |
|
Amapá |
2 |
4 |
22 |
171 |
199 |
|
Amazonas |
8 |
24 |
51 |
490 |
573 |
|
Bahia |
23 |
60 |
170 |
1.954 |
2.207 |
|
Ceará |
43 |
139 |
369 |
3.836 |
4.387 |
|
Distrito Federal |
26 |
76 |
158 |
762 |
1.022 |
|
Espírito Santo |
32 |
56 |
200 |
1.302 |
1.590 |
|
Goiás |
11 |
37 |
162 |
1.621 |
2.831 |
|
Maranhão |
6 |
27 |
75 |
874 |
982 |
|
Mato Grosso |
5 |
22 |
59 |
663 |
749 |
|
Mato Grosso do Sul |
5 |
26 |
60 |
596 |
687 |
|
Minas Gerais |
74 |
258 |
773 |
7.247 |
8.352 |
|
Pará |
17 |
21 |
68 |
955 |
1.061 |
|
Paraíba |
16 |
27 |
62 |
732 |
837 |
|
Paraná |
35 |
156 |
412 |
3.644 |
4.247 |
|
Pernambuco |
27 |
59 |
167 |
1.680 |
1.933 |
|
Piauí |
14 |
35 |
100 |
1.070 |
1.216 |
|
Rio de Janeiro |
32 |
137 |
323 |
2.213 |
2.705 |
|
Rio Grande do Norte |
2 |
25 |
55 |
568 |
650 |
|
Rio Grande do Sul |
64 |
165 |
451 |
3.073 |
3.753 |
|
Rondônia |
0 |
5 |
10 |
228 |
243 |
|
Roraima |
1 |
1 |
7 |
108 |
117 |
|
Santa Catarina |
44 |
114 |
393 |
2.643 |
3.194 |
|
São Paulo |
180 |
539 |
1.608 |
13.359 |
15.686 |
|
Sergipe |
4 |
9 |
31 |
209 |
253 |
|
Tocantins |
3 |
7 |
33 |
333 |
376 |
|
Total |
682 |
2.046 |
5.888 |
51.048 |
59.664 |
Olimpíada Internacional de Matemática – Ainda durante a solenidade, o presidente Lula e o ministro Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O MEC investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e de sete alunos do Colégio Pedro II, além de professores que acompanharão a comitiva.
Para serem selecionados, os discentes tinham que ser medalhistas de ouro ou prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 (OIMSF), competição que busca estimular o interesse pela disciplina e a melhoria do seu aprendizado; promover o intercâmbio científico juvenil; e fortalecer a imagem das instituições federais de educação no cenário educacional internacional. Também era necessário apresentar desempenho acadêmico elevadíssimo em matemática; estar vinculado a projetos de ensino e atividades pedagógicas complementares institucionais.
Toda Matemática – A premiação ocorre em um contexto de fortalecimento das políticas públicas voltadas à matemática na educação básica. Além do apoio à Obmep, o MEC coordena o Compromisso Nacional Toda Matemática (CNTM), estratégia desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na aprendizagem da matemática. O CNTM atua por meio de ações voltadas à formação de professores, ao fortalecimento curricular e ao apoio técnico às redes de ensino para assegurar o direito de todos os estudantes ao desenvolvimento desse conhecimento essencial para suas trajetórias educacionais e para o futuro do país.
Impa – Fundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa matemática e de pós-graduação, que tem como missão desenvolver pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, dar continuidade à formação acadêmica com cursos de pós-graduação e promover a disseminação da matemática. A instituição atua, principalmente, nas áreas de sistemas dinâmicos, probabilidade, computação gráfica, dinâmica dos fluidos, entre outras, e conta com um corpo científico com mais de 45 pesquisadores.
O Impa oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática. Desde 2024, oferece também o curso de graduação, o Impa Tech, bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O programa reserva até 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, entre elas a Obmep.
Obmep – Criada em 2005, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Impa e promovido com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da Obmep.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Impa
Fonte: Ministério da Educação
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA6 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
ESPORTES5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA MT6 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara

