NACIONAL

Integração, inovação e investimento: os pilares que fizeram a Secretaria Executiva de Portos e Aeroportos avançar na elaboração de políticas públicas

Cumprindo a função de atuar transversalmente entre as secretarias do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), e prestar apoio direto ao ministro de Estado, a Secretaria Executiva aplicou, ao longo de 2025, um modelo de gestão que prezou pela dinâmica e pela intersetorialidade. Trabalhando em compasso com as secretarias nacionais de Aviação Civil, de Portos e de Navegação e Hidrovias, foi possível tirar entregas do papel e consolidar projetos que são importantes para o desenvolvimento do setor logístico nacional.

O ano de 2025 consolidou-se como um marco na atração de capital privado e na modernização regulatória, pilares que sustentam práticas promotoras de integração, inovação e investimentos. No âmbito do Investimento, a gestão focou na segurança jurídica para alavancar recursos recordes, resultando na aprovação de projetos pelo regime REIDI (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura) e na emissão de debêntures incentivadas.

Já a Inovação teve lugar com as ações do seis Grupos de Trabalho do programa “Navegue Simples” e a realização de seis “Caravanas da Inovação“, disseminando a cultura de modernização nos portos públicos e nos terminais privados do país. A Integração entre as pastas finalísticas e outros órgãos da administração pública foi fortalecida, unindo players do setor e facilitando o diálogo entre público e privado.

Recorde em Debêntures e REIDI

A Secretaria Executiva atuou como um facilitador para destravar investimentos em infraestrutura. O balanço financeiro do ano aponta para um volume massivo de recursos alavancados através de mecanismos de incentivo fiscal.

.
.

No âmbito do REIDI, a pasta aprovou projetos que somam um valor total de investimentos de R$ 10,73 bilhões em 2025. Este montante representa um salto significativo em relação aos anos anteriores, superando os R$ 10,22 bilhões de 2024 e consolidando uma curva de crescimento contínua desde 2019. Entre os principais beneficiados está o Terminal Graneleiro da Babitonga (SC), com investimento de R$ 2,2 bilhões, e o Terminal Multimodal de Grãos e Fertilizantes no Porto de Santos (SP), com aporte de R$ 2,5 bilhões.

Ainda mais expressiva foi a emissão de debêntures incentivadas. O mecanismo de financiamento atingiu o valor recorde de R$ 13,4 bilhões em projetos enquadrados em 2025. O setor aéreo liderou essa frente, com o Bloco de 11 Aeroportos do Brasil S.A. projetando R$ 9,1 bilhões em investimentos em obras. Do total de debêntures, a aviação captou R$ 10,3 bilhões, enquanto o setor portuário respondeu por R$ 3,1 bilhões.

Navegue Simples: Desburocratizar para descomplicar

Respondendo a uma demanda histórica do setor por menos burocracia, a Secretaria Executiva avançou com o programa Navegue Simples. Definido como um programa estratégico permanente, ele focou em medidas de desburocratização e simplificação das outorgas portuárias para melhorar a eficiência operacional e fortalecer a integração digital no setor marítimo. O programa visa acelerar processos administrativos, tornando-os mais ágeis, seguros e transparentes.

.
.
Leia Também:  Salão do Turismo é a celebração da diversidade, da cultura e do potencial do Brasil’, diz Gustavo Feliciano ao ‘Bom dia, Ministro’

Em 2025, o Navegue Simples atacou gargalos críticos como o aprimoramento dos processos para instalações portuárias privadas fora do porto organizado, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); simplificação na destinação de espaços físicos em águas da União e a revisão dos processos de arrendamento em Portos Organizados, envolvendo a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (Seppi) da Casa Civil.

Caravanas para inovar e avançar

Complementando o esforço regulatório, a Secretaria Executiva levou a estratégia de modernização para a ponta da operação por meio das Caravanas da Inovação Portuária. Inspirada no modelo das Caravanas Federativas, e realizada em parceria com a Antaq e o Hub de Inovação Brasil Export, a iniciativa itinerante percorreu seis complexos portuários estratégicos, tanto públicos como privados: Suape (PE), Salvador (BA), Itaqui (MA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP) entre fevereiro e dezembro de 2025 envolvendo os ecossistemas locais de inovação.

.
.

Mais do que fóruns de debate, as caravanas funcionaram como fóruns para conectar desafios reais dos portos públicos a soluções de automação, gestão de dados e logística integrada.

Ao fomentar a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) regionalmente, a pasta garantiu que a cultura da inovação não ficasse restrita aos gabinetes em Brasília, mas se tornasse uma ferramenta prática para ganhos operacionais e ambientais em toda a costa brasileira.

Sustentabilidade e Economia Verde: O Legado da COP30

Na pauta ambiental, a Secretaria Executiva posicionou o Brasil como protagonista da transição ecológica global, utilizando a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), como palco para transformar conceitos em métricas de gestão. O ano de 2025 marcou a virada de chave para a “Economia Verde” no setor, onde a descarbonização e a responsabilidade social deixaram de ser diferenciais para se tornarem requisitos estruturantes das políticas públicas voltadas ao setor logístico nacional.

Um dos marcos foi o lançamento do IDA-Navegação (Índice de Desempenho Ambiental da Navegação). Desenvolvido em parceria com a Infra S.A., o instrumento inova ao mensurar a performance das embarcações por meio de 39 indicadores distribuídos em quatro dimensões: físico-química, biológico-ecológica, sociocultural e econômico-operacional. A ferramenta visa induzir a modernização da frota e aumentar a transparência do setor aquaviário.

Na conferência mundial, também foi anunciada a criação do Programa Nacional de Descarbonização de Portos (PND-Portos) e do Programa Nacional de Descarbonização da Navegação (PND-Navegação). A portaria que institui as iniciativas foi assinada pelo secretário executivo, Tomé Franca, durante um ato oficial, como parte da programação do MPor na COP30. Os programas são instrumentos centrais para a implementação da Política de Sustentabilidade do Ministério e visam reduzir progressivamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE), incentivar a eficiência energética e modernizar as infraestruturas portuárias e da navegação nacional.

Leia Também:  MEC institui programa para promover acesso e êxito na Rede Federal

No setor aéreo, a descarbonização ganhou força de lei com a implementação do ProBioQAV (Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação), instituído pela Lei do Combustível do Futuro (nº 14.993/24). A medida estipulou metas para as companhias aéreas, que deverão reduzir suas emissões em 1% a partir de 2027, escalando para 10% até 2037.

Para viabilizar esse cenário, a Secretaria Executiva articulou a regulamentação do programa junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de fomentar a infraestrutura de distribuição, com expectativa de oferta de SAF (Sustainable Aviation Fuel) já nos aeroportos de São José dos Campos e Salvador.

Política de sustentabilidade

Toda a estratégia ambiental da pasta foi sistematizada através da Política de Sustentabilidade do MPor, que atuou em duas frentes para garantir a execução das ações. No setor público, a Secretaria Executiva liderou a elaboração da Agenda Anual de Sustentabilidade, instituiu o Comitê de Descarbonização do Transporte Marítimo e implementou a Taxonomia Sustentável Brasileira, um guia para orientar investimentos e financiamentos verdes.

.
.

Ações que abriram portas para a diplomacia climática, resultando na assinatura de acordos internacionais estratégicos com países como a Noruega, Singapura, China e a Bélgica.

Na interface com o setor privado, o MPor consolidou o “Pacto pela Sustentabilidade”, um compromisso formal pela adoção de práticas ambientas, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) que culminou no reconhecimento de 36 empresas líderes durante a conferência climática entregando selos de reconhecimento que comprovaram excelência nestas ações.

Governança e Perspectivas para 2026

Além das metas econômicas, a Secretaria publicou guias fundamentais para a saúde corporativa do setor, abordando a prevenção ao assédio, ao capacitismo e ao etarismo, além de promover a equidade racial. Os materiais podem ser encontrados em associações, aeroportos, empresas aéreas e outras representações do setor logístico.

Para o campo dos seguros, foram apresentados o Guia Prático de Seguros e Capitalização para Contratos de Concessões e Parcerias Público-Privadas e o Diagnóstico de Seguros. As publicações foram realizadas em parceria com a Seppi, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). O material orienta a contratação e execução de seguros para garantir a previsibilidade e eficácia.

Para 2026, a Secretaria Executiva projeta a “2ª Onda do Programa Navegue Simples”, a realização de quatro Caravanas da Inovação, a implementação da identificação biométrica em portos e aeroportos, e a criação de novos corredores verdes internacionais.

Com um alicerce sólido construído em 2025, o Ministério prepara-se para um ano de consolidação, onde a eficiência regulatória e a responsabilidade ambiental caminharão juntas para impulsionar o desenvolvimento do Brasil.

Apresentação Coletiva de Imprensa

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Propaganda

NACIONAL

Obmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro. Durante o evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, 682 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados com medalhas de ouro. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a fim de reconhecer o potencial da educação em abrir caminhos e transformar vidas. 

No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica. “Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer. Isso é um fato concreto”, disse. 

Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades. “Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores. 

O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram“, disse. 

É com muita emoção que a gente pode dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”. 

Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze. Dos primeiros colocados, 523 são estudantes de escolas públicas, enquanto 159 vêm de instituições privadas. Na categoria de prata, 1.560 são da rede pública e 485 da rede privada. Já entre os medalhistas de bronze, 4.508 são de instituições públicas e 1.380 de escolas privadas. São Paulo foi o estado com mais medalhas de ouro, com 180, seguido por Minas Gerais (74), Rio Grande do Sul (64), Santa Catarina (44) e Ceará (43). Além deles, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa. 

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”. 

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.  

Leia Também:  MEC lança cinco novos cursos para gestores da Rede Federal

Além disso, ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência. Hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa. 

Confira o número de medalhistas por Unidade da Federação (UF):

UF 

OURO 

PRATA 

BRONZE 

MENÇÃO HONROSA 

TOTAL 

Acre 

0 

7 

6 

161 

174 

Alagoas 

8 

10 

63 

556 

637 

Amapá 

2 

4 

22 

171 

199 

Amazonas 

8 

24 

51 

490 

573 

Bahia 

23 

60 

170 

1.954 

2.207 

Ceará 

43 

139 

369 

3.836 

4.387 

Distrito Federal 

26 

76 

158 

762 

1.022 

Espírito Santo 

32 

56 

200 

1.302 

1.590 

Goiás 

11 

37 

162 

1.621 

2.831 

Maranhão 

6 

27 

75 

874 

982 

Mato Grosso 

5 

22 

59 

663 

749 

Mato Grosso do Sul 

5 

26 

60 

596 

687 

Minas Gerais 

74 

258 

773 

7.247 

8.352 

Pará 

17 

21 

68 

955 

1.061 

Paraíba 

16 

27 

62 

732 

837 

Paraná 

35 

156 

412 

3.644 

4.247 

Pernambuco 

27 

59 

167 

1.680 

1.933 

Piauí 

14 

35 

100 

1.070 

1.216 

Rio de Janeiro 

32 

137 

323 

2.213 

2.705 

Rio Grande do Norte 

2 

25 

55 

568 

650 

Rio Grande do Sul 

64 

165 

451 

3.073 

3.753 

Rondônia 

0 

5 

10 

228 

243 

Roraima 

1 

1 

7 

108 

117 

Santa Catarina 

44 

114 

393 

2.643 

3.194 

São Paulo 

180 

539 

1.608 

13.359 

15.686 

Sergipe 

4 

9 

31 

209 

253 

Tocantins 

3 

7 

33 

333 

376 

Total 

682 

2.046 

5.888 

51.048 

59.664 

Olimpíada Internacional de Matemática Ainda durante a solenidade, o presidente Lula e o ministro Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O MEC investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e de sete alunos do Colégio Pedro II, além de professores que acompanharão a comitiva. 

Leia Também:  Missão na China: Brasil se reúne com entidade que representa 80% das agências de viagem para ampliar turismo

Para serem selecionados, os discentes tinham que ser medalhistas de ouro ou prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 (OIMSF), competição que busca estimular o interesse pela disciplina e a melhoria do seu aprendizado; promover o intercâmbio científico juvenil; e fortalecer a imagem das instituições federais de educação no cenário educacional internacional. Também era necessário apresentar desempenho acadêmico elevadíssimo em matemática; estar vinculado a projetos de ensino e atividades pedagógicas complementares institucionais. 

Toda Matemática A premiação ocorre em um contexto de fortalecimento das políticas públicas voltadas à matemática na educação básica. Além do apoio à Obmep, o MEC coordena o Compromisso Nacional Toda Matemática (CNTM), estratégia desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na aprendizagem da matemática. O CNTM atua por meio de ações voltadas à formação de professores, ao fortalecimento curricular e ao apoio técnico às redes de ensino para assegurar o direito de todos os estudantes ao desenvolvimento desse conhecimento essencial para suas trajetórias educacionais e para o futuro do país.  

ImpaFundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa matemática e de pós-graduação, que tem como missão desenvolver pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, dar continuidade à formação acadêmica com cursos de pós-graduação e promover a disseminação da matemática. A instituição atua, principalmente, nas áreas de sistemas dinâmicos, probabilidade, computação gráfica, dinâmica dos fluidos, entre outras, e conta com um corpo científico com mais de 45 pesquisadores. 

O Impa oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática. Desde 2024, oferece também o curso de graduação, o Impa Tech, bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O programa reserva até 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, entre elas a Obmep. 

ObmepCriada em 2005, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Impa e promovido com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.   

A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da Obmep.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Impa 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA