NACIONAL
Salão do Turismo é a celebração da diversidade, da cultura e do potencial do Brasil’, diz Gustavo Feliciano ao ‘Bom dia, Ministro’
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participou nesta terça-feira (5) do programa “Bom Dia, Ministro”, iniciativa coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O programa promove entrevistas ao vivo com ministros de Estado e permite que radialistas de todas as regiões do país façam perguntas, ampliando o acesso à informação e fortalecendo o diálogo com a população brasileira.
Durante a entrevista, o ministro destacou a realização da 10ª edição do Salão do Turismo, que acontece entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. É a primeira vez que o evento será realizado no Nordeste.
“Será uma grande celebração da diversidade, da cultura e do potencial turístico do nosso país, reunindo todos os atores do setor em um só espaço”, disse.
O evento, que é a maior vitrine do setor no país, reunirá toda a cadeia produtiva em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios.
Os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados, mostrando o que o país tem de melhor. A programação é intensa e oferece atividades tanto para o público em geral quanto para empresários, gestores públicos, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades e associações envolvidas com o setor.
-
Confira a entrevista completa AQUI.
O ministro também destacou que o evento será palco de palestras, oficinas e mesas-redondas, que irão debater o desenvolvimento e o futuro do turismo, abordando temas estratégicos como: infraestrutura e investimentos públicos e privados, acessibilidade e inclusão, sustentabilidade, meio ambiente, crédito, economia criativa, inovação digital, inteligência artificial, uso de novas tecnologias, gastronomia, destinos ligados aos povos originários e turismo LGBTQIA+.
Empregos
Durante a entrevista, Feliciano celebrou os bons números registrados pelo turismo brasileiro neste início de ano. Citou, por exemplo, os 86 mil empregos criados no setor em um ano (de março de 2025 a março de 2026).
“Os dados mostram a importância da atividade turística para a geração de renda, inclusão produtiva e melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros”, afirmou.
Atualmente, o setor é responsável por 5% da força de trabalho do país, com mais de 2,4 milhões de trabalhadores.
Fungetur
O ministro falou também sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), uma linha de crédito do Ministério do Turismo (MTur), destinada a empresas do setor.
“O Fungetur, além de ter essa visão econômica de desenvolver o turismo, também tem um lado social muito importante, permitindo apoiar empreendedores em momentos difíceis e fortalecer políticas públicas de inclusão”, destacou o ministro.
O Fundo oferece também condições especiais de crédito para empresas do setor turístico, localizadas em municípios com situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal.
Festas juninas
Outro destaque da entrevista foram as festas juninas e o crescimento do turismo cultural no Nordeste. Gustavo Feliciano ressaltou a importância econômica das celebrações para a região e afirmou que o governo trabalha para ampliar os investimentos no setor.
“O São João é uma das festas culturais mais fortes do Brasil e movimenta a economia de centenas de municípios nordestinos. Estamos trabalhando para fazer investimentos recordes e fortalecer ainda mais essa tradição. Eu costumo dizer que o São João é o ‘segundo carnaval do Brasil’, dada a sua importância para a cultura, a economia e o turismo”, disse.
Durante a entrevista, o ministro também comentou o trabalho de promoção internacional feito para atrair turistas estrangeiros aos festejos juninos brasileiros, especialmente argentinos.
Segundo ele, ações promovidas pelo MTur, em parceria com a Embratur, têm ampliado o interesse do público internacional pelas festas tradicionais do Nordeste.
“O argentino já era apaixonado pelo Carnaval brasileiro e agora está descobrindo o São João. Levamos essa experiência cultural para Buenos Aires e o interesse tem crescido muito”, explicou Feliciano.
Em março deste ano, o Ministério do Turismo, em uma iniciativa inédita, levou uma tradicional quadrilha junina ao Obelisco, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da capital argentina, transformando o cartão-postal da cidade em um cenário de cores, música e cultura brasileira.
Mercado chinês
O ministro destacou ainda o potencial de regiões como Pantanal, Bonito, Foz do Iguaçu e a Amazônia para atrair turistas chineses interessados em experiências ligadas à natureza.
“O turista chinês tem grande interesse por destinos de natureza e observação de aves. Por isso, estamos reforçando a promoção internacional desses destinos estratégicos do Brasil”, afirmou.
Recentemente, o MTur divulgou o resultado de um chamamento público aberto para o cadastramento de agências de turismo interessadas em atuar no planejamento e na recepção de turistas chineses no Brasil. Ao todo, 325 empresas aderiram ao edital.
Recordes
Gustavo Feliciano destacou, ainda, o grande momento vivido pelo turismo brasileiro, que vem registrando recordes sucessivos em diferentes áreas.
O turismo de negócios registrou crescimento no faturamento em março (R$ 1,47 bilhão) e no primeiro trimestre (R$ 3,57 bilhões). Já os gastos de turistas estrangeiros também registraram crescimento no mês passado (R$ 4,62 bilhões) e nos três primeiros meses do ano (R$ 16 bilhões).
O número de passageiros em voos domésticos foi o maior da história para um primeiro trimestre: 25 milhões. Março também registrou recorde, com 8 milhões de pessoas viajando internamente. Os registros de chegadas de turistas internacionais também foram recordes: em março (1,05 milhão) e no primeiro trimestre (3,74 milhões).
Ao comentar os resultados positivos do setor, o ministro reforçou a estratégia do Governo Federal de ampliar o turismo em todas as regiões do país.
“O nosso grande desafio é levar o turismo para todos os cantos do Brasil, descentralizando investimentos e criando oportunidades para que o desenvolvimento chegue a cada região do Brasil”, afirmou.
Ao encerrar a participação no programa, ele reforçou o otimismo com o cenário atual do setor e o impacto positivo do turismo na vida da população brasileira.
“Do lado do povo brasileiro o turismo tem vivido o seu melhor momento. E espero que continue assim”, finalizou.
Por Zeca Moreira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Obmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro. Durante o evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, 682 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados com medalhas de ouro. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a fim de reconhecer o potencial da educação em abrir caminhos e transformar vidas.
No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica. “Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, ‘quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer’. Isso é um fato concreto”, disse.
Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades. “Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores”.
O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram“, disse.
É com muita emoção que a gente pode dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país.” Leonardo Barchini, ministro da Educação
Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”.
Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze. Dos primeiros colocados, 523 são estudantes de escolas públicas, enquanto 159 vêm de instituições privadas. Na categoria de prata, 1.560 são da rede pública e 485 da rede privada. Já entre os medalhistas de bronze, 4.508 são de instituições públicas e 1.380 de escolas privadas. São Paulo foi o estado com mais medalhas de ouro, com 180, seguido por Minas Gerais (74), Rio Grande do Sul (64), Santa Catarina (44) e Ceará (43). Além deles, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”.
A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.
Além disso, ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência. Hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa.
Confira o número de medalhistas por Unidade da Federação (UF):
|
UF |
OURO |
PRATA |
BRONZE |
MENÇÃO HONROSA |
TOTAL |
|
Acre |
0 |
7 |
6 |
161 |
174 |
|
Alagoas |
8 |
10 |
63 |
556 |
637 |
|
Amapá |
2 |
4 |
22 |
171 |
199 |
|
Amazonas |
8 |
24 |
51 |
490 |
573 |
|
Bahia |
23 |
60 |
170 |
1.954 |
2.207 |
|
Ceará |
43 |
139 |
369 |
3.836 |
4.387 |
|
Distrito Federal |
26 |
76 |
158 |
762 |
1.022 |
|
Espírito Santo |
32 |
56 |
200 |
1.302 |
1.590 |
|
Goiás |
11 |
37 |
162 |
1.621 |
2.831 |
|
Maranhão |
6 |
27 |
75 |
874 |
982 |
|
Mato Grosso |
5 |
22 |
59 |
663 |
749 |
|
Mato Grosso do Sul |
5 |
26 |
60 |
596 |
687 |
|
Minas Gerais |
74 |
258 |
773 |
7.247 |
8.352 |
|
Pará |
17 |
21 |
68 |
955 |
1.061 |
|
Paraíba |
16 |
27 |
62 |
732 |
837 |
|
Paraná |
35 |
156 |
412 |
3.644 |
4.247 |
|
Pernambuco |
27 |
59 |
167 |
1.680 |
1.933 |
|
Piauí |
14 |
35 |
100 |
1.070 |
1.216 |
|
Rio de Janeiro |
32 |
137 |
323 |
2.213 |
2.705 |
|
Rio Grande do Norte |
2 |
25 |
55 |
568 |
650 |
|
Rio Grande do Sul |
64 |
165 |
451 |
3.073 |
3.753 |
|
Rondônia |
0 |
5 |
10 |
228 |
243 |
|
Roraima |
1 |
1 |
7 |
108 |
117 |
|
Santa Catarina |
44 |
114 |
393 |
2.643 |
3.194 |
|
São Paulo |
180 |
539 |
1.608 |
13.359 |
15.686 |
|
Sergipe |
4 |
9 |
31 |
209 |
253 |
|
Tocantins |
3 |
7 |
33 |
333 |
376 |
|
Total |
682 |
2.046 |
5.888 |
51.048 |
59.664 |
Olimpíada Internacional de Matemática – Ainda durante a solenidade, o presidente Lula e o ministro Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O MEC investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e de sete alunos do Colégio Pedro II, além de professores que acompanharão a comitiva.
Para serem selecionados, os discentes tinham que ser medalhistas de ouro ou prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 (OIMSF), competição que busca estimular o interesse pela disciplina e a melhoria do seu aprendizado; promover o intercâmbio científico juvenil; e fortalecer a imagem das instituições federais de educação no cenário educacional internacional. Também era necessário apresentar desempenho acadêmico elevadíssimo em matemática; estar vinculado a projetos de ensino e atividades pedagógicas complementares institucionais.
Toda Matemática – A premiação ocorre em um contexto de fortalecimento das políticas públicas voltadas à matemática na educação básica. Além do apoio à Obmep, o MEC coordena o Compromisso Nacional Toda Matemática (CNTM), estratégia desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na aprendizagem da matemática. O CNTM atua por meio de ações voltadas à formação de professores, ao fortalecimento curricular e ao apoio técnico às redes de ensino para assegurar o direito de todos os estudantes ao desenvolvimento desse conhecimento essencial para suas trajetórias educacionais e para o futuro do país.
Impa – Fundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa matemática e de pós-graduação, que tem como missão desenvolver pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, dar continuidade à formação acadêmica com cursos de pós-graduação e promover a disseminação da matemática. A instituição atua, principalmente, nas áreas de sistemas dinâmicos, probabilidade, computação gráfica, dinâmica dos fluidos, entre outras, e conta com um corpo científico com mais de 45 pesquisadores.
O Impa oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática. Desde 2024, oferece também o curso de graduação, o Impa Tech, bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O programa reserva até 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, entre elas a Obmep.
Obmep – Criada em 2005, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Impa e promovido com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da Obmep.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Impa
Fonte: Ministério da Educação
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA6 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
ESPORTES5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA MT6 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara

