NACIONAL

Festa da Penha, em Vila Velha (ES), é reconhecida oficialmente como manifestação da cultura nacional

Uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do Brasil, a Festa da Penha, realizada anualmente em Vila Velha, no Espírito Santo, foi reconhecida oficialmente como manifestação da cultura nacional. A lei foi sancionada nesta sexta-feira (27) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Dedicada a Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado, a festa acontece há mais de 450 anos, tradicionalmente na semana seguinte ao Domingo de Páscoa. A celebração movimenta o turismo no Espírito Santo, atraindo romeiros de diversos municípios capixabas e de outras regiões do Brasil. Além disso, também é um marco da cultura e identidade estaduais.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo religioso e cultural no Brasil. “O reconhecimento da Festa da Penha como manifestação cultural nacional valoriza uma das mais tradicionais expressões de fé e identidade do Brasil. Muito além de um evento religioso, a celebração reúne milhares de fiéis, preserva costumes históricos e fortalece o turismo religioso e cultural, movimentando a economia local e promovendo a diversidade das tradições brasileiras”, disse.

Leia Também:  MEC celebra Dia da Escola com investimentos na educação básica

A medida reforça o potencial do festejo de fortalecer a identidade turística nacional, estimula a valorização da cultura e promove esse patrimônio imaterial do Brasil.

“Ao elevar o status desse evento, o governo do presidente Lula reafirma o compromisso com a proteção do patrimônio imaterial e garante continuidade a uma manifestação que atravessa gerações e simboliza a união entre cultura, devoção e história”, finalizou o ministro.

Reconhecer a Festa da Penha como manifestação da cultura nacional faz parte de um esforço do governo federal para valorizar ainda mais festejos, comemorações e expressões culturais que movimentam a economia e o turismo brasileiro.

Além da celebração capixaba, manifestações como a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, na Bahia; o Carnaval de Salvador (BA) e a Festa de San Gennaro (SP) já receberam o mesmo reconhecimento.

Números

Segundo a organização do evento, a 455ª edição da celebração, realizada em 2025, contou com a participação de aproximadamente 2,7 milhões de católicos. O festejo atrai, a cada ano, milhares de turistas e consagra-se como a maior festa religiosa do estado do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do Brasil.

Leia Também:  Avaliação positiva do turismo avança no governo Lula e atinge 55%, mostra pesquisa

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Ministério do Turismo detalha ações de apoio ao setor a mais de 600 gestores durante a Marcha dos Municípios

Gestores públicos de todo o país que participaram nesta semana da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tiveram a oportunidade de conhecer as várias formas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento turístico de suas cidades.

No estande da pasta no evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), técnicos promoveram 248 atendimentos diretos sobre repasses de verbas, o suporte financeiro a obras de infraestrutura turística e programas disponibilizados pelo órgão, entre outras ações.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que acompanhou a abertura da Marcha na última terça-feira (19), apontou benefícios do diálogo direto com os representantes dos municípios.

“Nós trabalhamos para que cada gestor público saiba exatamente como acessar nossos programas e recursos. Com isso, nós agimos para, cada vez mais, converter o potencial turístico de suas cidades em desenvolvimento econômico sustentável, trabalho e renda para a população local”, afirmou o ministro.

Técnicos do órgão também receberam 367 gestores na sede da pasta em Brasília, quando prestaram orientações quanto ao cadastro de propostas no Transferegov (sistema federal para transferência e gestão de recursos da União) e à participação de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, entre outras.

Leia Também:  MEC celebra Dia da Escola com investimentos na educação básica

“O turismo acontece nos municípios, e o Ministério do Turismo está à disposição aqui em Brasília para, não apenas durante a Marcha dos Prefeitos, mas durante todo o ano, dar o suporte necessário ao fortalecimento do setor nas diferentes regiões do nosso país”, acrescentou Gustavo Feliciano.

Marcha dos Prefeitos

A XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi realizada de 18 a 21 de maio, reunindo gestores públicos e representantes dos diversos órgãos do Governo do Brasil. A presença federal no evento reforça o compromisso com o fortalecimento do Pacto Federativo e a ampliação do diálogo com entes locais.

Maior evento municipalista da América Latina, o encontro é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de discutir políticas públicas, a gestão e o desenvolvimento de cidades de todo o território nacional.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA