NACIONAL
Estudo do MME e da EPE prevê queda da dependência externa de derivados de petróleo na próxima década
O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta sexta-feira (28/11), o Caderno de Abastecimento de Derivados de Petróleo, parte integrante do Plano Decenal de Expansão de Energia 2035 (PDE 2035). O estudo fornece à sociedade brasileira uma base sólida de informações e análises preditivas detalhadas sobre o segmento de refino de petróleo, as perspectivas para importação e exportação de petróleo, para oferta e dependência externa de derivados, e seus impactos para o abastecimento nacional.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que as informações contidas no caderno são estratégicas. “Estamos ampliando a capacidade de refino do país para reduzir, de forma consistente, a dependência externa de derivados. Esse movimento combina autossuficiência, geração de emprego e renda, e mais segurança para todo o sistema energético nacional. O estudo reforça a qualidade do nosso planejamento e dá previsibilidade para que os investimentos necessários, tanto na expansão industrial quanto no financiamento da transição energética, avancem com responsabilidade e visão de longo prazo”, afirmou o ministro.
O Caderno mostra que o Brasil deverá ampliar a sua condição de exportador líquido de petróleo nos próximos dez anos, alcançando 2,7 milhões de barris por dia em 2035. Esse volume expressivo das exportações brasileiras de óleo cru poderá elevar ainda mais a importância e relevância do País no quadro geopolítico da indústria mundial do petróleo.
Neste contexto, o documento indica que a capacidade nacional de refino de petróleo será ampliada em 10% entre 2025 e 2035, em função da carteira de investimentos previstos em refino no Brasil, que contempla, especialmente, a conclusão do 2º trem da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), o Complexo de Energias Boaventura e projetos de ampliação de unidades de destilação e de hidrotratamento de diesel.
Apesar dos investimentos em refino, o Brasil permanecerá como importador líquido de derivados durante todo o horizonte, com destaque para as importações de óleo diesel e nafta. Pelas projeções, o país deverá alcançar patamares de importação de óleo diesel superiores às máximas históricas.
Por sua vez, a produção de óleo combustível permanecerá com excedentes durante todo o período. Há redução do grau de dependência externa à nafta (de 59% para 29%) e ao QAV (de 18% para 4%), em função de investimentos em refinarias/biorrefinarias ou maior consumo de fração renovável (SAF), enquanto o balanço de gás liquefeito de petróleo (GLP) indica a possibilidade de superávit a partir do fim desta década.
Para mais detalhes, acesse o Caderno de Abastecimento de Derivados de Petróleo aqui.
NACIONAL
Ministro da Previdência Social e presidente do INSS apresentam prioridades a novos servidores do Instituto
Nesta quinta-feira (11), novos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aprovados no Concurso Público Nacional Unificado, participaram de atividades voltadas ao alinhamento de prioridades e fluxos de trabalho do Instituto. O evento de ambientação contou com a presença do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, da presidente do INSS, Ana Cristina Silveira e de representantes de todas as diretorias do órgão.
Os 48 novos servidores lotados na Administração Central possuem formação em diversas áreas, desde engenharia até terapia ocupacional. Candidatos formados em administração, contabilidade, direito, estatística, psicologia e tecnologia da informação também foram contemplados. Os profissionais chegam com a missão de contribuir para o fortalecimento da autarquia e para a melhoria dos serviços prestados à sociedade brasileira.
Ao dar as boas-vindas aos novos servidores, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a relevância da Previdência Social para a população brasileira e a responsabilidade de preservar a credibilidade da instituição. “A participação e empenho dos servidores contribui para uma gestão eficiente, proativa e eficaz. O INSS está aqui pra servir ao povo brasileiro com seriedade, honestidade e integridade”, disse.
Em seu discurso, Ana Cristina Silveira, destacou a importância dos profissionais e reforçou que o trabalho desenvolvido nas áreas de apoio é fundamental para que a instituição alcance suas metas e ofereça serviços cada vez mais qualificados à população. A presidente também incentivou os recém-chegados a manterem o entusiasmo ao longo da trajetória no serviço público. “Não percam o brilho no olhar. É muito bom trabalhar motivado, especialmente em uma instituição que entrega direitos à população”, afirmou.
A diretora de Gestão de Pessoas, Yveline Barretto Leitão, ressalta que a última vez que a Administração Central do Instituto recebeu novos servidores foi há mais de uma década, em 2013. “A nossa ansiedade pela chegada de vocês era muito grande e a nossa satisfação em recebê-los também”, apontou.
“Estamos sendo muito bem recebidos pela instituição. É um momento muito rico para entender a dimensão do órgão no qual estamos entrando”, destacou a nova servidora Janete Muniz. Para ela, o encontro permite conhecer melhor a instituição e reforça o compromisso dos novos profissionais com o serviço público.
Também participaram do evento os diretores Ana Evangelista (Governança, Planejamento e Inovação), Leonardo Bittencourt (Benefícios e Relacionamento com o Cidadão) e Manuella Andrade (Orçamento, Finanças e Logística), o procurador-geral do INSS, Jezihel Lima, o corregedor do Instituto, Jeaniton Souza, e o auditor-geral do órgão, Olacir Luchetta.
-
POLÍTICA MT3 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
POLÍTICA MT6 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
ESPORTES7 dias atrásAncelotti testa Rayan e Léo Pereira em último ensaio antes de amistoso contra o Egito
-
NACIONAL6 dias atrásMinistro do Turismo cumpre agenda no Amapá com ações voltadas ao crédito para empreendedores do setor e ao desenvolvimento do turismo de fronteira
-
NACIONAL6 dias atrásMinistério do Turismo realiza mais uma edição de sucesso do “Brasil Mais Crédito” durante fórum internacional
-
PICANTES5 dias atrásEx-BBBs e famosos participam de jantar oficial antes do São João da Thay: ‘Alegria’
-
PICANTES6 dias atrásVera Viel e Rodrigo Faro curtem Ibiza e aproveitam passeio de barco em mar


