NACIONAL

Estudantes de medicina premiados destacam preparo para o Enem

O Prêmio MEC da Educação Brasileira, além de premiar redes de ensino e escolas, reconheceu 54 estudantes pelo seu alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os alunos, o prêmio conquistado é resultado da união entre rotina e dedicação e representa um reconhecimento ao protagonismo juvenil. A premiação reconheceu dois alunos de cada unidade da Federação pelo melhor desempenho na nota da redação. Eles foram condecorados em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Natural de São Luiz (MA), a estudante Laís Souza Fernandes, 18 anos, afirmou que foi uma honra representar o seu estado no Prêmio MEC, entre os estudantes que tiraram as melhores notas na prova de redação do Enem. Ela ingressou em medicina na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e considerou o prêmio um incentivo à educação e, principalmente, aos estudos. “É dessa forma que a gente vai ter novas oportunidades. É um novo mundo. É muito importante ter esse incentivo para aquelas pessoas que estão nessa fase do vestibular, que têm muitas dificuldades. Estudar medicina sempre me pareceu uma realidade completamente distante. Então, eu estou aqui para dar esse recado, de que é algo que vocês podem alcançar. Basta vocês persistirem e estudarem, porque por meio dos estudos é possível, sim, alcançar sonhos”, declarou.

.
Eu estou aqui para dar esse recado, de que é algo que vocês podem alcançar. Basta vocês persistirem e estudarem, Laís Souza Fernandes, estudante. Foto: Luís Fortes / MEC
Leia Também:  MPS realizou 198 atendimentos durante a Caravana Federativa do Rio de Janeiro

Ingressante pelo sistema de cotas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o estudante rondoniense de medicina Teylan Nunes da Silva contou que realizou todo o estudo em escolas públicas. Filho de um pai semianalfabeto, ele recebeu apoio e motivação para que a educação fosse a porta para a conquista de uma vida melhor. “Estudar em escola pública influencia em diversos fatores, principalmente na visão de mundo. Essa visão que eu consegui ter, de poder escrever uma redação, sabendo o que eu estou escrevendo; e aprender tudo com um olhar de esperança. Se precisasse, eu faria tudo de novo. Estou muito feliz”, comemorou.

.
Se precisasse, eu faria tudo de novo. Estou muito feliz, Teylan Nunes da Silva, estudante. Foto: Luís Fortes / MEC

Para Caetano Todero Seminotti, estudante de medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS), a educação foi fundamental na sua vida e permitiu que ele entrasse no curso que idealizou. “Conforme eu fui avançando no ensino médio, eu fui maturando esse sonho. E, pelo Enem, eu consegui realizar esse sonho. Estou muito feliz de estar aqui. O prêmio é uma forma de reconhecer a educação pública e o bom desempenho dos alunos. É uma valorização da educação brasileira”, comentou.

.
Estou muito feliz de estar aqui. O prêmio é uma forma de reconhecer a educação pública e o bom desempenho dos alunos., Caetano Seminotti, estudante. Foto: Luís Fortes / MEC
Leia Também:  Fórum permanente dos trabalhadores da aviação civil tem segundo encontro no MPor

O estudante de medicina Gustavo Dias Ferreira, já matriculado no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, em Araguaína (TO), também se disse muito feliz com o reconhecimento, após uma jornada de estudos dedicada ao Enem. “Foi um período de um ano, fazendo muitos modelos, uma vez por semana, para aprender, pegar a prática da redação para conseguir chegar no Enem e conseguir performar para atingir uma boa nota. Estudar medicina é um sonho e tenho interesse pela área desde o primeiro ano no ensino médio”, disse. “Para mim, a educação move o mundo. Ela é uma forma de você ascender tanto socialmente, quanto economicamente, e é essencial para formação do cidadão”, completou Gustavo.

A mineira Samille Leão Malta, estudante de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), deixou um recado para os vestibulandos. “Eu digo para os estudantes que vão fazer Enem agora para se dedicarem, para estudarem muito. Quem sabe vocês estarão aqui, daqui a um tempo, recebendo o prêmio e podendo realizar o sonho de vocês através dos estudos?”, instigou.

Conheça todos os agraciados do Prêmio MEC

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

PND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira, 19 de junho, a Portaria nº 527/2026, que apresenta a lista dos 2.031 entes federativos que aderiram à Prova Nacional Docente (PND). O número de adesão representa uma participação de 96% das capitais e 85% dos estados brasileiros. Em comparação com 2025, a adesão ao exame teve um crescimento superior a 30%. 

Do total de entes que aderiram ao exame, 615 manifestaram interesse em utilizar os resultados da PND em seus processos seletivos no ano de 2026. Entre os estados estão Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe. Já entre as capitais, pretendem adotar a prova Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Florianópolis, João Pessoa, Natal, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. 

Em 2026, a adesão à PND passou a ter validade por tempo indeterminado. Isso significa que as redes que aderiram poderão utilizar os resultados da prova nos próximos anos sem a necessidade de nova adesão, bastando prever expressamente o uso dos resultados da PND em seus editais de seleção. 

O processo de adesão contou com o engajamento e a mobilização da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação das Capitais (Consec); bem como dos Tribunais de Contas Estaduais; dos Ministérios Públicos; e do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil). 

Leia Também:  Resultado preliminar dos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2025 está disponível!

PND – A Prova Nacional Docente visa auxiliar na melhoria da qualidade dos processos seletivos para professores, não apenas estimulando a realização de concursos públicos, mas também induzindo o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino.   

O exame soma-se a outras iniciativas do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e o incentivo à docência no Brasil. Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PND tem inscrições abertas para os candidatos na segunda-feira, 22 de junho. A aplicação será em 20 de setembro.  

Diretrizes – A Portaria nº 67/2026 dispõe sobre as regras e os procedimentos para a realização da PND. A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. A PND será aplicada anualmente e é voltada a licenciados.   

Mais Professores – Instituído pela Lei nº 15.344/2026 e pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi criado em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, estima-se que o programa atenda 2,3 milhões de docentes em todo o país, com as seguintes iniciativas, além da PND: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, bem como ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.   

Leia Também:  Política de Sustentabilidade do MPor avança com impacto positivo nos portos, aeroportos e hidrovias do país

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE) 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA