NACIONAL
Como a energia elétrica é transportada pelo Brasil
As linhas de transmissão são estruturas utilizadas para transportar a energia elétrica gerada nas usinas até as subestações e, posteriormente, aos sistemas de distribuição. Como as fontes de geração estão localizadas em diferentes regiões do país, essas instalações conectam os pontos de produção e de consumo de energia.
A transmissão de energia ocorre em alta tensão, o que reduz as perdas elétricas e permite o transporte por longas distâncias. Após percorrer as linhas de transmissão, a energia chega às subestações, onde a tensão é reduzida, para que possa ser distribuída de forma segura aos consumidores.
Para definir o trajeto de uma linha de transmissão, são realizados estudos técnicos, ambientais, econômicos e sociais. Entre os aspectos avaliados, estão o relevo, tipo de solo, distância entre subestações, áreas urbanas, corpos d’água, rodovias, ferrovias, unidades de conservação, terras indígenas e demais áreas especialmente protegidas, além de outros condicionantes que possam influenciar na implantação da linha.
Com o início da operação de novas usinas e crescimento do consumo, novas linhas de transmissão podem ser incorporadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme o planejamento do setor elétrico. Esse processo permite conectar diferentes instalações de geração e carga às redes de transmissão e distribuição, integrando a infraestrutura do sistema elétrico brasileiro, conectando usinas, cargas, subestações e redes de distribuição em diferentes regiões do país.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
NACIONAL
Entenda cada item cobrado na conta de luz e como acompanhar o consumo
A conta de energia elétrica reúne diferentes informações sobre o consumo, medido em quilowatt-hora (kWh), e os custos necessários para que a energia chegue ao consumidor. A cobrança contempla, por exemplo, valores relacionados à geração, transmissão e distribuição.
Na prática, a tarifa é composta por duas parcelas principais. A Parcela A reúne custos que não são gerenciados pela distribuidora (compra de energia, transmissão e encargos setoriais). Já a Parcela B corresponde aos custos relacionados à prestação do serviço de distribuição (operação, manutenção e expansão da rede elétrica).
Além desses valores, também são incluídos encargos setoriais, tributos e contribuições definidos pela legislação federal, estadual e municipal. Um exemplo é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo estadual cuja alíquota varia de acordo com a legislação de cada estado. Também incidem as contribuições federais para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), destinados ao financiamento de políticas públicas da União.
Iluminação Pública e Bandeiras Tarifárias
Outro item que pode aparecer na fatura é a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP ou COSIP), instituída pelos municípios e pelo Distrito Federal.
Também podem ser aplicadas as bandeiras tarifárias, identificadas pelas cores verde, amarela e vermelha. Elas indicam as condições de geração de energia no período e, conforme a bandeira vigente, podem resultar em cobrança adicional na tarifa.
Conhecer esses itens ajuda a entender a composição da conta de energia elétrica e as cobranças que fazem parte da fatura.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
-
CUIABÁ2 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT5 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA MT7 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
CUIABÁ5 dias atrásPrefeitura regulamenta expediente de escolas, unidades de saúde e demais serviços para jogo da Seleção Brasileira
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTRE multa Pedro Taques em R$ 10 mil por impulsionar conteúdo contra Mauro Mendes nas redes sociais
-
PICANTES4 dias atrásSabrina Sato e Nicolas Prattes revelam sexo do bebê e emocionam familiares: ‘Mágico’
