NACIONAL

Com investimento de R$ 217 milhões, Governo Federal e Porto de Suape concluem dragagem estratégica do canal de acesso

A infraestrutura portuária do Nordeste deu um salto de qualidade. Em agenda em Pernambuco, nesta sexta-feira (30), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a conclusão da dragagem de aprofundamento do canal interno do Porto de Suape. A obra, considerada vital para o planejamento estratégico do complexo, permite a atracação de navios de maior porte e cumpre o requisito técnico necessário para a instalação de um novo terminal de contêineres na região.

A intervenção recebeu um investimento total de R$ 217 milhões. Deste montante, R$ 100 milhões foram repasses do Governo Federal, via Orçamento Geral da União (OGU), enquanto o estado de Pernambuco arcou com uma contrapartida de R$ 117 milhões.

Iniciada em 18 de agosto de 2025, a dragagem foi entregue dentro do cronograma previsto. O aprofundamento do canal interno – de 10 metros para 16,2 metros – não apenas melhora a segurança da navegação, mas aumenta a competitividade dos produtos exportados e importados, já que navios com maior capacidade de carga tendem a oferecer fretes mais baixos.

O ministro Silvio Costa Filho ressaltou que a melhoria na infraestrutura prepara o porto para um círculo virtuoso de desenvolvimento. “Estamos falando de uma obra que ficou muito tempo só no papel e que, com o apoio do presidente Lula, transformamos em realidade. Com essa dragagem preparamos o porto para que grandes empresas venham se instalar aqui, gerando emprego e renda. Pernambuco tem um potencial gigantesco para os próximos anos e, com a Ferrovia Transnordestina pronta, iremos crescer ainda mais, fortalecendo a economia de todo o Nordeste e do Brasil”, disse.

“Pernambuco tem um potencial gigantesco para os próximos anos e, com a Ferrovia Transnordestina pronta, iremos crescer ainda mais, fortalecendo a economia de todo o Nordeste e do Brasil” Silvio Costa Filho

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, enfatizou que a obra cumpre um compromisso histórico e integra um pacote mais amplo de requalificação do ativo. “Conseguimos garantir a entrega de obras que eram esperadas há décadas. Finalizamos a dragagem do canal externo e, agora, a do canal interno. Estamos requalificando o molhe e o novo terminal de contêineres deve ser entregue ainda neste semestre. Tudo isso garante que possamos receber os maiores navios do mundo, colocando Suape como um porto competitivo no Brasil e em toda a América Latina”, disse.

Leia Também:  Último dia para inscrição no Enamed e no Enare

Hub do Nordeste

Atualmente, o Complexo Industrial Portuário de Suape é responsável por cerca de 94% de toda a movimentação de cargas do estado de Pernambuco. A conclusão da dragagem consolida sua vocação como centro de distribuição regional, capaz de concentrar e distribuir cargas para outros portos menores ou para o interior do país.

Para o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, a obra coloca o terminal em um novo patamar logístico global, eliminando restrições de calado. “Vivemos um momento virtuoso. Essa dragagem vai permitir a chegada dos grandes navios do mundo a Suape; não há embarcação nas américas que não possa ser recebida aqui. Isso significa melhor logística, mais emprego, renda e vantagem competitiva para a nossa indústria. Esse canal assegura o futuro da expansão do porto, que, hoje, detém uma dos maiores potenciais de crescimento do Brasil”, afirmou.

Evento Porto de Suape
Evento Porto de Suape

Já o diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, ressaltou os números expressivos do complexo e a importância da cooperação institucional para viabilizar o investimento. “Trata-se de um porto de extrema relevância para o Nordeste e para o país, notável pelo escoamento de petróleo, químicos e contêineres. Nos últimos quatro anos, Suape cresceu 40% na movimentação de cargas. Esta entrega é um exemplo magnífico de parceria entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco para o aperfeiçoamento da infraestrutura portuária”, pontuou.

Leia Também:  Turismo interno fecha novembro com 92 milhões de passageiros voando pelo país ao longo do ano

Silvio Costa Filho lembrou ainda que a melhoria no porto acontece em paralelo a outros grandes investimentos estruturantes na região. “Estamos vendo um crescimento robusto de Suape. Além da dragagem, temos a Petrobras investindo mais de R$ 10 bilhões no Trem 2 da refinaria, o que deve gerar 5 mil empregos diretos e indiretos. Precisamos estar juntos nessa caminhada para que, coletivamente, ajudemos Pernambuco a retomar seu protagonismo na liderança do Nordeste”, afirmou.

A obra integra um pacote de investimentos do Novo PAC, que busca modernizar o setor portuário nacional. Adequações deste tipo preparam os portos brasileiros à nova realidade da frota mercante mundial, composta por navios cada vez maiores e mais eficientes.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Propaganda

NACIONAL

Obmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro. Durante o evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, 682 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados com medalhas de ouro. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a fim de reconhecer o potencial da educação em abrir caminhos e transformar vidas. 

No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica. “Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer. Isso é um fato concreto”, disse. 

Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades. “Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores. 

O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram“, disse. 

É com muita emoção que a gente pode dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”. 

Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze. Dos primeiros colocados, 523 são estudantes de escolas públicas, enquanto 159 vêm de instituições privadas. Na categoria de prata, 1.560 são da rede pública e 485 da rede privada. Já entre os medalhistas de bronze, 4.508 são de instituições públicas e 1.380 de escolas privadas. São Paulo foi o estado com mais medalhas de ouro, com 180, seguido por Minas Gerais (74), Rio Grande do Sul (64), Santa Catarina (44) e Ceará (43). Além deles, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa. 

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”. 

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.  

Leia Também:  MME promove debate regional sobre redução de emissões de metano e desenvolvimento do biometano

Além disso, ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência. Hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa. 

Confira o número de medalhistas por Unidade da Federação (UF):

UF 

OURO 

PRATA 

BRONZE 

MENÇÃO HONROSA 

TOTAL 

Acre 

0 

7 

6 

161 

174 

Alagoas 

8 

10 

63 

556 

637 

Amapá 

2 

4 

22 

171 

199 

Amazonas 

8 

24 

51 

490 

573 

Bahia 

23 

60 

170 

1.954 

2.207 

Ceará 

43 

139 

369 

3.836 

4.387 

Distrito Federal 

26 

76 

158 

762 

1.022 

Espírito Santo 

32 

56 

200 

1.302 

1.590 

Goiás 

11 

37 

162 

1.621 

2.831 

Maranhão 

6 

27 

75 

874 

982 

Mato Grosso 

5 

22 

59 

663 

749 

Mato Grosso do Sul 

5 

26 

60 

596 

687 

Minas Gerais 

74 

258 

773 

7.247 

8.352 

Pará 

17 

21 

68 

955 

1.061 

Paraíba 

16 

27 

62 

732 

837 

Paraná 

35 

156 

412 

3.644 

4.247 

Pernambuco 

27 

59 

167 

1.680 

1.933 

Piauí 

14 

35 

100 

1.070 

1.216 

Rio de Janeiro 

32 

137 

323 

2.213 

2.705 

Rio Grande do Norte 

2 

25 

55 

568 

650 

Rio Grande do Sul 

64 

165 

451 

3.073 

3.753 

Rondônia 

0 

5 

10 

228 

243 

Roraima 

1 

1 

7 

108 

117 

Santa Catarina 

44 

114 

393 

2.643 

3.194 

São Paulo 

180 

539 

1.608 

13.359 

15.686 

Sergipe 

4 

9 

31 

209 

253 

Tocantins 

3 

7 

33 

333 

376 

Total 

682 

2.046 

5.888 

51.048 

59.664 

Olimpíada Internacional de Matemática Ainda durante a solenidade, o presidente Lula e o ministro Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O MEC investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e de sete alunos do Colégio Pedro II, além de professores que acompanharão a comitiva. 

Leia Também:  MEC lança curso sobre gestão municipal da educação infantil

Para serem selecionados, os discentes tinham que ser medalhistas de ouro ou prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 (OIMSF), competição que busca estimular o interesse pela disciplina e a melhoria do seu aprendizado; promover o intercâmbio científico juvenil; e fortalecer a imagem das instituições federais de educação no cenário educacional internacional. Também era necessário apresentar desempenho acadêmico elevadíssimo em matemática; estar vinculado a projetos de ensino e atividades pedagógicas complementares institucionais. 

Toda Matemática A premiação ocorre em um contexto de fortalecimento das políticas públicas voltadas à matemática na educação básica. Além do apoio à Obmep, o MEC coordena o Compromisso Nacional Toda Matemática (CNTM), estratégia desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na aprendizagem da matemática. O CNTM atua por meio de ações voltadas à formação de professores, ao fortalecimento curricular e ao apoio técnico às redes de ensino para assegurar o direito de todos os estudantes ao desenvolvimento desse conhecimento essencial para suas trajetórias educacionais e para o futuro do país.  

ImpaFundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa matemática e de pós-graduação, que tem como missão desenvolver pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, dar continuidade à formação acadêmica com cursos de pós-graduação e promover a disseminação da matemática. A instituição atua, principalmente, nas áreas de sistemas dinâmicos, probabilidade, computação gráfica, dinâmica dos fluidos, entre outras, e conta com um corpo científico com mais de 45 pesquisadores. 

O Impa oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática. Desde 2024, oferece também o curso de graduação, o Impa Tech, bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O programa reserva até 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, entre elas a Obmep. 

ObmepCriada em 2005, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Impa e promovido com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.   

A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da Obmep.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Impa 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA