NACIONAL
MME e EPE publicam Caderno de Preços Internacionais de Petróleo e Derivados do PDE 2035
O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta sexta-feira (29/08), o Caderno de Preços Internacionais do Petróleo e seus Derivados, parte integrante do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035. O estudo apresenta análises técnicas e projeções para os mercados internacionais de petróleo até o ano de 2035, com objetivo de orientar decisões estratégicas para o setor energético brasileiro para os próximos anos.
A análise das trajetórias de preços de petróleo e seus derivados é fundamental para avaliar a competitividade de fontes de energia e tecnologias alternativas, sobretudo em um cenário global de volatilidade geopolítica, no qual o Brasil enfrenta o desafio de equilibrar pressões diplomáticas. Essa avaliação também ajuda a diversificar parcerias estratégicas e gerenciar os impactos da instabilidade nos preços das commodities, enquanto o país busca capitalizar oportunidades para posicionar seu petróleo de baixa intensidade de carbono como ativo energético confiável, reforçando a autonomia estratégica.
O destaque fica por conta da pressão estrutural de baixa nos preços do petróleo no curto prazo, caracterizado por oferta elevada, estoques acumulados e crescimento moderado da demanda. Sobretudo, em um contexto em que riscos geopolíticos atuam como principais catalisadores de volatilidade nos mercados, incluindo conflitos no Oriente Médio, tensões comerciais entre Estados Unidos e China, e instabilidades em países produtores.
O Caderno mostra ainda que a Opep+ tem se orientado menos pela otimização de preços e mais pela reafirmação de poder estratégico em um cenário energético em transição, enfrentando o complexo desafio de equilibrar alinhamentos geopolíticos, disciplina interna da organização e posicionamento competitivo frente ao shale norte-americano.
No segmento de derivados, a projeção é de manutenção de preços em patamares elevados, porém abaixo da média das últimas duas décadas, com o óleo diesel mantendo prêmio significativo devido à sua importância em setores de difícil descarbonização, enquanto a gasolina apresenta tendência de redução do prêmio ao longo do período, refletindo o avanço da eletrificação em veículos leves de passeio.
A análise destaca que mudanças no parque de refino global estão em andamento, buscando manter a atratividade dos investimentos no setor. Essas transformações consideram a manutenção do consumo energético e o crescimento da demanda para o setor de transformação, onde óleo diesel e nafta preservam relevância, enquanto gasolina, coque e óleo combustível perdem importância relativa.
A hegemonia chinesa em suprimentos de energia renovável e em cadeias críticas de minerais estratégicos é identificada como um fator de redefinição das estratégias geoeconômicas globais, com reflexos diretos na competitividade e formação de preços energéticos. No contexto brasileiro, essa dinâmica adquire particular relevância considerando a posição do país como importante produtor de petróleo offshore e um dos principais produtores de biocombustíveis.
O Caderno de Preços Internacionais do Petróleo e seus Derivados está disponível no link.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
NACIONAL
Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil
A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).
Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.
Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.
“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.
“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.
A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).
Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.
No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.
A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.
ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.
A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.
Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.
A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.
A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.
ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.
O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO6 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
