NACIONAL

227 agências já se habilitaram para receber turistas chineses; prazo final termina nesta sexta (17)

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para agências de turismo interessadas em atuar no planejamento e na recepção de turistas chineses no Brasil. Até esta quinta (16), 227 empresas haviam feito o cadastramento no chamamento público extraordinário aberto pelo Ministério do Turismo no final do mês passado.

A iniciativa acontece no momento em que o Brasil estuda adotar a política de reciprocidade de exigência de visto. Desde o ano passado, a China não exige o visto de turistas brasileiros.

A medida busca qualificar a oferta turística nacional de olho nesse mercado estratégico. As inscrições podem ser feitas apenas de forma online, neste link.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 27 de abril, tanto no Diário Oficial da União (DOU) quanto no portal do Ministério do Turismo na internet.

As empresas habilitadas terão validade de um ano para atuação, enquanto aquelas já aprovadas em chamamento anterior recente estarão dispensadas de nova inscrição.

“O fortalecimento das relações turísticas entre Brasil e China ganha mais um impulso com a abertura dessa nova frente de atuação para o setor privado”, afirmou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que ressaltou a celebração do Ano Cultural Brasil-China em 2026.

Leia Também:  MEC debate papel do Enem na avaliação da educação básica

“A iniciativa representa mais um passo na estratégia de internacionalização do turismo brasileiro, ao criar condições para ampliar a presença de visitantes chineses no país e fortalecer a cooperação bilateral. Ao incentivar a qualificação e a organização do setor, o Ministério do Turismo contribui para tornar o Brasil ainda mais preparado para receber turistas de diferentes partes do mundo”, complementou.

Serviço

  • Quem pode participar: agências de viagens e turismo
  • Link: Clique aqui
  • Requisito obrigatório: situação regular no Cadastur e aceite dos termos do Memorando de Entendimento que dispõe sobre a facilitação de viagens de grupos de turistas chineses ao Brasil.
  • Inscrições: 30 de março a 17 de abril de 2026
  • Forma de inscrição: exclusivamente online
  • Resultado: 27 de abril, no DOU e no site do MTur
  • Validade da habilitação: 1 ano

Por Lúcio Flávio
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

Formação oferece mais de 4 mil vagas em mestrado profissional

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferece 4.143 vagas de mestrado presencial por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). As oportunidades estão disponíveis no Portal de Formação Mais Professores e são destinadas a docentes em exercício. Para participar, os interessados devem consultar o edital para a vaga desejada, onde estão descritos os requisitos, as etapas de seleção e os procedimentos de inscrição definidos por cada instituição. 

Na plataforma, estão centralizadas as informações sobre todas as opções de mestrado disponíveis. Nela, os professores podem pesquisar as formações por área de conhecimento, instituição, modalidade e período de inscrição. Além disso, o portal reúne formações complementares em temas estratégicos para a atuação educacional, como estatística, equidade, relações étnico-raciais, saúde mental no contexto escolar, recursos educacionais digitais, inclusão e práticas pedagógicas inovadoras. 

As vagas estão distribuídas da seguinte forma:  

  • 919 para mestrado em letras;  
  • 324 para mestrado em filosofia;  
  • 1.848 para mestrado em matemática;  
  • 572 para mestrado em biologia;  
  • 340 para mestrado em computação; 
  • 130 para mestrado em educação tecnológica. 
Leia Também:  Silveira e De Paula assinam portaria com o objetivo de regular aquicultura em reservatórios

Ainda são ofertadas vagas para professores de artes e de educação digital, ainda sem número definido de vagas. Em breve, serão divulgadas oportunidades em sociologia, educação física, história, educação inclusiva, física, geografia e ciências ambientais. 

ProEB – O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica tem por objetivo garantir a formação continuada de professores em exercício na rede pública de educação básica, com cursos oferecidos na modalidade presencial. Além disso, valoriza as experiências advindas da prática do professor e colabora para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas que ensejam a melhoria do desempenho de aprendizagem dos alunos; bem como cria uma rede de reflexão sobre a realidade da educação básica pública brasileira, apontando perspectivas de mudanças e respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA