MINISTÉRIO PÚBLICO MT

MPMT debate prestação de serviços socioassistenciais nesta terça-feira

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso (a 420km de Cuiabá), realiza audiência pública nesta terça-feira (21), às 9h, para debater a estruturação e a ampliação dos serviços socioassistenciais de proteção básica e os de média e alta complexidades. Serão abordados temas como a falta de oferta do serviço de acolhimento institucional para pessoas idosas, inexistência de oferta de casa de passagem, a não oferta do serviço de acolhimento em república, necessidade de abertura de mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A consulta ocorrerá na sede das Promotorias de Justiça da comarca, localizada na Rua do Bosque, nº 226, bairro Centro Sul. Além de debater os serviços de acolhimento, a audiência pública visa assegurar a participação popular na elaboração da política pública municipal socioassistencial. Participarão do evento representantes da sociedade civil, associações, gestores, Conselho Municipal de Assistência Social e órgãos da administração pública.

Leia Também:  Prefeitos aderem à gestão consorciada dos resíduos sólidos

Sugestões e propostas poderão ser apresentadas antecipadamente pelo e-mail [email protected]. A audiência será presidida pelo promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas. Leia aqui o edital de convocação.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MINISTÉRIO PÚBLICO MT

MP participa da inauguração de oficina de costura em penitenciária

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal, participou, nesta quinta-feira (23), da inauguração da oficina de costura escola da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. A nova estrutura vai ofertar 120 vagas de trabalho, com jornada de oito horas diárias, contribuindo para a reintegração social das reeducandas e para a redução de custos do Estado. Ao todo, foram instaladas 91 máquinas de costura, adquiridas pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP).
Atualmente, 20 reeducandas já foram certificadas pelo Senai e atuarão como multiplicadoras, auxiliando na capacitação das demais internas. O espaço conta com área de produção, estoque de matéria-prima e de peças prontas, além de refeitório e área de descanso. A produção da oficina será destinada, principalmente, à confecção de uniformes escolares da rede estadual, o que permitirá economia aos cofres públicos.
A procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente destacou que o Ministério Público atua de forma permanente no fortalecimento de projetos voltados à ressocialização no sistema prisional. “A oficina de costura representa uma oportunidade concreta de qualificação profissional e de reinserção social. Além do trabalho e da renda, iniciativas como essa fortalecem a autoestima dessas mulheres e contribuem para um recomeço digno.”

Leia Também:  TAC limita coparticipação para tratamento de usuários autistas

A procuradora também ressaltou a importância de práticas humanizadas, alinhadas a experiências exitosas, como as desenvolvidas na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em especial nas unidades femininas, que estimulam responsabilidade, autonomia e a reconstrução de vínculos familiares.

A diretora da Penitenciária Feminina, Keily Adriana Arruda Marques, afirmou que a participação no projeto é voluntária e teve grande adesão. “As reeducandas recebem capacitação prática e certificação profissional, o que amplia as chances de retorno digno à sociedade. Já temos uma lista de mulheres interessadas em participar das próximas etapas.”

O presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, informou que a oficina atenderá demandas de órgãos públicos, com produção inicial estimada em 110 mil peças de uniformes escolares, podendo ser ampliada gradativamente.

Já o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado Filho, destacou que o investimento reforça a política de ressocialização adotada pelo Estado. “Esse investimento representa um caminho eficaz para a ressocialização, ao garantir trabalho, dignidade e qualificação profissional. As reeducandas saem mais preparadas para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade.”

Leia Também:  MPMT lança edital de seleção pública para residentes em Direito

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA