MATO GROSSO
Veículo furtado é recuperado pela Polícia Civil durante operação de combate à receptação em Cuiabá
Um veículo produto de furto foi localizado pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (05.09), em um desmanche localizado na região central de Cuiabá, durante mais uma ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), com foco no combate à receptação de automóveis.
A ação integra os trabalhos da Operação Compra Segura, deflagrada pela Delegacia de Veículos que como principal objetivo reprimir crimes relacionados à receptação e comercialização de veículos furtados ou roubados, seja por meio de plataformas digitais e redes sociais ou por meio de estabelecimentos que lidam com a venda de peças e veículos usados.
A operação busca desmantelar grupos criminosos que utilizam esses meios para ocultar a origem ilícita dos automóveis, garantindo que esses bens retornem aos seus proprietários de forma segura.
Durante a fiscalização no desmanche, os policiais da DERFVA localizaram um Volkswagen Gol, furtado no dia 31 de agosto, na Rodovia Palmiro Paes de Barros. Na ocasião, o proprietário notou a ausência do veículo ao sair para o trabalho, registrando imediatamente um boletim de ocorrência.
Após a identificação do veículo produto de furto, o responsável pelo desmanche foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. O proprietário do automóvel foi prontamente informado sobre a recuperação para restituição do veículo.
O delegado titular da DERFVA, Diego Alex Martimiano da Silva, afirmou que a operação é uma ação estratégica para combater grupos criminosos e garantir a recuperação de veículos furtados.
“A Operação Compra Segura segue sendo uma ferramenta essencial no enfrentamento a esse tipo de crime, com ações que têm resultado na recuperação de diversos veículos e na desarticulação de grupos especializados em crimes patrimoniais. Com a atuação coordenada da DERFVA, o combate à receptação e comercialização de veículos furtados e roubados em Cuiabá tem sido intensificado, contribuindo para a redução desse tipo de crime e reforçando a segurança da população”, destacou o delegado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Seduc realiza oficinas de educação financeira nas escolas da Rede Estadual
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, em parceria com o Sicredi, entre os dias 18 e 24 de maio, oficinas de educação financeira nas escolas da Rede Estadual, em razão da 13ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).
A ação, que acontece em todo o Brasil, tem o objetivo de despertar o interesse pela educação financeira, mostrar a importância do diálogo sobre finanças nas famílias de forma clara e consciente, mobilizar gestores e responsáveis para a participação nas ações do programa e contribuir para o desenvolvimento do consumo consciente e da responsabilidade financeira.
A Semana ENEF é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Neste ano, a iniciativa tem como tema “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”.
Durante a semana, as atividades ocorrerão em formato de palestras e oficinas dialogadas, conduzidas por representantes do Sicredi vinculados aos municípios e às regiões onde estão localizadas as unidades escolares.
O conteúdo abordará temas como educação financeira no cotidiano, relação consciente com o dinheiro, planejamento financeiro, consumo responsável, organização financeira familiar e os impactos das decisões financeiras na qualidade de vida.
As ações são voltadas para gestores escolares, professores participantes ou não do programa, servidores das unidades escolares, pais e responsáveis, conselhos escolares, autoridades locais, lideranças comunitárias e demais públicos definidos pelas escolas.
A educação financeira é uma importante ferramenta de formação cidadã e contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas à autonomia, ao planejamento e à tomada de decisões conscientes.
O tema também está alinhado às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a formação integral dos estudantes.
Além de estimular hábitos financeiros saudáveis, as oficinas também fortalecem a aproximação entre escola, família e comunidade, promovendo reflexões sobre consumo responsável, sustentabilidade e qualidade de vida.
Semana Nacional de Educação Financeira
A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa realizada anualmente com o objetivo de promover ações educativas voltadas ao uso consciente dos recursos financeiros, previdenciários e securitários em todo o país.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
-
Várzea Grande4 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
