MATO GROSSO

SES realiza simpósio com foco no controle de infecções e na segurança do paciente

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, nesta quarta e quinta-feira (16 e 17.10), o II Simpósio Mato-grossense de Segurança do Paciente e de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. O evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e reúne cerca de 360 participantes.

A realização do II Simpósio é voltada para os profissionais da área da saúde, pois aborda temas cruciais para a gestão da qualidade e melhoria contínua dos serviços de saúde em Mato Grosso.

Conforme explica a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes, a segurança do paciente envolve um conjunto de medidas destinadas a proteger os pacientes contra riscos, eventos adversos e danos durante o atendimento em saúde.

“A equipe da SES reconhece a importância da temática da segurança do paciente e a necessidade de fortalecer o controle das infecções no âmbito hospitalar. Por isso promoveu esse evento com o objetivo central de possibilitar a troca de conhecimentos e experiências sobre as melhores práticas relacionadas à assistência à saúde”, destacou a gestora.

Leia Também:  Governo do Estado leva assistência emergencial à aldeia Tanguro, no Xingu, após incêndio destruir moradias

O médico presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado de Segurança do Paciente (Sobrasp), doutor em Saúde Pública, Victor Grabois, participa do evento e parabeniza a iniciativa da SES.

“Quero parabenizar toda a comissão organizadora do evento. O primeiro simpósio foi há dois anos e é muito bacana ver esse auditório bem maior e bastante cheio. Estamos lidando com temas sobre os quais foram produzidas muitas evidências científicas nas últimas décadas. Um evento como esse tem exatamente o papel de produzir uma reflexão para que cada um saia daqui instigado ou provocado a adotar melhores práticas em suas instituições”, declarou.

A servidora responsável pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da SES, Maria do Carmo Souza, enfatizou que as duas temáticas a serem abordadas no evento devem ser prioritárias para os serviços de saúde.

“Esse evento vai tratar de dois temas extremamente importantes para a saúde como um todo. Debater sobre a segurança dos nossos pacientes e sobre o controle de infecções é o que temos que fazer de melhor nas nossas instituições. Essa é uma oportunidade de aprendermos mais sobre a temática e aprimorarmos os serviços que estão em funcionamento”, concluiu.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros retiram corpo de homem preso em silo

Também compuseram a mesa de abertura do II Simpósio a secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Ana Paula Louzada, o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), dr. Josué Souza Gleriano, e a representante da secretaria adjunta da Gestão Hospitalar da SES, Rooseliane Lotti.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Controle de embarques e desembarques é instalado na linha Cuiabá – Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) acompanha a implantação de um novo sistema de controle de embarques e desembarques na linha de transporte intermunicipal 023, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger.

A medida, iniciada na quarta-feira (22.4), segue em fase de testes até este sábado (25) e consiste na instalação de duas catracas nos veículos que operam a linha: uma no embarque e outra no desembarque, sem impacto no valor da tarifa. O usuário continua pagando apenas uma passagem, fixada em R$ 8,00, sem qualquer tipo de cobrança em duplicidade.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar o controle operacional do transporte intermunicipal, ao permitir a identificação da origem e do destino dos usuários, informação essencial para análise de demanda, otimização de rotas e monitoramento da capacidade do sistema.

Segundo o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias, a medida leva em conta as características da linha, classificada como serviço rodoviário/semiurbano na Baixada Cuiabana, e atende a uma determinação da Mesa Técnica nº 07/2024 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Leia Também:  Equipe técnica da Sema-MT vistoria os 740 km de traçado da primeira Ferrovia Estadual de Mato Grosso

“Essa linha possui um caráter semiurbano, onde o sobe e desce de passageiros ocorre em pontos intermediários, o que dificultava o controle preciso dos destinos e do cálculo de subsídios públicos na tarifa de remuneração da operadora. A implantação das catracas, conforme determinado pelo Tribunal de Contas do Estado, resolve esse problema ao registrar o destino real do usuário no desembarque. Isso garante que a tarifa seja debitada com precisão e que o recurso público seja aplicado de forma justa, trazendo mais transparência, segurança ao planejamento e proteção ao passageiro”, explicou o diretor.

A previsão é que o novo sistema passe a operar de forma definitiva na linha a partir de 1º de maio. Durante o período de testes, a Ager determinou que o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), responsável pela operação da linha, disponibilize fiscais para orientar os passageiros durante a fase de adaptação.

Como vai funcionar

No embarque, ao passar pela primeira catraca, o sistema registrará informações como local, horário e identificação do usuário, sem realizar a cobrança.

Já no desembarque, ao utilizar a segunda catraca, instalada próxima à porta traseira, o sistema identificará o destino da viagem e efetuará automaticamente o débito da tarifa, liberando a saída do passageiro.

Leia Também:  Homem procurado por homicídio ocorrido há 25 anos em Tapurah é preso no Rio Grande do Sul

A porta central dos veículos permanecerá destinada exclusivamente ao embarque e desembarque de pessoas com deficiência, assegurando acessibilidade e segurança aos usuários.

A Agência reforça que o usuário continuará pagando apenas uma passagem, sem qualquer tipo de cobrança em duplicidade. Qualquer situação diferente deverá ser relatada à Ouvidoria da Ager, canal oficial para manifestações dos usuários dos serviços públicos, pelos telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e (65) 99675-8719 (WhatsApp), pelo e-mail: [email protected] ou pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA